EU MUDO O MUNDO PROJETO ECOÓLEO
Resumo
O Projeto ECOÓLEO, EU MUDO O MUNDO, tem por objetivo preservar o meio ambiente transformando um resíduo negativo, pois custoso, em um insumo de valor, capaz de gerar renda para financiar projetos sociais.
A proposta é sensibilizar a população o quanto é nocivo o descarte incorreto deste resíduo. Ao jogarmos apenas 1 litro de óleo nos rios contaminamos até 25 mil litros de água. Se despejarmos o óleo na pia ou no vaso sanitário, a tubulação é entupida, porque a substância ao esfriar se une a outros contaminantes e engrossa, e quando a quantidade de eliminação for muito alta em determinada rua, o óleo pode entupir a rede pública de esgoto.
Portanto ao doarmos o óleo a entidades certificadas para dar a destinação correta deste resíduo contribuiremos para a preservação do nosso meio ambiente.
Pequenas mudanças de atitude perante o nosso meio ambiente, podem fazer muita diferença no futuro. Devemos agir localmente, mas pensar globalmente, pois somente assim poderemos mudar este quadro de degradação ambiental.
Além da proposta de coletar e destinar corretamente o óleo o projeto ECOÓLEO EU MUDO O MUNDO gera renda à ONG João de Barro, para que ela possa continuar proporcionando a comunidade cursos gratuitos de capacitação profissional, inclusão social, inclusão digital, esportivos, línguas, reforço escolar, oficinas culturais, atendimentos jurídicos e psicológicos;
Analisando o projeto em sua concepção geral, destacamos um ponto fundamental, o respeito pelo meio ambiente, envolvendo uma ação prática, feita com simplicidade e poucos recursos.
O projeto que existe em Itu desde 2008 visa coletar cada vez mais o óleo usado e dar a destinação correta com o intuito de sempre preservar o meio ambiente.
Estudo da realidade
Atualmente estamos enfrentando diversas crises relacionadas ao impacto ambiental, pequenas atitudes e mudanças de hábitos podem fazer muita diferença.
A água, um bem e um recurso natural indispensável para a vida, esta sofrendo grande impacto.
São inaceitáveis que ainda hoje, diante de tanta informação, a poluição deste recurso passa despercebida por muitos.
O óleo de cozinha já utilizado é um resíduo que provoca grande impacto no meio ambiente, e em grande parte das cidades brasileiras não existe uma forma adequada para descartar esse material. Itu era uma dessas cidades.
Inconscientemente, colaboramos para a destruição do nosso planeta com contaminação da água pelo óleo, quando este recebe a destinação errada ou vai para o “ralo da pia”.
Cada litro de óleo descartado inadequadamente tem capacidade para poluir cerca de um 25 mil litros de água. (SABESP 2016)
Por não se misturar com a água, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribui para a ocorrência de enchentes e aquecimento do planeta. (Revista Planeta Cidade, 2007).
Quando desprezado em ralos ou vasos sanitários, o produto gruda no interior das tubulações, provocando obstruções e causando refluxo do esgoto para dentro das residências ou, até mesmo, a paralisação e quebra do sistema público de esgotamento, além de contribuir para a proliferação de baratas, ratos e insetos
Portanto, é preciso pensar em formas mais eficazes de evitar que ele siga o destino do ralo. A partir desta constatação, a ONG João de Barro, incentivada por um grupo preocupado com o meio ambiente, iniciou o Projeto de coleta do óleo de cozinha usado, onde o principal objetivo é dar uma destinação ecologicamente correta.
Justificativa
Tendo em vista o estudo da realidade apresentado, onde a destinação inadequada do óleo usado causa um grande impacto no meio ambiente e tendo em vista que em Itu não tinha ninguém coletando esse material a ONG João de Barro foi fundada com o intuito de coletar e destinar corretamente o descarte do óleo.
Além da proposta de coletar e destinar corretamente o óleo esta ação gera renda à ONG João de Barro, para que ela possa continuar proporcionando a comunidade cursos gratuitos de capacitação profissional, inclusão social, inclusão digital, esportivos, línguas, reforço escolar, oficinas culturais, atendimentos jurídicos e psicológicos.
Objetivo geral
Preservar o meio ambiente transformando um resíduo negativo, pois custoso, em um insumo de valor, capaz de gerar renda para financiar projetos sociais.
Ações desenvolvidas
Sensibilizar a população sobre o grande impacto ambiental ao descartar incorretamente o óleo.
- Criar campanhas publicitarias da importância de reciclar o óleo usado.
- Ministrar palestras em escolas.
- Publicações em redes sociais.
- Entregar panfletos informativos.
Coletar o óleo usado.
- Criar pontos de coletas.
- Firmar parcerias com empresas, restaurantes, entidades, igrejas e escolas.
- Condicionar a matrícula dos cursos oferecidos pela ONG com a entrega do óleo consumidos durante o curso.
Destinar corretamente o óleo.
- Encaminhar o óleo para empresas fiscalizadas pela CETESB que reutiliza 100% do óleo coletado.
- Exigir da empresa que recolhe o óleo as certidões emitidas pelos órgãos competentes que autorizam a compra do óleo usado.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Tendo em vista o aumento significativo das coletas, conforme as planilhas, a Ong João de Barro está obtendo exito nas suas campanhas de divulgação do projeto, tendo em média uma coleta de 400 litros a cada 15 dias.
Meio ambiente
Impacto Externo
Através dos relatórios a ONG JOÃO DE BARRO já coletou em 2019, junto com a população, 8.000 litros de óleo, destinando corretamente o seu descarte, diminuindo o impacto ambiental.
Urbanização
Impacto Interno
Conforme relatos muitos alunos não sabiam com descartar o óleo usado, mas após as orientações que recebem quando fizeram a matrícula, estão trazendo o óleo para a ONG a fim de destinar corretamente esse resíduo.