Biomimética para educação ambiental de jovens profissionais
Resumo
O Nous Cultura Criativa é um escritório de inovação e criatividade de Brasília que desenvolve um projeto de educação em Biomimética a partir de conteúdos online, cursos, workshops, imersões e encontros que falem da filosofia, prática e imitação da natureza para estudantes, universitários, profissionais e empresas que querem repensar sua relação com o meio ambiente. O meio ambiente é um assunto muito relevante nos dias de hoje, sendo reconhecido como assunto a ser tratado pelo governo, academia, sociedade civil e indústria. Esse fato se dá devido às necessidades de conservação e preservação ecológica e de inovação pensando no impacto ecológico desses atores. Os cursos acontecerão ao longo do ano de 2018, conforme parcerias a serem realizadas com universidade, empresas, comunidades ou redes, podendo ter ações online ou presencial em Brasília, Minas Gerais e São Paulo.
Estudo da realidade
O meio ambiente é um assunto muito discutido nos dias de hoje, sendo reconhecido como algo a ser tratado pelo governo, academia, sociedade civil e indústria. Esse olhar de múltiplos atores surgiu devido às necessidades de conservação ou preservação ecológica advindas dos impactos ambientais negativos que a indústria, agricultura e sociedade trouxeram para a natureza. Recentemente, um novo fator foi adicionado a esse cenário que é a necessidade da inovação e da sustentabilidade (no sentido de manutenção da existência econômica, social e ambiental de produtos e serviços) que esses setores estão enfrentando. O mercado e a sociedade estão exigindo uma inovação responsável, que pensa no impacto ecológico que novas ideias podem causar no mundo . Esse movimento pede que conservação e inovação estejam juntas, criando ideias atentas ao meio ambiente sem perder o caráter inventivo. Quando isso não acontece, vemos casos comuns nos dias de hoje de boicote a marcas e iniciativas que não pensam nas questões ambientais (como o fastfashion, uso de canudos, uso de sacolinhas plásticas e outros). Porém, existe um défict entre essa necessidade e a existência de profissionais e estudantes atuando sobre o tema. Em outros países, inovação Bio-inspirada já está tomando parte do mercado e trazendo resultados para todos os setores. É o caso do relatório sobre o Fórum Mundial das Águas que foi divulgado em março de 2018 que traz o uso de design bioinspirado como solução para a crise hídrica em todo mundo. No Brasil, as ações ainda são tímidas e pouco conhecidas entre universidades, empresas, instituições e pelas próprias comunidades.
Justificativa
A Biomimética vem como uma ciência que integra a biologia e a tecnologia por meio de ciência, método e filosofia de reconectar-se à natureza e emular (fazer pelo mesmo motivo) as formas, processos e sistemas. Atualmente, a Biomimética é ofertada como educação somente nos Estados Unidos, sendo poucos especialistas e profissionais chancelados no Brasil para desenvolver tal metodologia. Em uma reportagem de julho de 2018, a Organização internacional do trabalho (OIT, em inglês), colocou o design de produto Biomimético como uma das novas profissões mais promissoras dos próximos dez anos. Além disso, de acordo com recente estudo feito pela organização norte-americana Terrapin, até 2030 estima-se que mais de 400 bilhões de dólares serão investidos em produtos bio-inspirados. Essa realidade pode ser aproximar do Brasil caso agentes internos tomem frente e realizem ações sobre esse tema. Pela educação ambiental a partir de práticas da Biomimética, é possível demonstrar para pessoas e empresas uma nova maneira de pensar o meio ambiente e estimular a criação de produtos eco-eficientes e de impacto positivo para o meio ambiente e sociedade simultaneamente. O Brasil possui grande vantagem em relação ao resto do mundo por: nossa formação de comunidade ser rica e integrada, por ainda termos manifestação de com povos nativos e indígenas em nosso território e por termos biodiversidade abundante. Mesmo em grandes metrópoles é possível ter acesso à natureza, sendo assim, podemos fazer um movimento diferenciado do resto do mundo, recuperando e preservando a natureza existente.
Objetivo geral
Disseminar uma cultura de inovação e empreendedorismo que pense no meio ambiente e observe a natureza como fonte de inteligência para seus projetos, negócios e empreitadas
Ações desenvolvidas
Ter profissionais, universitários considerando integrar princípios da natureza em seus projetos.
- Fazer vídeos/artigos para canais de redes sociais
- Divulgar o tema de Biomimética para profissionais e pessoas que queiram atuar na área
- Criar workshops temáticos
- Registrar ação por meio de fotos e vídeos para estimular quem não pode participar
Desmitificar a distância que profissionais de inovação percebem entre biologia e tecnologia
- Contactar parceiros ou redes para oferta da ação
- Promover atividades práticas que integrem os dois temas
Impactos sociais
Meio ambiente
Impacto Externo
A partir de aulas, palestra sobre o tema Biomimética, os participantes puderam perceber que é possível integrar meio ambiente e inovação em projetos e negócios. Os beneficiados por essa ação foram jovens e estudantes de faculdade e profissionais de várias áreas. Aconteceram em lugares aonde comumente não se abordaria o assunto natureza como uma referência prática de ação. Por se tratar de um assunto diferenciado, mas com aplicabilidade, foi possível perceber engajamento com o tema e procura por novas conversas, mais elaboradas.
Impacto Externo
Divulgação de conteúdo básico de Biomimética de maneira gratuita no Instagram e Facebook. Os principais beneficiados foram comunidades digitais, estudantes e profissionais que precisavam de orientação sobre o tema. Os vídeos foram realizados durante os intervalos das ações de workshop e palestras, ajudando a informar pessoas que não puderam estar presencialmente nessas ações. A sequencia de vídeos, ainda publicados, receberam muitas visualizações e houve contato e proposta de gerar novos materiais e falas a partir desse contato.