Plantio Escolar
Resumo
Projeto realizado em conjunto a Secretaria da Educação onde crianças e adolescentes da rede municipal de ensino participam de plantios nas regiões do entorno de suas escolas. Os Plantios Escolares embasam-se na declaração das cidades educadoras para o desenvolvimento sustentável, sendo um projeto destinado à sensibilização junto as Escolas da Rede de Ensino de Sorocaba sobre a importância da recomposição da vegetação nas áreas urbanas e seu papel como cidadão atuante, capaz de agir favoravelmente ao desenvolvimento sustentável global por meio de pequenas ações locais em sua comunidade.
Estudo da realidade
Sorocaba possui uma área territorial de 449,12 km² e uma população de 596.060 habitantes, sendo que 98% na zona urbana. Por sua vez, dessa área total, de 81,14% se constitui em área urbana, e 18,14% em área rural, revelando uma densidade demográfica elevada. De fato, a densidade demográfica em Sorocaba é de 1.331,40 hab./km², sendo que a do Estado é de 167,44 hab./km² (SEADE, 2011).
Trata-se de uma cidade que vem passando por um rápido crescimento de sua população, o que tem acarretado maior pressão sobre os ambientes naturais do município, ocasionando a necessidade de cuidados por parte do poder público na manutenção da adequada qualidade de vida para todos.
Os plantios escolares visam aumentar a área arborizada da cidade de Sorocaba.
Justificativa
As ações realizadas neste projeto justificam-se como tentativa para superar a fragmentação dos conhecimentos sobre arborização em espaços da cidade e a dissociação destes com as atitudes individuais, por meio da aliança de aspectos educacionais e afetivos, utilizando a vivência em campo.
Para tal, as crianças participam de oficinas em suas unidades escolares para compreender e refletir sobre vários aspetos envolvidos com a ação. Após esse primeiro contato na unidade escolar, as crianças vão a campo, no local do plantio, para então vivenciar o que foi trabalhado na escola. As áreas escolhidas para o Plantio Escolar localizam-se preferencialmente no entorno das escolas participantes.
As turmas participantes do Plantio Escolar retornam periodicamente ao local do plantio, onde é realizado o acompanhamento e o registro do desenvolvimento dos espécimes por eles plantados, possibilitando o estabelecimento de vínculo e o despertar da consciência cidadã, através da visualização dos impactos positivos do trabalho coletivo realizado em cada área.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
2. Oferecer educação básica de qualidade para todos
Impacto Externo
Identificamos por meio de avaliações, depoimentos de alunos, professores e diretores a melhora da qualidade do ensino da rede municipal através da utilização das ações do projeto como instrumento dinâmico que proporciona aprendizagens educadoras desenvolvidas em ambiente da comunidade das 905 pessoas envolvidas.
Impacto Externo
Crianças e equipe de profissionais da rede municipal de ensino estão mais sensibilizados sobre a importância da recomposição da vegetação da área urbana através da participação dos mesmos nos plantios e oficinas oferecidas pelo projeto, esta percepção se faz possível atravé de avaliações e depoimento dos alunos, professores e diretores das escolas, comunidade do entorno observação da equipe de educação ambiental.
7. Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
Impacto Externo
Aumento da qualidade de vida e arborização urbana benificiando a cidade como um todo através do aumento de áreas arborizadas do município que pode ser observado pelo número de mudas plantadas no decorrer do projeto e avaliação das ações de plantio.
Impacto Externo
Comunidade mais sensibilizada com a participação nas ações de plantio junto com a comunidade escolar e contato com material educativo produzido para as ações, esta percepção é possível através dos meio de comunicação que cobriram as ações, depoimentos e avaliações da equipe.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
Através da percepção, avaliação e depoimentos de professores e equipe de profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e de Educação constatamos que 905 pessoas estão mais sensibilizadas e capacitadas para a ação de práticas cidadã em sua comunidade relativos à aspectos ambientais e sociais. E indiretamente a comunidade em seu entorno.
Impacto Interno
Estagiários e equipe de trabalho adquiriram crescimento profissional e conhecimento através do envolvimento com a comunidade escolar e seu entorno com as oficinas e material educativo elaborado para as ações. A percepção se faz através de depoimentos da equipe.