• (47) 9 9192.3735
  • contato@selosocial.com
  • Entrar
  • Início
  • Selo Social
  • Participantes
  • Projetos
  • Municípios
  • Notícias
  • Vídeos
  • Quero participar

Feira Limpa

  • Início
  • Projetos
  • Detalhe

Feira Limpa

Tipo de projeto: Parceria
Ano de execução: 2019
Cultura Economia Educação Meio Ambiente Política Saúde Urbanização

Resumo

A Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban) desenvolve desde dezembro de 2018 o projeto “Feira Limpa”, importante ação de conscientização de feirantes e consumidores em parceria com a Secretaria de Saneamento (Sesan). O projeto acontece nas 42 feiras livres da cidade.

O objetivo da “Feira Limpa” é orientar e despertar a mudança de comportamento do feirante e dos consumidores para evitar o acúmulo de lixo espalhado nas ruas após o encerramento de cada feira. Durante a ação, a Seaban distribui material informativo, assim como recebe apoio da Secretaria de Saneamento (Sesan), que disponibiliza contêineres.

Segundo a Lei nº 11.082 de 14 de abril de 2015, que dispõe sobre o funcionamento das feiras livres do município de Sorocaba, é de responsabilidade do feirante manter limpa a área ocupada pelo módulo de venda, desde sua montagem até sua desmontagem.

Estudo da realidade

O gerenciamento integrado de resíduos consiste na prática de utilizar diversas alternativas para solucionar os problemas dos resíduos sólidos, de tal forma que o conjunto tenha sustentabilidade econômica, ambiental e social. Nos sistemas de gerenciamento integrado de resíduos sólidos são aplicadas medidas simultâneas de redução de geração na fonte minimização por meio das diversas formas de tratamento e disposição de acordo comas condições locais, em proporções econômicas, sociais e ambientais ótimas. Nenhuma dessas medidas é capaz, de forma isolada, de solucionar os problemas de destinação dos resíduos sólidos domésticos (BARCIOTTE, 1993).

Reduzir – significa estabelecer padrões de consumo que diminuam a produção de resíduos nas fontes geradoras. A redução da quantidade de resíduos produzida tem efeito direto nos custos de coleta e disposição final de resíduos, além da economia de água, energia e outros recursos naturais.

Reutilizar – significa utilizar o produto novamente, para a mesma finalidade ou para outra, sem a necessidade de transformação do material, como é o caso de garrafas retornáveis.

Reciclar – pelos benefícios ambientais que potencialmente proporciona, é considerada uma das soluções prioritárias. No entanto, a fantasia de que o ciclo da reciclagem pode ser infinito também contribui para justificar o aumento do desperdício. A realidade é que em todo processo de reciclagem sempre há perdas, ou seja, não se consegue aproveitar 100% do material.

Reparar – a reparação é um processo que consiste na recuperação de certas matérias que ainda esteja em mínimas condições para serem trabalhados e posteriormente utilizados (PHILIPPI, 2005).

Portanto, o problema de descarte inadequado de resíduos sólidos nas feiras livres podem ocasionar incômodos aos que nelas trabalham e aos seus consumidores, empecilhos estes que podem ser minimizados com medidas preventivas como o de conscientização da população sobre estes problemas e também com a coleta seletiva adequada nesses locais.

Justificativa

Os problemas das feiras livres podem ser solucionados com medidas simples, pode-se ministrar palestras nas mesmas alertando aos que se beneficiam das feiras livres sobre os perigos que podem ocasionar a má disposição dos resíduos sólidos nas feiras e sobre a importância que tem a separação do lixo orgânico do não orgânico para a reciclagem, além de ação de conscientização. Os produtos orgânicos que são descartados de forma incorreta poderiam ser vendidos como adubo para plantações perto de nossa região, isso aumentaria as rentabilidades para os feirantes e minimizaria o acúmulo de lixo orgânico nos lixões. Já o lixo não orgânico, poderia passar por uma triagem para verificar o que pode ser utilizado na reciclagem.

A Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban) viu a necessidade desde dezembro de 2018, colocar em prática a campanha “Feira Limpa”, importante ação de conscientização de feirantes e consumidores. O projeto acontece nas 42 feiras livres.


Objetivo geral

Orientar e despertar a mudança de comportamento do feirante e dos consumidores para evitar o acúmulo de lixo espalhado nas ruas após o encerramento de cada feira.

Ações desenvolvidas

Distribuir o material informativo, com parceria da Secretaria de Saneamento (Sesan), disponibiliza contêineres por meio do Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA).

  • Distribuir sacos de lixo para a coleta do material dispensado para os feirantes
  • Abordar os feirantes para explicar a importância de manter o espaço utilizado limpo (conscientização)
  • Explicar a necessidade de utilizar os contêineres para o descarte do lixo.
  • Esclarecer quanto o cumprimento da Lei 11082/2015 onde se trata das responsabilidades dos feirantes.
  • notificar para a regularização da situação de descumprimento da Lei 11082/2015.
  • multar conforme a gravidade da infração após notificação.
  • multar em dobro primeira reincidência
  • revogar a permissão de uso, cancelando a matrícula, segunda reincidência.

