Projeto Gold Geração de Ouro
Resumo
Sabemos que a prática esportiva é um dos principais mecanismos de crescimento humano, com vários benefícios tanto para o indivíduo como para a coletividade. É notório que o esporte, tanto para a criança como para o adulto, é de vital importância, dando oportunidade para que o indivíduo possa transformar sua realidade.
A proposta que apresentamos tem como objetivo possibilitar aos atletas atendidos pelo projeto, sediado no Jardim Novo Mundo, periferia da cidade de Sorocaba, a continuidade de um trabalho orientado e qualificado, que vem mostrando seu resultado nos últimos oito anos, otimizando as ações já executadas e criando práticas constantes de melhorias. Objetivamos aumentar a capacidade de atuação dos 130 atendidos hoje para 200.
Além de propiciar aos atletas condições que diretamente influenciarão em seus resultados e contribuir para a elevação do nível de competitividade, o Projeto Gold busca reforçar sua identidade – fomentar o esporte, com a formação de atletas competitivos com valores humanísticos.
Nossas ações buscam massificar a prática de esportes através das atividades de iniciação esportiva bem como oportunizar a atividade física a pessoas interessadas, contribuindo com o desenvolvimento humano, social e esportivo, bem como a redução de índices de criminalidade, transformação social e melhoramento da qualidade de vida.
Estudo da realidade
Analisando dados expostos no diagnóstico comunitário do bairro Novo Mundo foi possível identificar diversos problemas, como por exemplo: desemprego, baixo nível sociocultural, falta de qualificação profissional e exposição aos riscos (especialmente drogadição) e vulnerabilidades sociais.
Do ponto de vista social, a comunidade a ser atendida pode ser classificada como área de pobreza extrema (renda per capita: R$ 70,00 - IDH: 0,767), com pouco ou nenhum acesso ao lazer e ao esporte.
O Projeto Gold – Geração de Ouro - é uma instituição que se insere no cenário brasileiro atual e que entende que tem a obrigação ética de exercer a responsabilidade social, principalmente no que diz respeito à democratização do acesso ao esporte e ao lazer, conceitos presentes no Art. 227 da Constituição Federal, no Art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, e na Carta dos Direitos da Criança no Esporte.
Justificativa
O Projeto Gold – Geração de Ouro – organização da sociedade civil de assistência social, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, em consonância com o estabelecido pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, após verificar os altos índices de crianças, adolescentes e jovens convivendo em um ambiente propício ao uso de drogas, de prostituição e criminalidade, sentindo a carência de oportunidades e de espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas tanto para a infância e juventude como para adultos e terceira idade na região urbana periférica da cidade de Sorocaba - onde o mesmo está inserido - resolveu desenvolver uma ação destinada à proteção integral, à defesa dos direitos e à inclusão social.
O esporte é uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde. Jovens e adultos de nossos dias, carentes de valores éticos e morais encontram no esporte incentivo a essas conquistas aliadas a sentimento de cooperação e amizade.
Acreditamos que o esporte, como prática saudável, traz bem-estar ao corpo, ajudando a minimizar a ociosidade, doenças associadas e a obesidade. Nossa escolha também foi motivada pelo interesse dos participantes e moradores do entorno da instituição.
O Projeto Gold tem por finalidade promover o desenvolvimento integral da criança, do jovem e do adolescente, complementando a ação da família e da comunidade, em consonância com o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na Declaração Universal dos Direitos da Criança e do Adolescente, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente e demais disposições legais.
Objetivo geral
Incentivar, proteger, apoiar às crianças, adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social e de extrema pobreza, através da oferta de um espaço educativo e esportivo para desenvolver os aspectos sensitivos, cognitivos, afetivos, sociais e motores, formando cidadãos de caráter inclusos na sociedade.
Ações desenvolvidas
- Desenvolver a agilidade, capacidade motora, flexibilidade, criatividade, atenção, força muscular, direcionamento, noção espacial e temporal, percepções auditiva e visual, concentração e conhecimento do corpo.
- Incentivar a prática do esporte e o trabalho em equipe, bem como a descoberta dos dons e talentos através dos exercícios praticados.
-
Dar prosseguimento ao trabalho iniciado que já colhe frutos no que tange a descoberta de novos talentos;
- Oferecer estrutura adequada para a prática esportiva e a melhoria de estrutura de treinamento hoje existente;
- Consolidar o trabalho realizado na formação dos jovens através do aperfeiçoamento técnico e da evolução do resultado individual e coletivo;
- Melhorar a estrutura oferecida através da contratação de profissionais com perfis específicos;
- Estruturar o planejamento pedagógico e acompanhamento da evolução e dos resultados dos atletas.
- Oportunizar aos potenciais atletas que se enquadram em um perfil de situação de pobreza ou em condições restritas a prática desportiva;
- Oferecer treinamentos específicos;
- Garantir um espaço educativo e esportivo para desenvolver os aspectos sensitivos, cognitivos, afetivos, sociais e motores através dos conceitos de disciplina, liderança, cooperação, recreação, lazer e qualidade de vida de modo a formar valores e atitudes, promovendo a sociabilidade e a capacidade criativa;
- Promover a inclusão e possível reabilitação de porta
Impactos sociais
Inclusão
Impacto Externo
Com a melhora significativa no comportamento dos
160 participantes, diminuição no índice do uso das drogas, álcool e prostituição. Todos os participantes do projeto, bem como da comunidade. Através de um trabalho de assistência social com a entrega de cestas básicas. Verificou-se a necessidade de um trabalho efetivo/específico na comunidade que se encontra abaixo da linha da pobreza. Envolvimento, mudança comportamental, entusiasmo, inclusão social e percepção da responsabilidade com o próximo e com a família.
Impacto Interno
Através da mudança de hábito dos professores e da expansão da organização social em termos de estrutura. Os professores e a organização social. voluntários que percebendo a realidade do local se dispuseram a trabalhar. Esforço, dedicação e comprometimento com a sociedade.