Costurando Novas Oportunidades
Resumo
As organizações Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa- ISMEP, Amigos do Brasil em Prol da Ética - ABRA, Centro Social Luterano Cantinho do Girassol, Instituto BRB, D2P Desenvolvimento de Pessoas e Projetos e La Pimenteira se reuniram para trabalhar no projeto já existente Costurando Novos Caminhos, promovido pelo Cantinho Girassol em formar 20 mulheres em costura. A união dessas Instituições fez nascer o projeto: Costurando Novas Oportunidades para que as mulheres envolvidas nesse projeto possam ao finalizar o curso de costura desenvolverem a sua autonomia para gerar renda própria. Essa autonomia será gerada pelo desenvolvimento do talento de cada participante para a empregabilidade ou para a produção de produtos com valor comercial. O projeto acontecerá de agosto a outubro de 2018 nos espaços das organizações envolvidas.
Estudo da realidade
Desemprego e despreparo para o mercado de trabalho é uma realidade brasileira. No brasil atualmente falta trabalho para 27,6 milhões de brasileiros. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) trimestral divulgada nesta quinta-feira (15/08/2018) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de subutilização da força de trabalho ficou em 24,6 % no 2º trimestre de 2018. Ainda segundo o mesmo IBGE, o número de desalentados bateu novo recorde e atingiu 4,8 milhões no 2º trimestre, 203 mil pessoas a mais em relação ao 1º trimestre. Já o número de subocupados subiu para 6,5 milhões contra 6,2 milhões nos 3 primeiros meses do ano. No trimestre encerrado em junho, o número de desempregados somou 13 milhões, contra 13,7 milhões no 1º trimestre.
Justificativa
Diante do estudo da realidade apresentado, entendemos ser muito importante no contexto atual propiciar um projeto promotor de autonomia e independência econômica e social. Pois tais habilidades podem possibilitar o desenvolvimento de vivencias e conhecimento a respeito a si próprio e aos outros, fundamentadas em princípios ético-políticos de defesa da cidadania e justiça social. Neste ínterim, essa oportunidade pode gerar também vivencias que contribuam para a construção de projetos individuais e coletivos, desenvolvimento da autoestima, autonomia e sustentabilidade. E, assim, Costurando Novas Oportunidades, estaremos construindo uma Brasília melhor para mim, para você, para todos nós.
Objetivo geral
Gerar oportunidade de renda as mulheres atendidas pelo projeto costurando novos caminhos.
Ações desenvolvidas
Levantar contatos das empresas Têxteis do DF.
- Contatar as empresas Têxteis até outubro de 2018.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Pelo processo de acompanhamento e avaliação junto a 18 mulheres que concluíram as capacitações, as mesmas, estão com maior empoderamento, aquisição de conhecimento, novos saberes e experiencias, tornando-se protagonistas de duas histórias pelo despertar e desenvolvimento do seu saber.
Impacto Interno
Por meio dos diálogos e reuniões, das seis instituições participantes do projeto: ISMEP, D2P, LA PIMENTEIRA, INSTITUTO BRB, ABRA e CANTINHO DO GIRASSOL que ao realizaram o processo de preposição, execução e monitoramento do projeto, estão com maior desenvolvimento e aquisição de conhecimento na gestão e execução de projetos sociais na comunidade.