Olimpíada Berço do Saber
Resumo
A “Olimpíada Berço do Saber” é um campeonato estudantil instituído através da Lei Municipal Nº 2068/2019 a ser implementado pela Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu através do Instituto do Legislativo Ituano (ILI), com o objetivo de estimular o conhecimento, cujo público alvo são alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II de escolas públicas e particulares da Estância Turística de Itu. A premiação ocorre no mês de novembro e as atividades são baseadas no Currículo Educacional do Estado de São Paulo.
Estudo da realidade
De acordo com o Artigo 205 da Constituição Federal de 1988, a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em 3 de setembro de 2018, pelo ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil não atingiu as metas nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Os resultados com os estudantes dos anos iniciais (1° ao 5° ano) do ensino fundamental foram os únicos em que as metas ficaram acima do planejado, atingindo 5,8. Nenhum estado atingiu a meta no ensino médio, o projetado era 4,7 e foi alcançado 3,8.
Justificativa
O Instituto Legislativo Ituano (ILI) é uma escola legislativa que tem como missão promover a cidadania e fortalecer a gestão pública, logo, estar envolvido em um projeto que reforça a cidadania dentro do ambiente escolar adequa-se à sua finalidade.
A realização do projeto através do ILI é prevista pela Lei Nº 2068/2019, originada do na edição de 2018 do Projeto Vereador Mirim. Este conteúdo foi apresentado pela nobre vereadora mirim, Srta. Tamires Vitória dos Santos Furtado, educanda da Escola Estadual Regente Feijó, previamente para a conclusão do mesmo e apreciado nesta Casa de Leis.
A ideia é que o projeto é trazer muitos benefícios, seja à escola participante, quanto aos educandos que deste participarem, uma vez que estimulará o estudo e o aprendizado. Logo, os educandos de uma forma de entretenimento e lúdico, conhecerão outras escolas e educandos sendo proporcionada uma interação entre eles.
Outro fator peculiar é que a escola empenhará para conseguir treinar os educandos e isso ajudará consequentemente aos estudos dos demais colegas, além do relevante reconhecimento da escola vencedora.
Objetivo geral
Promover conhecimento multidisciplinar, a troca de experiências entre as escolas e auxiliar no ensino-aprendizagem com o apoio do Poder Legislativo.
Ações desenvolvidas
Estabelecer diretrizes da competição.
-
- Organizar uma comissão com o objetivo de traçar diretrizes ao projeto;
-
- A comissão terá a missão de formular as questões que serão realizadas aos alunos;
- - Reunião com as escolas da cidade para apresentar o projeto;
- - Inscrições das escolas/equipes.
Estimular o estudo e aprendizagem
- - Reunião com as equipes e representantes das escolas;
-
- Apresentar as regras da Olimpíada;
• Promover aproximação do Legislativo com a sociedade
- - Divulgar o evento e a importância dele junto aos órgãos de imprensa;
-
- Mobilizar o maior número de alunos para participarem da olimpíada, como plateia; - - Aproximar o Legislativo Ituano junto aos estudantes da cidade.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Os alunos e professores se mobilizaram para montar as equipes nas escolas. No total 30 alunos participaram da Olimpíada, sendo que 5 deles foram premiados. A Olimpíada contou com a participação de professores de cada escola, e no final a escola vencedora recebeu troféu e as 3 finalistas receberam medalhas. Através dessa atividade, foi possível desenvolver uma olimpíada de conhecimentos gerais junto aos alunos, incentivando o estudo das disciplinas.
Impacto Externo
As escolas se motivaram a participar da atividade, incentivando os alunos a participarem, através de atividades voltadas a essa finalidade. O evento, que será realizado no final do mês de novembro, vai contar com a presença da comissão e dos alunos. E o principal objetivo dessa atividade foi proporcionar ações do legislativo junto à comunidade de Itu.