Oka Dia Feliz
Resumo
O projeto Oka Dia Feliz, pretende promover o acesso livre e gratuito aos colaborados da Oka Expertise à atividades ligadas a cultura e lazer, ampliando dessa maneira a democratização cultural e o desenvolvimento crítico e criativo dos mesmos. Na última sexta feira de cada mês, a empresa fecha as portas mais cedo e promove atividades e saídas culturais aos colaboradores.
Estudo da realidade
A relação entre cultura e direitos humanos, bem como de seu papel na luta contra a discriminação, são questões que o Brasil enfrenta.
A pesquisa Gasto e Consumo das Famílias Brasileiras Contemporâneas, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que as dificuldades de acesso da população à cultura consta em primeiro lugar entre os fatores causadores de desigualdades entre os brasileiros, seguido pelo acesso à educação. As famílias com maior poder econômico, diz o estudo, gastam 30% a mais com educação que as mais pobres e, desta forma, têm acesso mais fácil à cultura. Ao tentar traçar o perfil do setor cultural nos municípios brasileiros, o IBGE evidenciou a frágil infra-estrutura da maioria deles na área cultural, especialmente nas cidades pequenas, desde a falta de equipamentos - públicos e privados - até a ausência de políticas públicas para o setor. Apenas 7,3% dos municípios possuem cinemas e 18,8% das cidades têm teatros ou casas de espetáculo.
Menos de 10% dos brasileiros vão pelo menos uma vez por ano ao cinema, e aqueles que freqüentam as salas com mais regularidade não chegam a totalizar 5%. O diagnóstico sobre o acesso à cultura indica ainda que cerca de 87% dos brasileiros nunca foram ao cinema ver um filme, 90% dos municípios não têm equipamentos culturais, e 92% da população nunca entrou em um museu.
Preços altos, barreira social e distância são os grandes fatores responsáveis pela percepção do brasileiro de que o acesso às atividades culturais no país é difícil. É o que indica o Sistema de Indicadores de Percepção Social.
A Oka Expertise é uma empresa composta apenas por mulheres e isso foi uma escolha desde o principio, a fim de beneficiar, focar e privilegiar as mulheres dentro do mercado de trabalho.
Essas mulheres possuem entre 18 e 50 anos de idade. 60% delas tem ensino superior e pós graduações e outros 40% possuem ensino médio completo.
Apesar do nível educacional foi perceptível, através de falas e questionamentos, que o acesso à cultura era um item deficitário do cotidiano dessas mulheres, em sua maioria das vezes por falta de recursos ou pela falta de priorizar a cultura como possibilidade de consumo.
Justificativa
Democratizar a cultura é ampliar o acesso aos bens culturais universais, já existentes, permitindo que as pessoas construam o seu modo próprio de ser e de participar na comunidade e na sociedade como um todo. Ampliar a distribuição e a compreensão da produção cultural, permite que as pessoas se apropriem de instrumentos de expressão e possam construir uma consciência crítica diante do mundo em que vivem.
Sendo a Oka a fomentadora de trabalho e o local onde essas mulheres passam a maior parte do tempo de seus dias, acreditamos que é parte de sua responsabilidade promover a formação continuada dessas mulheres e o acesso aos bens culturais.
Objetivo geral
Promover o acesso a cultura e lazer das colaboradoras internas da Oka Expertise, democratizando o acesso à cultura.
Ações desenvolvidas
Promover atividades mensais com as colaboradoras, ligadas à cultura e lazer.
- Ao longo do mês, todas as colaboradoras são convidadas a dar sugestões para o dia Oka Feliz.
- Na última sexta feira de cada mês, acontece o dia Oka Feliz. A empresa encerra sua atividade duas horas antes, mas as horas culturais são contabilizadas como horas trabalhadas.
- A empresa custeia todos os valores envolvidos na promoção deste dia, de maneira que as colaboradoras não tem o dispêndio de nenhum valor.
Desenvolver o pensamento e o hábito de consumir cultura
- Sendo as colaboradoras responsáveis pelo envio de sugestão, as mesmas passam a frequentar agendas culturais da cidade, frequentemente visitam as relações de filmes em cartaz e estão sempre atentas à mostras e ações culturais na cidade.
- Após cada experiência, abrirmos espaço para uma conversa crítica sobre como foi a experiência.
- Quando a experiência é tida como positiva, é estimulado que as colaboradoras retornem com seus familiares e cônjuges, incentivando dessa maneira o hábito do consumo à cultura.
Impactos sociais
Cultura
Impacto Interno
Através do discurso sobre cultura e de sua importância as colaboradoras da Oka Expertise foram estimuladas mensalmente a consumir cultura. Precisavam pesquisar, encontrar opções, ter ideias, e juntas decidir como aquele recurso financeiro disponibilizado para aquele mês e que deveria ser aplicado. O resultado observado foi uma valorização maior do patrimônio cultural. Além disso pudemos observar maior integração da equipe, melhoria nos relacionamentos e sentimento de valorização e pertencimento por parte da equipe.