“PROJETO SONS do CAVI”
Resumo
O projeto “Sons do CAVI” consiste em proporcionar o desenvolvimento integral das crianças, de forma planejada e elaborada, estimulando o Físico, Cognitivo e Social, dentro das faixas etárias dos mesmos.
Esse projeto tem como foco principal resgatar culturas, que ao longo do tempo foram trocadas por tecnologias, deixando para trás antigos hábitos, como tocar um simples instrumento musical.
A finalidade será aulas explicativas sobre o instrumento de Flauta Doce desenvolvendo, a criatividade e a auto-expressão, favorecendo uma interação social positivo na área musical relacionando outros processos de cognição, tais como memória imaginação, ritmo, comunicação verbal e corporal, abrindo muitas possibilidades.
Estudo da realidade
O município de Itu possui uma extensão territorial 640, 719 km² e uma população de 168.643 habitantes (segundo a estimativa do IBGE em 2016). O Índice de Desenvolvimento Humano, IDH, mede o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da população, segundo o IBGE de 2010 é de 0,773. Ainda de acordo com o IBGE o Índice da Pobreza Subjetiva, que é derivada da opinião dos entrevistados, é de 16,47% e a Incidência da Pobreza é de 20,03%.
Segundo o Plano Local de Habitação de Interesse Social/2.010 do Município de Itu existem 284 domicílios em aglomerados subnormais e 134 improvisados, com um total de Déficit Habitacional de 6.294 domicílios.
Tal população caracterizada, com baixa renda econômica e situada em domicílios com situações precárias e/ou fora dos padrões de moradia, constitui grande parte dos atendidos, uma vez que estão em situação de risco e vulnerabilidade psicossocial e econômica necessitam de acolhimento e um olhar diferenciado.
Justificativa
A relação entre a música e o desempenho do cérebro tem sido objeto de pesquisa por muitas décadas,em que é avaliado principalmente o grau de influência no processo cognitivo, na inteligência e na criatividade humana. De qualquer forma, os resultados chamam a atenção para o fato que a atividade musical é mais do que simples lazer. Na verdade ela pode ser, desde cedo, uma importante contribuição ao desenvolvimento do ser humano e ao seu aprimoramento criativo.
Aprender a tocar um instrumento, além de ser um ótimo modo para treinar habilidades sociais e para adquirir noções de disciplina e responsabilidade, pode também ajudar a estimular o funcionamento do cérebro. para aqueles mais tímidos ou com alguma tendência depressiva, a prática de tocar algum instrumento musical pode melhorar a auto estima, elevando o pensamento de “eu consigo, eu posso”, algo que pode ser extremamente positivo.
Objetivo geral
Promover o desenvolvimento á participação, e integração das crianças, possibilitando exercer sua criatividade, habilidade, a reflexão, a autodisciplina e a socialização através da música.
Ações desenvolvidas
Desenvolver noções de ritmo, construção de acordes e compassos musicais.
- Aulas explicativas sobre o instrumento de flauta doce desenvolvendo, a criatividade e a auto-expressão, favorecendo uma interação social positivo na área musical relacionando outros processos de cognição, tais como memória imaginação, ritmo, comunicação verbal e corporal, abrindo muitas possibilidades.
Impactos sociais
Saúde
Impacto Externo
O resultado foi percebido mediante a elaboração de questionário respondido por responsáveis, observações durante a aula e apresentações em eventos internos com as crianças. No decorrer das aulas de flauta na instituição, notou-se uma melhor interação e espírito de equipe entre as crianças, além de um melhor desenvolvimento de coordenação motora e outros sentidos, tais como, audição e tato.
Impacto Externo
Visualizamos impactos positivos por intermédio de relatos dos familiares e de apresentações realizadas dentro da instituição, somado a observação do professor através de avaliação individual das crianças. Ao realizarem as aulas e apresentações dentro da instituição, percebeu-se um melhor desempenho, maior atenção ao aprendizado e melhor interação e socialização entre as crianças, a família e e comunidade como um todo.
Impacto Interno
Através de encontros e relatos os colaboradores dentro da Instituição que participaram das atividades do projeto, percebeu-se uma melhora na autoestima pessoal e profissional, elevando o bem estar de todos em vida pessoal e comunitária.