Impactos sociais

Cultura

Impacto Externo

O resultado foi percebido na mudança de comportamento dos feirantes quanto a limpeza do local pós feira. O benefício atinge diretamente a população da proximidade e que frequenta as feiras livres de Sorocaba. As feiras livres geram muitos resíduos e houve a necessidade de um trabalho de conscientização para a destinação correta destes. A mudança cultural no comportamento dos feirantes é notório pois no pós feira, os locais têm ficado mais limpos.

Economia

Impacto Externo

O resultado foi percebido pela quantidade de resíduos deixada pelos feirantes, o que beneficiou a população que mora na proximidade e frequenta as feiras livres do município. Ele aconteceu após a ação da campanha de conscientização quanto a geração de resíduos e o armazenamento destes em sacos distribuídos pela equipe da Secretaria. Como o município paga o descarte deste tipo de resíduo por peso para o aterro sanitário, a diminuição da quantidade deste gera a economia para o município.

Educação

Impacto Externo

O resultado foi percebido na fiscalização pós feira através da comparação antes e depois da ação de campanha de conscientização da Feira Limpa. Os moradores da proximidade das feiras livres foram beneficiados por este projeto. O projeto aconteceu devido a quantidade de lixo que ficava na rua pós feira. A sujeira tem diminuído nas feiras livres atendidas pelo projeto.

Meio ambiente

Impacto Externo

O resultado foi percebido com a ação consciente dos feirantes quanto à limpeza do local. A população que mora na proximidade e frequenta as 42 feiras livres da cidade se beneficiou da campanha. Grande quantidade de resíduos sólidos no local das feiras livres levou a necessidade de campanha de conscientização do projeto Feira Limpa. Após a ação, os feirantes começaram a colocar os resíduos nos sacos plásticos distribuídos para que os detritos sejam depositados corretamente.

Política

Impacto Interno

O resultado foi percebido pelo engajamento dos funcionários envolvidos no projeto. O Feira Limpa trouxe o entendimento da importância do projeto para os funcionários envolvidos. Aconteceu através das reuniões e discussões quanto a ações a serem executadas para conscientização dos feirantes na limpeza dos espaços utilizados por eles. O resultado foi a troca de conhecimento e comprometimento dos funcionários envolvidos no projeto.

Saúde

Impacto Externo

O resultado foi percebido pela situação de higiene das feiras livres pós campanha da Feira Limpa. Os munícipes se beneficiaram desta ação. Por conta da sujeira aglomerada nas imediações das feiras livres, se viu necessária a campanha de conscientização. Desta forma, pode-se obter uma cidade mais limpa para promover a qualidade de vida das pessoas que frequentam as feiras livres.

Urbanização

Impacto Externo

O resultado foi percebido pela diminuição de resíduos no local após o uso pelos feirantes. Tanto a população quanto os feirantes se beneficiaram deste resultado, pois além do ato de cidadania, de ajudar a manter a cidade limpa, o feirante pode evitar de pagar multa. Este projeto acontece devido o acúmulo de lixo na rua o que tornava o local muito sujo e perigoso. Com a mudança de comportamento dos feirantes quanto a organizar o lixo em sacos no local, o serviço de limpeza urbana ganhou agilidade.

Indicadores sociais

Cultura
Economia
Educação
Meio ambiente
Política
Saúde
Urbanização

Participante

Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição

A SEABAN - Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição planeja e executa o e controle das políticas municipais de abastecimento, gêneros ...

  • Sorocaba
  • Público
Ler mais

Dados de execução

Bairros de execução (33)

1 Além Ponte
2 Aparecidinha
3 Centro
4 Cidade Jardim
5 Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho
6 Éden
7 Jardim dos Estados
8 Jardim Maria Eugênia
9 Jardim São Conrado
10 Jardim São Guilherme
11 Jardim Simus
12 Jardim Vera Cruz
13 Jardim Zulmira
14 Parque Campolim
15 Parque das Laranjeiras
16 Parque das Paineiras
17 Parque dos Eucaliptos
18 Parque São Bento
19 Parque Vitória Régia
20 Vila Angélica
21 Vila Assis
22 Vila Barcelona
23 Vila Fiori
24 Vila Haro
25 Vila Helena
26 Vila Hortência
27 Vila Jardini
28 Vila Leão
29 Vila Mineirão
30 Vila Nova Sorocaba
31 Vila Progresso
32 Vila Santana
33 Vila Trujillo
Outros bairros

Público beneficiado

Entidades beneficiadas

Parceria

  • SESAN

Facebook

Desenvolvido por Wiidoo Tecnologia Wiidoo Tecnologia