Alimentando Sonhos
Resumo
O projeto Alimentando Sonhos trata-se de uma parceria entre a FME Fundação Municipal de Esportes do município de Camboriú, Associação Kadiz Esporte & Lazer, Conselho da Comunidade, Escola Municipal Marlene Pereira Zuchi e outros diversos segmentos da sociedade, que tem como principal objetivo oferecer educação esportiva de qualidade para crianças de 4 a 10 anos inseridas no bairro Cedro de Camboriú. Todas as atividades esportivas para a prática de futebol pela crianças, terá o apoio e suporte estrutural da Associação Kadiz, com professores, material esportivo, uniformes e alimentação.
Estudo da realidade
O projeto Alimentando Sonhos trata-se de uma parceria entre Organização da Sociedade Civil e Órgão Públicos do município de Camboriú.
O projeto atualmente é realizado na Escola Municipal Marlene Pereira Zuchi atende cerca de 290 crianças com idade entre 4 e 10 anos, do pré ao quinto ano, tendo sua sede no bairro Cedro, em uma região popularmente conhecida como inferninho. O bairro recebeu esse cognome por se tratar de uma comunidade extremamente carente e violenta e com grandes indicadores de tráfico de drogas. O bairro não possui pavimentação e nem saneamento básico. Segundo o PPP – Projeto Político Pedagógico da unidade escolar, 75% das famílias atendidas pela escola são naturais de outras cidades do país, e passaram a viver em Camboriú com o intuito de trabalhar em Balneário Camboriú, cidade vizinha considerada pólo turístico nacional, e consecutivamente conquistar uma melhor qualidade de vida. Entretanto atualmente cerca de 43% dessas famílias contam com apenas 2 salários mínimos para o sustento de 5 pessoas, totalizando uma renda per capta de R$ 381,60, comprovando então a situação de pobreza da região.
Justificativa
Acredita-se que atividades esportivas funcionam como meio de prevenção, pois mantém crianças e adolescentes longe das ruas, diminuindo possibilidades de situações de risco. O direito de cada criança e de cada adolescente a praticar esporte e ao lazer está previsto na Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), na Constituição Federal do Brasil (1988) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). O esporte tem a capacidade de integrar crianças e jovens e transformar suas vidas, pois não se limita apenas aos benefícios físicos em relação à saúde e sua potencialidade, pelo contrário ele ultrapassa e promove a construção social e o desenvolvimento do cidadão de maneira geral, melhorando seu convívio familiar, escolar e social. Estes valores, concretizados no esporte, são baseados em princípios que devem reger a educação de crianças.
Com base nessas informações, torna-se notável a necessidade de implantação de projetos sociais nessa região, com intuito de melhorar a qualidade de vida das crianças residentes dessa localidade. Contudo, isto seria altamente relevante para jovens carentes, pois eles muitas vezes não conseguem enxergar suas perspectivas de vida, devido a tantos obstáculos que os impedem de sonhar com uma vida melhor. E é nessa parte que o esporte ganha o seu diferencial, pois em meio a tais ansiedades, o jovem carente poderia refugiar-se praticando quaisquer esportes, esportes estes que os ajudariam a recarregar suas forças emocionais permitindo-os sonhar outra vez e por fim lutar para conquistar seus sonhos, apesar de inúmeras dificuldades atribuídas a ele por causa de seu histórico social.
Objetivo geral
Oferecer atividade esportiva de qualidade para crianças.
Ações desenvolvidas
Oferecer aulas de futebol.
-
Para a realização das aulas de futebol, utiliza-se toda a estrutura da Associação Kadiz, com professores, material esportivo, uniformes e alimentação, além de profissionais cedidos pela FME.
Recuperar espaço físico
-
Recuperar a quadra da Escola Municipal Marlene Pereira Zuchi, que encontrava-se em estado de abandono, marcada pelo vandalismo e sendo utilizada para atos ilícitos. O processo foi gerenciado pela FME, onde utilizou-se da colaboração da comunidade, onde foi realizada limpeza, pintura e restauração de todo o espaço.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Através de conversas com a diretoria da Escola Municipal Marlene Pereira Zuchi e com as famílias dos 50 alunos beneficiados ao decorrer da execução do projeto, percebeu-se que os mesmos melhoraram o desempenho escolar e comportamento em casa, uma vez que o esporte coletivo serve como ferramenta para o ensino e disciplina.
Impacto Interno
Por meio de conversa com o colaborador que ao realiza as atividades esportivas as com as crianças do projeto, os mesmos relatam que se sentem com maior autoestima pessoal e profissional, além aquisição de novos saberes e desenvolvimento do conhecimento educacional com essa troca de aprendizado com os participantes