Sorocaba Integra
Resumo
O Projeto Sorocaba Integra, Desenvolvido por meio da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas tem por proposta a integração de serviços da Assistência Social, Saúde, Educação e Esportes e ocorreu nos bairros: Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Centro, Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério, Ipiranga, Nova Esperança, São Bento e Vitória Régia. Neste projeto foram desenvolvidas ações de formações teóricas aos munícipes e funcionários das Secretarias envolvidas, atividades práticas e encontros de gestão compartilhada de casos, inclusive com certificação aos participantes, com vistas a evolução funcional dos trabalhadores. Além disso, a Instituição que desenvolve o projeto - OSCIP Lua Crescente com equipes nos bairros, atuou diretamente com as lideranças locais na Metodologia do Tratamento Comunitário dando suporte ao desenvolvimento de projetos de prevenção ao uso de drogas nas Unidades Escolares, Unidades Básicas de Saúde, Igrejas, Centros Esportivos e demais espaços públicos ou de grande concentração de pessoas, desenvolvendo ainda, oficinas de geração de renda nestes bairros, no decorrer de um ano de trabalho.
Estudo da realidade
A problemática do uso de drogas vem acompanhada de uma série de relações que precisam ser entendidas e trabalhadas no sentido de fortalecer e favorecer novos e saudáveis contatos, fortalecer e reestabelecer vínculos. As diversas abordagens para a intervenção ao uso de drogas que focaram quase que exclusivamente no tema da droga, hoje não podem estar dissociadas das questões de vulnerabilidades sociais, o que abre campo para novas experiências interventivas, que consideram este uso como estando intimamente relacionado ao sofrimento social a que os usuários estão expostos, sendo este sofrimento entendido como um conjunto de situações geradas pela exclusão social. A partir desta hipótese, nasce o projeto: Sorocaba Integra, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas, cuja proposta é a integração de serviços da Assistência Social, Saúde, Educação e Esportes, nos bairros: Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Centro, Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério, Ipiranga, Nova Esperança, São Bento e Vitória Régia. Projeto que visa formações teóricas, atividades práticas e encontros de gestão compartilhada de casos. Além disso, a Instituição que desenvolverá o projeto - OSCIP Lua Crescente com equipes nos bairros, atua diretamente com as lideranças locais na Metodologia do Tratamento Comunitário dando suporte ao desenvolvimento de projetos de prevenção ao uso de drogas nas comunidades e desenvolvendo oficinas de geração de renda nestes bairros, atuando diretamente no que se refere ao ODM nº 6.
Justificativa
A partir da demanda observada e diagnosticada, apuramos a necessidade de uma ampliação e integração entre os serviços, bem como a formação das lideranças comunitárias e trabalhadores dos serviços de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, no sentido de criar e/ou fortalecer as redes operativas e subjetivas existentes na comunidade. O projeto vem ao encontro do ODM nº 6 ao atuar diretamente na prevenção e redução tanto ao uso de álcool e outras drogas como aos principais danos que este uso traz, por meio do fortalecimento e atuação das redes e empoderamento das lideranças comunitárias, com base nas estratégias do tratamento comunitário, mas atua também com outros objetivos ao passo que:
Capacita as lideranças escolares, favorecendo a permanência de adolescentes e jovens usuários de drogas nas escolas, atuando no ODM nº2;
Por meio das oficinas de geração de renda, favorece a inclusão produtiva de pessoas em vulnerabilidade social no mercado de trabalho e fomento ao empreendedorismo, atingindo metas do ODL nº 1;
De modo itinerante nos oito bairros onde o projeto se desenvolve é possível promover a disseminação de boas práticas relacionadas a saúde dos mais variados membros das famílias, bem como o compartilhamento de informações relacionadas, não apenas a saúde de crianças, adolescentes e jovens, mas também aos mais variados serviços disponíveis no município favorecendo a integração intersetorial entre Saúde, Desenvolvimento Social, Educação, Esporte e Lazer, conforme o previsto no ODL nº 4;
Por fim, o projeto buscou promover e fortalecer a rede de trabalho para o Desenvolvimento Social de modo intersetorial buscando garantir o acesso aos direitos fundamentais de todos e cada um, conforme previsto no ODM e ODL nº 8.
Desta forma, vale ressaltar que o projeto atuou com o público interno e externo, a medida que, além de atender o público externo, capacitou funcionários para atuação com o público alvo do projeto, empoderando-os na metodologia do Tratamento Comunitário.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
1. Acabar com a fome e a miséria
Impacto Externo
As oficinas de geração de renda desenvolvidas no projeto, favoreceram a inclusão produtiva de pessoas em vulnerabilidade social no mercado de trabalho e fomento ao empreendedorismo, atingindo metas do ODL nº 1. O impacto foi medido pelo número de pessoas que participaram das atividades nos territórios e seu contentamento relatado às equipes que compartilharam os casos no decorrer do projeto, com um resultado de 100% de satisfação dos atendidos.
