Educafeira
Resumo
Criado em 2017, o projeto EDUCAFEIRA traz como lema “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA UM FUTURO MELHOR”, atuando com uma barraca educativa decorada, nas feiras livres da cidade de Sorocaba, apresentando alimentos para degustação, auxiliando na orientação e conscientização da população que frequenta esses espaços sobre a importância de uma alimentação saudável, por meio de ações de educação alimentar e nutricional, visando a promoção da saúde, bons hábitos alimentares e melhor qualidade de vida.
Essa proposta faz parte do Programa Feira Amiga, o qual visa melhorar a qualidade de atendimento aos consumidores, além de valorizar o trabalho dos profissionais da feira com o objetivo de proporcionar diversos benefícios aos feirantes e frequentadores além de proteger e valorizar as Feiras Livres de Sorocaba considerada Patrimônio Cultural e Imaterial, por meio da lei Nº 11.523, de 22 de maio de 2017.
‘Educafeira’ consiste um uma barraca educativa, que terá como objetivo atuar nas feiras livres da cidade de Sorocaba, auxiliando na orientação e conscientização das pessoas sobre a necessidade de uma alimentação balanceada e saudável, oferecendo cursos e palestras nas áreas de nutrição, economia doméstica e geração de renda, visando a promoção integrada da saúde, para a transformação de hábitos alimentares e melhor qualidade de vida.
Estudo da realidade
Pesquisa realizada em 2012 pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) do Ministério da Saúde revelou dados inéditos, em relação a obesidade no Brasil, pela primeira vez, mais da metade da população acima de 18 anos, está acima do peso ideal, o índice apontado é de 51% comparando com 2006 o qual era de 43%, houve um aumento significativo de 8%.
Para reverter o cenário atual, políticas públicas com ações de incentivo a alimentação saudável com objetivo de reduzir as taxas de obesidade e sobrepeso da população vêm sendo adotadas em todo país.
Justificativa
Considerando a obesidade, o sedentarismo e a má alimentação como fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas.
Considerando que segundo o Ministério da Saúde o consumo de alimentos in natura como frutas e hortaliças está deixando de se consumido por uma grande parcela da população brasileira, o que contribui para o desenvolvimento de doenças.
Diante desse cenário se faz necessário o desenvolvimento de ações preventivas de Educação Alimentar e Nutricional por parte do poder público, na intenção de conter o crescimento da proporção de adultos brasileiros com excesso de peso, orientando e conscientizando a população visando a promoção da saúde, bons hábitos alimentares e melhor qualidade de vida.
Objetivo geral
Promover ações de Educação Alimentar e Nutricional na intenção de orientar e conscientizar as pessoas sobre a importância de uma alimentação balanceada e saudável, visando a promoção integral da saúde, bons hábitos alimentares e melhor qualidade de vida.
Ações desenvolvidas
Auxiliar na orientação e conscientização das pessoas sobre a necessidade de uma alimentação balanceada e saudável, oferecendo cursos e palestras nas áreas de nutrição, economia doméstica e geração de renda, visando a promoção integrada da saúde, para a transformação de hábitos alimentares e melhor qualidade de vida.
- Atuar nas feiras livres da cidade de Sorocaba, de forma itinerante, com uma barraca educativa para a divulgação de temas relacionados a uma alimentação saudável e sustentável e a melhoria da qualidade de vida.
- Apresentar alternativas para elaboração de receitas com Aproveitamento Integral dos Alimentos.
- Definir data, local e tema específico da edição, como: Aproveitamento integral dos Alimentos, Festa Saudável, Alimentos Orgânicos.
- Elaborar a receita
- Comprar os ingredientes
- Realizar o teste
- Elaborar os folderes com as receitas para serem distribuídos no dia do evento
- Preparar a receita
- Realizar a montagem da barraca e organizar o espaço
Impactos sociais
Economia
Impacto Externo
O resultado foi percebido por meio de receitas apresentadas à população com baixo custo. A população que pode reproduzir as receitas ensinadas com baixo custo se beneficiou desse resultado. Esse benefício ocorreu por meio da apresentação de receitas nutritivas com baixo custo. O resultado percebido se deu por meio do baixo custo da receita apresentada na ação do Educafeira.
Educação
Impacto Externo
O resultado foi percebido por meio das orientações fornecidas pelas nutricionistas sobre a questão dos nutrientes que são descartados quando não utilizamos o alimento de forma integral. Os beneficiados deste resultado foi a população que recebeu as orientações durante o Educafeira. Durante as ações do Educafeira houve conscientização da população com relação ao Aproveitamento Integral dos Alimentos. Houve interesse por parte da população que participou.
Meio ambiente
Impacto Externo
O resultado foi percebido por meio da promoção de ação em favor da redução do lixo. Os beneficiados pelo resultado foram as pessoas que aprenderam novas maneiras de aproveitar o alimento. O resultado aconteceu durante a apresentação do projeto com a receita do Educafeira. A população que participou apresentou interesse do projeto, que teve como um dos objetivos contribuir com o meio ambiente por meio da redução do lixo e pelo consumo consciente.
Política
Impacto Interno
O resultado foi percebido por meio da interação da equipe envolvida no projeto. Os beneficiados desse resultado foram os funcionários que puderam desfrutar de um ambiente de trabalho participativo. O contexto aconteceu durante as reuniões, preparação e realização de cada Educafeira. O resultado percebido foi a troca de conhecimento, comprometimento dos envolvidos.
Saúde
Impacto Externo
O resultado foi percebido pela quantidade significante do público atraído durante as atividades. Foram beneficiados com este projeto: crianças, adolescentes, adultos e idosos. As atividades foram desenvolvidas em diversos contextos, como: Feira Social juntamente com feira livre, Festa em Homenagem ao Dia das Crianças. O resultado foi percebido por meio das manifestações verbais do público beneficiado, como interesse, participação e conscientização.