Saúde e Vida
Resumo
A A.I.A.D.V " Escola de Cegos Santa Luzia", realiza o projeto Saúde Vida que consiste no acompanhamento terapêutico, a orientação e mobilidade e a terapia ocupacional buscam o restabelecimento, o funcionamento máximo do corpo de cada indivíduo, compreendendo a singularidade de cada caso. Por meio da manutenção das funções corporais, melhora das funções dos músculos e articulações, com o objetivo de promover independência física, principalmente, em atividades da vida diária e prática. Para tanto, os profissionais envolvidos idealizam e adaptam as atividades e os equipamentos auxiliares para o aluno, como por exemplo, a bengala, e também em atividades de lazer. Contribuindo para a manutenção destas atividades.O grupo do projeto Saúde e Vida é formado por alunos de idade variável e de ambos os sexo que devem apresentar atestado de saúde autorizando a realização de atividades físicas leves; se reunirá semanalmente com tempo de 1 hora a 1 hora e meia, com a presença dos profissionais de Terapia Ocupacional e Pedagogia; com atividades elaboradas em função da qualidade de vida, da socialização e da saúde. As atividades ocorrerão não apenas dentro da Instituição, mas também em locais abertos como a pista de caminhada próxima à escola, além de parques e academias que nos recebem sempre.
Estudo da realidade
O sedentarismo é um dos grandes males da atualidade, a comodidade de receber tantas informações pelo simples toque de um botão vem aumentando gradativamente o sedentarismo entre as pessoas, uma matéria publicada no site da Agencia Brasil (2018) vem fortalecer nossa realidade, " A América Latina é a região do mundo com o maior índice de pessoas que não praticam atividade física suficiente para se manter saudável, atingindo 39% do total. O Brasil lidera a lista dos países sedentários.Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado nesta quarta-feira (5) na revista científica Lancet, a América Latina supera o conjunto de países ocidentais de receitas altas, onde em geral se faz menos atividade física que nos de rendas baixas, com 37% e 16% de suas populações, respectivamente, nessa situação.Na América Latina, o Brasil é o país com o maior índice de sedentarismo - 47% da população não praticam atividade física suficiente para se manter saudável", e aqui em nosso ambiente não é diferente., percebemos um número considerável de usuários que comparecem à entidade e não participam de grupos ou atividades, pensando nesta questão vimos propor o projeto Saúde e Vida.
Justificativa
Este projeto, visa criar espaço para os hábitos de autocuidado e prevenção da saúde. Afinal, sabemos que adotar hábitos saudáveis é essencial para quem quer ter qualidade de vida e isso envolve, entre outros fatores, uma alimentação adequada, boas noites de sono e a prática regular de atividades físicas; ou seja, colocar o corpo em movimento objetivando melhora geral do estado físico e mental de cada um.
Objetivo geral
Oferecer qualidade de vida, autonomia, independência, melhora das funções corporais e estabelecer um vínculo social de harmonia e alegria com ênfase no momento presente.
Ações desenvolvidas
Prevenir doenças não só físicas como também mentais, oportunizando espaço para trocas de experiencias e vivencias que auxiliam o bem estar de casa um.
- Caminhada;
- Bicicleta Adaptada;
- Alongamento e relaxamento;
- Dança circular;
- Atividades de equilíbrio e coordenação;
- Marcha atlética;
- Dança;
- Dinâmicas de grupo;
- Jogos adaptados.
Impactos sociais
Saúde
Impacto Externo
Por meio de relatos dos usuários da A.I.A.D.V " Escola de Cegos Santa Luzia" e participantes do projeto saúde vida, tem demonstrado maior disposição para realizar as atividades físicas com maior frequência fora da entidade como: utilização de academias ao ar livre em seus bairros em academias parceiras da entidade, demonstrando uma maior preocupação com a saúde e elevação da autoestima.
Impacto Externo
Por meio das atividades realizadas, os usuários do projeto saúde e vida da A.I.A.D.V "Escola de Cegos Santa Luzia, relatam que vem sentindo melhora na qualidade de vida e satisfação na realização das atividades propostas, o que tem gerado troca de experiências e uma aproximação de vínculo social entre os mesmos, mudança dos hábitos alimentares em suas casas.
Impacto Externo
Por meio dos relatos positivos dos deficientes visuais da A.I.A.D.V " Escola de Cegos Santa Luzia" participantes do projeto. os colaboradores responsáveis por esse projeto estão se sentindo estimulados para preparar novas atividades, porque estão visualizando resultados positivos por meio do feedback dos participantes