Horta Pedagógica do CAIC
Resumo
O projeto de Horta Pedagógica do CAIC consiste em um desafio à comunidade escolar na busca de conhecimento e sensibilização para com o meio ambiente, possibilitando que todos os educandos e suas famílias gerem mudanças na cultura, no que se refere à alimentação, à nutrição, à saúde, à qualidade de vida de todos e o cuidado à natureza.
Para tanto a horta do CAIC será o eixo de junção com a comunidade escolar, ampliando o contato com o meio ambiente e garantindo a sustentabilidade dentro e fora da escola. Propiciando assim, aos educandos, a construírem conhecimentos e habilidades que lhes permitam produzir, descobrir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada e saudável. O local potencializará a busca de atividades preliminares consistindo de uma forma ou de outra, no dia-a-dia de todos os envolvidos.
Estudo da realidade
O CAIC Jovem Ailor Lotério esta situado no Bairro Monte Alegre, município de Camboriú (SC). Atende diariamente 1539 alunos/alunas moradores de seu entorno. Este bairro é tido como de baixa renda, com vulnerabilidade social, porém a unidade escolar esta fazendo a diferença. A horta pedagógica do CAIC virá proporcionar mais qualidade de vida a comunidade educacional podendo ser utilizada como ferramenta pedagógica em todas as disciplinas do currículo. Com a produção orgânica de alimentos da horta também se terá um redução de custos na compra de alimentos e proporcionará aos envolvidos melhoria na alimentação, tanto para a educação infantil, quanto anos iniciais do ensino fundamental.
Justificativa
Por estar localizado em bairro com muitos problemas sociais, o CAIC Jovem Ailor Lotério com a utilização da horta pedagógica: trará ferramentas pedagógicas para todas as faixas etárias; melhoria na alimentação ofertada diariamente no cardápio, pois utilizará alimentos orgânicos; fará inclusão dos apenados na comunidade, utilizando a mão de obra para manutenção dos canteiros; fará processo de compostagem dos orgânicos da cozinha (cascas, sementes, etc) e folhas das árvores do estacionamento; reduzirá a compra dos alimentos produzidos no local, assim como os sacos de lixo para recolha das folhas das árvores; será motivação e exemplo para as famílias locais para implantar em suas residências pequenas hortas e composteiras, reduzindo o gasto dos cofres públicos com o encaminhamento destes resíduos para aterro sanitário.
Objetivo geral
Propiciar o comprometimento de toda a comunidade escolar na geração de conhecimentos práticos para a produção de alimentos saudáveis, permitindo descobertas a respeito da realidade local e das alternativas de mudanças para um desenvolvimento sustentável.
Ações desenvolvidas
Envolver toda comunidade escolar em um trabalho coletivo, sentimento de pertencimento ao local.
- O espaço será aberto para absorção de conhecimento de toda a comunidade escolar, pois servirá de amostragem para implantação de hortas em residências e pequenos espaços. Assim como utilizar mão de obra das famílias, apenados, entre outros para manutenção e cultivo dos canteiros, aguçando o sentimento de pertencimento dos envolvidos.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Se percebeu através da busca pelos alunos e crianças em maior consumo na alimentação de alimentos crus, frescos e com valor nutricional maior. Beneficiados foi toda a comunidade escolar do CAIC. Aconteceu na própria unidade, através da construção e escolha do melhor projeto a ser executado. Foi percebido o resultado através da busca de conhecimento dos alunos/crianças de conhecimento para cuidado das hortaliças.