Parceiro da Mata
Resumo
O projeto consiste na orientação e acompanhamento dos Programas de Recuperação de Áreas Degradadas conhecidos como PRADs. Estes programas são ações de recuperação da mata ciliar dos cursos d´água dentro do âmbito municipal, ou seja, o plantio de árvores de mudas de árvores nativas as margens dos rios para que ocorra fixação do solo e filtragem das águas.
Por meio do Parceiro da Mata, é feito a articulação de recuperação de áreas públicas com pessoas físicas e jurídicas que cometeram alguma infração ambiental para prestaram este serviço e realizaram o monitoramento dessas áreas no período de 03 anos, além de contar com o apoio da comunidade civil na ação de plantio das árvores.
Estudo da realidade
Sendo que há necessidade de recuperação das áreas que sofreram com desmatamento em larga escala, o projeto vem a colaborar para a arborização de tais espaços. Através do plantio das árvores as margens dos recursos hídricos, entende-se que, toda a população camboriuense ganha em qualidade e garantia hídrica, porém de modo mais efetivo os efeitos puderam ser sentidos pela população do bairro em torno, sendo o bairro Rio Pequeno e João da Costa com cerca de 8 mil habitantes.
Indicadores Oficiais: FUCAM - Fundação do Meio Ambiente de Camboriú. Entre o período de 12 meses (junho de 2018 a junho de 2019), foram assinados 07 Termos de Compromisso com infratores ambientais, que geraram a recuperação de 35.123,16m² de áreas de preservação ambiental – APP, com plantio de cerca de 3.900 mudas de árvores.
Justificativa
Se faz necessário a recuperação de áreas degradadas em incontáveis pontos do município de Camboriú. Sendo este um projeto colaborativo para a restauração da flora local.
Objetivo geral
Recuperar de APPs públicas protegidas por lei.
Ações desenvolvidas
Converter as ações infracionais ambientais em plantio de mudas de árvores nativas em áreas de APP.
- Estes benefícios se dão através do plantio de 3900 mudas de árvores nativas, adquiridas com as autuações ambientais, recuperando área de 35.123,16 m2.
Impactos sociais
Meio ambiente
Impacto Externo
Crescimento e cobertura vegetal das áreas. De forma direta as comunidades ao entorno das áreas e de forma indireta toda a população do município. A recuperação foi realizada por voluntários, através dos plantios. Melhora na qualidade do solo e manutenção dos recursos hídricos e das áreas recuperadas.