2. Oferecer educação básica de qualidade para todos
Impacto Externo
A capacitação das lideranças escolares, favoreceu a permanência de adolescentes e jovens usuários de drogas nas escolas, atuando no ODM nº2, ao passo que, ao incluir as lideranças escolares no processo de capacitação, forneceu instrumentos de diminuição de evasão escolar e casos de transferência compulsória, advertências e/ou suspensão. Impactando 24 unidades escolares do município. Resultado medido pela diminuição de advertências e suspensões em decorrência do uso de drogas nas escolas, observado por relatos dos participantes e da demanda acompanhada. Relatos de 65% de satisfação e 4% de melhoria nas relações entre aluno e escola.
4. Reduzir a mortalidade infantil
Impacto Externo
De modo itinerante nos oito bairros onde o projeto se desenvolve é possível promover a disseminação de boas práticas relacionadas a saúde dos mais variados membros das famílias, bem como o compartilhamento de informações relacionadas, não apenas a saúde de crianças, adolescentes e jovens, mas também aos mais variados serviços disponíveis no município favorecendo a integração intersetorial entre Saúde, Desenvolvimento Social, Educação, Esporte e Lazer, conforme o previsto no ODL nº 4. Este impacto pode ser percebido pelo número de famílias acompanhadas no decorrer do projeto, com sucesso decorrente da redução de danos em 80% dos casos.
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
Impacto Externo
A partir da demanda observada e diagnosticada, apuramos a necessidade de uma ampliação e integração entre os serviços, bem como a formação das lideranças comunitárias e trabalhadores dos serviços de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, no sentido de criar e/ou fortalecer as redes operativas e subjetivas existentes na comunidade, assim, o projeto vem ao encontro do ODM nº 6 ao atuar diretamente na prevenção e redução tanto ao uso de álcool e outras drogas como aos principais danos que este uso traz, por meio do fortalecimento e atuação das redes e empoderamento das lideranças comunitárias, com base nas estratégias do tratamento comunitário. Percebemos que houve efetividade a partir do número de munícipes que aderiram ao projeto após o compartilhamento de casos. O impacto foi medido por meio de relatórios de acompanhamento das equipes e listas de presença nas ações ofertadas, tendo atingido um público direto de 35 usuários, além do indireto.
Impacto Interno
Por meio da capacitação das lideranças escolares para o trabalho com adolescentes e jovens quanto ao uso de drogas nas escolas, atuamos no ODM nº2, com impacto em 24 unidades escolares do município, num total de 48 líderes capacitados para atuação mais humanizada e menos terrorista em relação as drogas. Resultados medidos pela presença nos encontros e relatos de experiências. Relatos de 90% de satisfação.
Impacto Interno
Apuramos a necessidade de uma ampliação e integração entre os serviços, bem como a formação das lideranças comunitárias e trabalhadores dos serviços de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, no sentido de criar e/ou fortalecer as redes operativas e subjetivas existentes na comunidade, assim, o projeto vem ao encontro do ODM nº 6 ao desconstruir ideologias conservadoras a respeito do uso de drogas, possibilitando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários dos usuários e equipe de atendimento direto. Tal desconstrução pode ser observada nos relatos de 98% dos participantes.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
O projeto promoveu e fortaleceu a rede de trabalho para o Desenvolvimento Social de modo intersetorial buscando garantir o acesso aos direitos fundamentais de todos e cada um, conforme previsto no ODM e ODL nº 8. Resultado medido por meio de depoimentos dos participantes envolvidos nas ações de vinculação com a comunidade, num total de 92% de satisfação.
Impacto Externo
O projeto promoveu e fortaleceu a rede de trabalho para o Desenvolvimento Social de modo intersetorial garantindo o acesso aos direitos fundamentais de todos e cada um, conforme previsto no ODM e ODL nº 8. Medimos este impacto pelo depoimento dos atendidos pelo projeto. Relatos de 70% de satisfação dos munícipes a quem o projeto se destinou.
Impacto Interno
O projeto promoveu e fortaleceu a rede de trabalho para o Desenvolvimento Social de modo intersetorial buscando garantir o acesso aos direitos fundamentais de todos e cada um, conforme previsto no ODM e ODL nº 8. Medimos este impacto pelo número de funcionários beneficiados com a capacitação, inclusive com a possibilidade de evolução funcional, além da oferta de um trabalho, a partir da capacitação, de melhor qualidade aos munícipes atendidos. Resultado medido com base em número de certificação de participação no projeto, num total de 85 certificados emitidos, dos quais 83% são funcionários das diferentes secretarias.
Impacto Interno
A capacitação dos funcionários das mais variadas secretarias possibilitou um melhor atendimento das famílias nos bairros, o que favorece o desenvolvimento deste ODL. Os impactos podem ser medidos pelo relato de funcionários capacitados, bem como pelo relato dos munícipes atendidos, cujo resultado se reflete no melhor atendimento aos munícipes nas 8 UBS (Unidades Básicas de Saúde) participantes. Relatos de 85% de satisfação