CIDADÃOS DE BEM
Resumo
A ACAJ – Associação Camboriuense de Judô, busca com esse projeto oferecer oficinas de esporte e cultura para crianças e adolescentes no contra turno escolar para evitar que fiquem nas ruas sob más influências. O projeto oferece oficinas de segunda-feira à quinta-feira nos períodos matutino, vespertino e noturno atendendo crianças e jovens no contra turno escolar na cidade de Camboriú.
Estudo da realidade
De acordo com dados do Conselho Tutelar do município de Camboriú, encaminhados ao CMDCA - Conselho Municipal do Direito das Crianças e Adolescentes, o qual nossa associação esta registrada como Entidade Filantrópica sob nº 040, temos uma demanda grande de crianças e jovens que estão sendo influenciados por facções criminosas e traficantes de drogas, essas crianças e adolescentes precisam de uma atividade contra turno escolar para que não se envolvam com a criminalidade e trafego de drogas.
Justificativa
Tendo em vista o estudo da realidade, a ACAJ com sua equipe de profissionais, voluntários e parceiros, esta empenhada em desenvolver este projeto, com as oficinas no contra turno escolar nossa entidade alem de tirar essas crianças e adolescentes das mas influências, oferece atividades físicas e culturais, elevando o equilíbrio da mente e do corpo ao mesmo tempo em que prevê a inclusão social, disponibilizando momentos de lazer e prevenindo doenças sedentárias. Por meio de um processo diferenciado de esporte, propõe-se alcançar a valorização e o reconhecimento do indivíduo como cidadão, desenvolvendo a disciplina da mente, do corpo, o espírito de equipe, a autoestima e o autocontrole, diminuindo a violência e proporcionando a crianças e jovens o acesso ao esporte, por tudo isso, a UNESCO declarou o Judô como esporte mais apropriado para crianças e jovens a partir dos 6 anos de idade.ensina valores como responsabilidade, respeito.
Objetivo geral
Oferecer atividades sócio educativas, no contra turno escolar para crianças e adolescentes, os tirando de más influências, incentivar a prática de esportes e cultura, instruindo-os a serem multiplicadores dessas práticas.
Ações desenvolvidas
2. Fazer parceria com outros projetos e ou contratar profissionais para oferecer diversas oficinas.
- Oferecer aulas de judô
- Ajustar a parceria com o projeto Orquestra de Violões para oferecer as aulas de violão e canto.
- Buscar parceria ou contratar professores de línguas, inglês e espanhol para oferecer essas aulas.
- Buscar parceria com as universidades da região para disponibilizar estagiários para auxiliarem nas oficinas.
Atender primeiramente as crianças e adolescentes que estão em situação de risco.
- Trabalhar em parceria com o conselho tutelar e direção das escolas para identificar as crianças e adolescentes em situação de risco.
- Fazer uma ficha de encaminhamento de cada indivíduo com os dados do mesmo para que possamos fazer o acompanhamento.
Dar oportunidade aos interessados de participarem das oficinas antes mesmo de entrarem em situação de risco.
- Divulgar nas escolas do município de Camboriú as atividades e convidar as crianças e adolescentes a participarem das oficinas.
Impactos sociais
Cultura
Impacto Externo
Corrigindo as provas teóricas que os alunos fazem para exame de troca de faixa de Judô percebemos que eles aprendem sobre a história do Judô, boas maneiras, os nomes dos movimentos e materiais que são utilizados nas aulas que são passados na língua japonesa.
Educação
Impacto Externo
Através de questionário elaborado para as crianças, pais e professores, observando o comportamento e fazendo o acompanhamento escolar dos beneficiados, 160 crianças e adolescentes ao participarem das atividades do projeto e convivendo com crianças que já estão a ma
is tempo no projeto, resgatam valores como amizade, participação, respeito mútuo, esforço para melhorar, desenvolvendo a disciplina da mente, do corpo, o espírito de equipe, a autoestima e o autocontrole, diminuindo a violência.
Saúde
Impacto Externo
Observando os 160 alunos nas aulas de Judô e nos testes físicos para graduação à outra faixa, percebemos o desenvolvimento psico motor e a melhorar no preparo físico, além de criar o hábito de praticarem uma atividade física regular
Impacto Interno
É percebido por todos que os 5 colaboradores e 8 voluntários da associação ao conviver com essas crianças e adolescentes, sentem prazer em estar ali fazendo o seu trabalho e com a auto estima mais elevada.