Projeto Crer&Ser
Resumo
"A OAPNB Obras Assistenciais Padre Natale Battezzi em parceria com a SEJUS - Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, realiza o projeto Crer&Ser que consiste em proporcionar às crianças e adolescentes atendidos, recursos facilitadores para a aprendizagem e para o seu desenvolvimento integral com vistas a levá-los a uma reflexão crítica sobre as diversas informações que lhes são apresentadas todos os dias para que possam chegar às próprias conclusões. As atividades ocorrerão no contraturno escolar, contribuindo para o desenvolvimento integral do público atendido. Trabalhar-se-á em caráter preventivo às situações de risco e como formador de conhecimento e opinião frente ao contexto social em que vivem os participantes. Espera-se que o projeto contribua para a prevenção da exposição das crianças e adolescentes a qualquer tipo de exploração, violência e/ou negligência e contribua tanto para a permanência destes indivíduos na escola quanto para o seu desenvolvimento humano e social e que fortaleça o convívio familiar".
Estudo da realidade
Segundo dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios específico da região administrativa do Gama realizada em 2013 pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal – Codeplan ocupa uma área de 276,30km² e possui aproximadamente 133.287 habitantes. Ainda de acordo com informações dos CREAS dessa região, há concentração em determinados Setores dos chamados “Bolsões de Pobreza” com grande incidência de famílias atendidas por Programa de Transferência de Renda. A maior parte da população é constituída por mulheres, 52,54%. Essas famílias, são constituídas em sua maioria, por mães solteiras, arrimo de família, com baixa escolaridade e renda inferior a dois salários mínimos. As mães, tendo que se ausentar para trabalhar, em geral, não tem com quem deixar os filhos, antes ou após o horário escolar, o que agrava os problemas sociais mais presentes nestas comunidades: o aliciamento para formação de gangues, o uso/abuso de drogas lícitas/ ilícitas, o trabalho infantil, a evasão escolar e a criminalidade.
Justificativa
O projeto visa complementar as ações da família e da comunidade na proteção e desenvolvimento, fortalecendo vínculos familiares e sociais; assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social; possibilitar a ampliação do universo informacional. Estimular a participação na vida pública do território; contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional.
Objetivo geral
Proporcionar às crianças e adolescentes atendidos, recursos facilitadores para a aprendizagem e para o seu desenvolvimento integral com vistas a levá-los a uma reflexão crítica sobre as diversas informações que lhes são apresentadas todos os dias para que possam chegar às próprias conclusões.
Ações desenvolvidas
1. Qualificar os quadros sociais para a transformação social através de tecnologia da informação com o manuseio de computadores, a democratização do acesso a informações através das mídias sociais e o auxílio da tecnologia disponível com vistas à integração educação – tecnologia - cidadania;
- Oficina de Inclusão Digital (Pacote Office, incentivo à leitura e acompanhamento escolar).
2. Desenvolver atividades socioculturais e de lazer a fim de promover a socialização, a criatividade e o cooperativismo;
- Oficina de Formação em Direitos Humanos e Cidadania.
3. Favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, da concentração, da atenção, além de contribuir para elaboração da consciência corporal;
- Oficina de Expressão Corporal (inclui dança, capoeira, jogos de tabuleiro e lazer).
4. Contribuir para a inserção, reinserção e permanência da criança e do adolescente no sistema educacional;
- Oficina de Inclusão Digital (Pacote Office, incentivo à leitura e acompanhamento escolar).
5. Promover aos usuários a oportunidade de visitação em dias alternados, aos espaços culturais e esportivos da cidade do Gama e de Santa Maria e de outras cidades adjacentes. Apresentar os produtos culturais das Oficinas nas comunidades seja no Gama ou Santa, em instituições que compõem a Rede Social das cidades e em demais locais do Distrito Federal onde surgirem convites.
- Aquisição de veículo minibus.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Por meio de registro de fotos, roda de conversa e boletim escolar, mas que estão ansiosos pelo novo Projeto Crer&Ser, 40 crianças e adolescentes, participaram das oficinas propostas, onde desenvolveram o seu conhecimento refletindo na melhoria das notas e em seu convívio social e familiar.
Impacto Interno
Por meio de declarações e afirmações dos nossos colaboradores e voluntários que propositaram, executaram, monitoraram e avaliaram o Projeto Crer&Ser, conseguiram ter uma maior aquisição de conhecimento, saberes e aprendizados na execução de um projeto social, na qual agregou aos usuários um desenvolvimento e conhecimento a ser aplicado futuramente em novos projetos, ações e atividades".