PROJETO MOVIMENTO É VIDA
Resumo
A Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer- ABRAPEC, organização sem fins lucrativos, atua na defesa e garantia de direitos como prestadora complementar de serviços socioassistenciais e promoção da cidadania. Prestando serviços e executando projetos, dirigidos ao público da política de Assistência Social. Desenvolve de forma permanente, continuada e planejada, atividades de atendimento.
Visando atender o escopo do trabalho com excelência, vem proporcionando ao público atendido suporte psicossocial, médico e jurídico, buscando atendê-los em suas necessidades básicas prestando orientações e informações, fortalecendo-os enquanto agente de direito. Assim o projeto "movimento é vida" tem o objetivo de oferecer atividade física para pacientes com câncer.
atividades:
#aula de dança toda segunda com a professora Raissa; Yoga: toda terça com a professora voluntária Edna às 8 horas; capoterapia toda quarta com mestre Gilvam; relaxamento e alongamento toda quinta e Fisioterapia coletiva toda sexta-feira às 9h pela fisioterapeuta contratada Ilza Moreira.
*Caminhadas: Três grandes caminhadas sendo: uma em setembro (setembro saúde, realizada no taguaparque) em outubro (outubro rosa, no parque de águas claras) e em novembro (novembro azul, no parque de Taguatinga taguaparque)
*Bale: com a fisioterapeuta Ilza Moreira, sexta às 10h.
Estudo da realidade
Pesquisa realizada no Núcleo de Ensino Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizada-REMA, sediado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, com um grupo de mulheres Mastectomizadas que praticam atividade física, mostra a prática de exercícios físicos relacionados com a reabilitação pós-mastectomia, bem como a orientação destes, são intervenções importantes na assistência pós operatório à mulher, pois têm como finalidade prevenir ou minimizar o linfedema ou perda de mobilidade no ombro. Seu objetivo principal é restabelecer o mais rapidamente possível a função do membro superior, além de atuar como fator preventivo à formação de cicatriz hipertrófica, aderências e linfedema de membro superior.
A maioria das pacientes tendidas na abrapec são mulheres e de acordo com a nutricionista que atende na ONG a maioria encontra-se com sobre peso.
Pensando na qualidade de vida delas oferecemos atividade física lúdica de segunda a sexta, assim como atendimento com nutricionista semanalmente.
Justificativa
Estudos mostram que a atividade física regular pode ajudar a diminuir o risco de doenças crônicas como o câncer, além de melhorar o humor e autoestima. Acreditamos que estar ativo fisicamente é um elemento chave para a longevidade, para uma vida mais feliz e saudável e ainda pode ajudar a aliviar o estresse e fornecer um sentimento agradável de bem-estar. "O exercício melhora o funcionamento do corpo, diminui a sensação de fadiga causada pela quimioterapia, diminui a ansiedade e aumenta a autoestima”, (informa a diretora médica do Instituto Quimioterapia e Beleza, Dra. Regina Chamon). Assim a proposta do projeto "movimento é vida " é oferecer atividade física gratuitamente para pacientes com câncer.
.
Objetivo geral
Possibilitar atividades físicas e informações para os usuários e familiares sobre a importância da atividade física para o corpo e mente, auxiliando no tratamento do câncer.
Ações desenvolvidas
Promover o bem estar social através de atividades físicas.
-
*Oferecer Yoga: toda terça com a professora voluntária Edna às 8 horas.
*Atendimento Fisioterapêutico coletivo toda sexta-feira às 9h pela fisioterapeuta contratada, Ilza Moreira.
*Realizar Caminhada: Três grandes caminhadas sendo: uma em setembro (setembro saúde, realizada no taguaparque) em outubro (outubro rosa, no parque de águas claras) e em novembro (novembro azul, no parque de Taguatinga taguaparque)
*Realização da capoterapia: toda quarta-feira às 9h pelo professor de capoeira Mestre Gilvan que adaptou a capoeira para pessoas idosas ou que apresentam dificuldade de locomoção.
*Oferecer Dança de salão: uma vez por semana às 9h com as voluntárias e Raissa.
*Oferecer Balé: com a fisioterapeuta Ilza Moreira, sexta às 10h.
Impactos sociais
Saúde
Impacto Externo
Por meio de relatos e observação de nossos colaboradores constatamos que 80 adultos e 25 idosos pacientes com câncer que ao realizarem as atividades na ABRAPEC de segunda a sexta-feira de dança, capoterapia, yoga,caminhadas, alongamento e palestras educativas sobre saúde apresentaram maior auto estima pessoal, sensação de bem estar, disposição, alegria, saúde e participação na vida comunitária e familiar.