Fuxicando e Bonecando Ibrapper
Resumo
O projeto Fuxicando e Bonecando foi desenvolvido pelo Ibrapper, para contribuir com a capacitação profissional e consequente geração de renda das nossas assistidas, e mulheres das famílias das mesmas e também de mulheres das comunidades, integrando todas nas oficinas criadas para aprenderem desde o desenho até o término do artesanato escolhido.
As oficinas acontecem desde ....2017......, com atividades duas vezes por semana, e estamos colocando .... para a venda, gerando o retorno financeiro com alegria aos assistidos.
Estudo da realidade
Nas pesquisas que fizemos em Sorocaba e em algumas cidades da região que atendemos, o resultado foi que observamos que existem muitos serviços de atendimentos à pessoas com deficiência por diversas organizações, porém notamos que poucas são as organizações que investem na qualificação profissional, com vista a geração de renda. Muitas desenvolvem diversos trabalhos e oficinas para lazer ou como forma de terapias. Mas notamos que a realidade é outra nas entrevistas com nossos assistidos e seus cuidadores que manifestaram o desejo de aprender alguma atividade que permitam a eles ter uma renda a partir do que desenvolvem nas oficinas, criamos então um projeto que pudesse atender este desejo e gerar renda para que possam suprir parte do que necessitam.
Justificativa
Desenvolvemos este projeto visto a necessidade do público assistido pelo Instituto Ibrapper em ser inserido no campo de trabalho devido as suas deficiências, o projeto cria a oportunidade dos mesmos de se qualificarem e aprenderem e assim obterem uma fonte de renda a partir das habilidades desenvolvidas.
Objetivo geral
Contribuir para inclusão social de pessoas com deficiência e suas famílias, por meio de atividades de geração de renda.
Ações desenvolvidas
Criar oficinas para capacitação
- Procurar parcerias para montar os grupos.
- Procurar oficineiras - para desenvolver as capacitações
- Providenciar materiais para as oficinas
Viabilizar a venda dos produtos das oficinas
- Mobilizar parceiros para expor e vender os produtos das oficinas
Impactos sociais
Economia
Impacto Externo
Por meio de depoimentos recolhidos a equipe, assistidas e colaboradoras vimos que através dos trabalhos manuais na oficinas de artesanato trouxe uma nova forma de geração de renda, houve o resgate da autoestima, criatividade, e a inserção em um mercado de trabalho.
Impacto Interno
Foi percebido pelo aumento das pessoas que querem participar do projeto, pelas assistidas e familiares assim como à comunidade em geral. Com enfoque na importância da inclusão e participação dos idosos nas oficinas de artesanato sentindo-se fortalecidos, colaborando para a preservação do Ibrapper e também na venda dos mesmos.
Inclusão
Impacto Externo
Por meio de depoimentos foi constatado que os artesãos e parceiros se sentem mais engajados na causa social, alegando o quanto esses momentos são importantes para fortalecê-los para a visão de igualdade
Saúde
Impacto Externo
Foi percebido pelo aumento das pessoas que querem participar do projeto Fuxicando, pois as assistidas e familiares sentem-se fortalecidos, com as atividades de artes colaborando para a auto estima e tendo melhor recuperação nos tratamentos
Impacto Interno
Foi percebido pela Diretoria que os nossos colaboradores e voluntários utilizam das atividades com cores e a criação permitindo um olhar para dentro de si e trabalhando com o otimismo nas terapias com os seus pacientes e familiares