Atelier Ponto Firme
Resumo
O projeto Atelier Ponto Firme do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), contemplam adolescentes e adultos tendo por intuito proporcionar o conhecimento e desenvolvimento do artesanal, vivenciando e compartilhando técnicas de habilidades motoras finas, executando pontos básicos e aprimorando aos mais diversificados, bem como na confecções de peças variadas. As aulas serão ministradas através de aulas expositivas, dialogadas, bem como vivenciando a execução dos mesmos na prática, visando assim incentivos no aprimoramento, ações que impactem positivamente, para serem apreciados e possíveis aquisições dos produtos, os quais, na conclusão do curso, serão expostos em uma feira na pracinha. O CRAS, é uma entidade que presta serviços de convivências e fortalecimentos de vínculos, visando empoderamento social, priorizando direito violados. Conforme estudo da realidade e solicitação de algumas usuárias do CRAS, importante trabalhar atividades inter-relacionadas, desenvolvendo habilidades e troca de experiências, momentos de descontração através de vivencias e dinâmicas de grupos, atividades técnicas compartilhando assim seus saberes. O período de execução do projeto, terá a duração de 10 meses, iniciou-se em fevereiro de 2019, com a previsão de termino em novembro. Sendo um encontro semanal, nas sextas-feiras, aproximadamente 4 horas por cada encontro, realizados na dependência do CRAS, Rua Monte Neblina, nº400, Monte Alegre. Camboriú-sc.
Estudo da realidade
O Atelier Ponto firme foi iniciado por iniciativa pela psicóloga, no CRAS em fevereiro de 2019. A demanda da atividade veio oriunda da necessidade de transferência de informações da psicóloga a respeito de como fazer tricô e crochê a outras pessoas as técnicas de confecção de produtos em tricô e crochê.sendo que desde 2018, quando foi lançada a idéia e colocado em prática esta progredindo cada vez mais.O CRAS é um inserido em bairros de altos índices de vulnerabilidade social em conforme IGDH. O CRAS apresentou a proposta de atividade a alguns parceiros, o qual Rotary Clube de Camboriú adotou a ideia e realizou doação de lãs e agulhas de tricôs e moldes pra confecção de produtos. A empresa JLSB empreendimentos realizou a doação e lãs, linhas, agulhas, revistas para moldes. O projeto é voltado a usuários do CRAS, que buscam conhecimento e troca de experiências na área do tricô e crochê, temos desde adolescentes, mulheres, e idosos. O grupo alcançou alto nível na qualidade de seu trabalho, tendo obtidos inclusive venda de produtos exposto em feiras, proporcionando assim a geração de renda família.
Justificativa
Tendo em vista o estudo apresentado, que com intuito de consignificar, socializar o fortalecimento de vínculos para o convívio grupal, comunitário e social, para o desenvolvimento as relações afetivas, solidários, desenvolvendo habilidades motoras finas, bem como compartilhar técnicas de experiências de trabalhos de artesanatos, tricô e crochê, Com tais conhecimentos e práticas adquiridas no grupo os usuários passaram gerar renda familiar a partir de um pequeno investimento de tempo, confeccionar produtos a membros da família. O projeto busca realizar um evento para possível venda e demostração dos produtos confeccionado onde o valor revertido da venda dos produto,s será integralmente guardo em posso de pessoas do grupo pra realização de atividade com os próprios participantes, direcionando os valores a uma atividades recreativas, viagens em conformidade com o interesse dos usuários. o grupo tem sua importância focada na satisfação pessoal, geração de uma possível renda familiar, bem como criação de vínculos de amizades, redução tempo ocioso, compartilhamento de conhecimentos, satisfação pessoa, aumento de auto estima, promovendo o desenvolvimentos e habilidades pessoais, proporcionando o empoderamento pessoal.
Objetivo geral
Desenvolver e compartilhar habilidades motoras básicas para confecções de materiais variados, o espírito de empreendedor, cooperativista das pessoas, bem como o fortalecimento de vínculos.
Ações desenvolvidas
Assegurar o espaço de referências para o convívio, grupal, comunitário e social para o desenvolvimento de relações de afetividade, solidárias e respeito mútuo.
-
1. Preparação da sala, espaço estrutural para as atividades do grupo.
2. Mobilizar a população de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS.
3. Vivenciar técnicas de dinâmicas de acolhimento, estabelecendo a comunicação entre os participantes estimulando o relacionamento interpessoal e a criatividade.
4. Conhecer algumas técnicas de manejo da agulha, possibilitando um trabalho.
5. Compartilhar as técnicas desenvolvendo as habilidades motoras.
6. Desenvolver as potencialidades, habilidades individuais.
7. Resinificar e simbolizar experiências vividas.
8. Complementar as ações da renda familiar.
9. Promover feira com trabalhos a serem apreciados pela sociedade, possível adquisição os produtos.
10. Realizar Inscrição dos Usuários.
Impactos sociais
Cultura
Impacto Externo
Através da observação dos nossos colaboradores percebemos as mulheres do grupo, que participaram das atividades de vivências sociais e comunitárias estão mais inseridas aos valores culturais atrelados a comunidade local, reconhecendo seus valores culturais como instrumentos de identidade e social e comunitária que inclusive vem melhorando a convivência social do grupo.
Economia
Impacto Externo
Por intermédio de relatos e a venda dos produtos confeccionados pelas mulheres participantes nas oficinas técnicas e práticas consegui-se agregar uma nova renda familiar. Além disso, por se tratar de um projeto social, as mesmas não tiveram custo com materiais para a confecção dos produtos , agregando assim uma economia junto a esses itens que levaram a criação do produto a ser vendido.
Educação
Impacto Externo
Por meio de observação e depoimentos, percebemos que as mulheres que participaram das atividades e oficinas do projeto desenvolveram melhora na aptidão técnica, habilidades e coordenação motora nas atividades exercidas. Através do dialogo e troca de experiencias adquiriu se um novo saber , agregando deste modo valores na sua formação educacional.
Inclusão
Impacto Externo
Por meio de diálogos e rodas de conversa entre as mulheres participantes do projeto percebeu-se junto as mesmas o fortalecimento de vínculos afetivos que proporcionaram uma inclusão social e fortalecimento de vínculos comunitários e sociais