Programa de Inclusão da Diversidade
Resumo
O Programa de Inclusão da Diversidade (PRIDE) teve início em 2013, através de encontros a cada quinze dias e mais tarde mensalmente com alguns colaboradores que eram representantes das áreas. Os encontros eram focados na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A escolha do tema foi devido a sua importância social e também por causa da estrutura e crescimento da Cooperativa. Com o passar dos anos o Programa foi abrangendo mais pautas da Diversidade, e em 2016 passou a ser realizado em formato de workshop e aberto para todos os colaboradores. São realizados atualmente cerca de 5 (cinco) workshops por ano, abrangendo temas variados como questões de gênero, etnia, crenças religiosas, etc e fomentando um ambiente de debate para os temas, ampliando a visão dos colaboradores e com isso, diminuir o preconceito para convivência sadia no ambiente de trabalho. Além de cada colaborador reaplicar essa visão na sociedade de maneira geral.
Estudo da realidade
Em 2013 foi proposto um levantamento de dados na Unimed Litoral para verificar a efetividade da implantação de um Programa de Inclusão da diversidade (gênero, deficiência, etnia, religiosa) na cooperativa junto aos colaboradores. Para o diagnóstico sobre a assertividade ou não do programa, tivemos como base 13 questionários respondidos pelos colaboradores com deficiência que trabalhavam na cooperativa, 12 destes descreveram que gostariam de participar de um programa de inclusão caso a empresa fornecesse, apenas 1 relatou que não teria interesse. Em relação aos questionários dos colaboradores sem deficiência, dos 22 questionários entregues, 19 destes descreveram que teriam interesse em participar do programa caso a cooperativa oferecesse, apenas 3 descreveram que não teriam interesse.
Justificativa
A diversidade tem se consolidado na pauta empresarial, pois cada vez mais é preciso dar atenção às diferenças dentro da força de trabalho.
Gênero, etnia, orientação sexual, idade, crença religiosa ou limitações físicas, por exemplo, são aspectos que marcam a heterogeneidade de um grupo.
É necessário que todos colaboradores sinta-sem acolhidos em seu local de trabalho, por maiores que sejam as diferenças. Isso se dá através de informação e sensibilização, o que justifica com êxito o nosso Projeto de Inclusão da Diversidade.
"Diversidade é a crença, filosofia e reconhecimento de que cada individuo é único e valioso, mediando-se os conflitos com normas estabelecidas." (CHIAVENATO, 2005, pag. 164)
Objetivo geral
Ajudar o colaborador ampliar o seu olhar sobre inclusão, promovendo um espaço de integração e fomento discussões.
Ações desenvolvidas
Sensibilização e adequação do setor de trabalho antes do ingresso do novo colaborador com deficiência física. Buscamos nos inteirar com familiares sobre as reais necessidades desse colaborador, o que ele pode e/ou não pode executar, o que ele não gosta de ouvir sobre sua a deficiência, como ele se sente e depois repassamos essas informações para o setor, que recebe, então, esse novo colaborador da maneira mais acolhedora possível
-
- Verificar com setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional a data de início do novo colaborador e qual sua deficiência.
-
- Entrevista com familiares sobre as condições, gostos, hobbies, dificuldades e como prefere ser chamado para preparar os futuros colegas;
- Apresentar para o setor que irá receber o novo colaborador os resultados da entrevista e explicar sobre suas limitações para que ele seja bem recebido e haja inclusão.
São realizados normalmente 5 Workshops ao ano com palestrantes e também colaboradores dentro do seus "lugares de fala" instruindo e abrindo um espaço saudável para discussão de temas de inclusão: crenças religiosas, gênero, racismo, etc.
-
1º Encontro: Abertura do Pride. Palestra: O possível é do tamanho da sua imaginação. 27/05/19
2º Encontro: Palestra sobre Transgênero x Mercado de Trabalho. 21/06/19
3º Encontro: Mesa redonda sobre Diversidade. Desmistificando a Diversidade Social. 29/07/19
4º Encontro: Palestra sobre Identidade Negra e Racismo. 11/09/19
5º Encontro: A Diversidade religiosa no mundo. 31/10/19
Impactos sociais
Inclusão
Impacto Interno
Através dos comentários da intranet e das avaliações de resultados dos encontros (que são anônimas). Os colaboradores e clientes. Por participarem do projeto, os colaboradores ampliaram seu olhar empático e foram capacitados para se comunicarem em libras. Colaboradores mais motivados, empáticos, mitigando a disseminação do preconceito e clientes com atendimento de qualidade e inclusivo.