Centro de capacitação LíderAção
Resumo
O projeto Centro de Capacitação LíderAção – CCL tem como base a promoção da liderança moral entendida como liderança baseada em valores.
A iniciativa nasceu da necessidade de as comunidades participarem mais ativamente das ações de seu bairro e se unirem em prol de um objetivo comum. A abordagem adotada para melhorar esse engajamento, visando à mudança da forma culturalmente menos coletiva de pensar, foi a de ministração de cursos que proporcionem ferramentas e estratégias de liderança para que a população se envolva com problemas e soluções da sua comunidade.
Para isso, serão oferecidos cursos voltados a lideranças de bairros e demais integrantes de movimentos sociais que atuem ou desejam atuar em organizações comunitárias (Associações de Bairros, Conselhos Municipais, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e outras entidades de Cidadania).
A metodologia do “LíderAção” foi concebida com base no princípio de que os líderes precisam exercer liderança apoiada em valores e devem ter o conhecimento básico e as ferramentas disponíveis para gerenciar bem seus projetos. A partir desses conceitos básicos, o projeto foi estruturado para manter um equilíbrio entre o conteúdo para desenvolver valores e conteúdo para facilitar o gerenciamento e a participação da comunidade.
Além de melhorar a integração das comunidades com o Poder Público, a ação visa promover aumento do capital social, definido como redes de confiança, solidariedade e cooperação, bem como as normas e valores que facilitam a ação e promovam a colaboração entre os membros de uma comunidade para seu benefício mútuo.
Estudo da realidade
Estudo da realidade
Sorocaba é uma cidade metropolitana e é a quarta mais populosa do interior de São Paulo (precedida por Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto) e a mais populosa da região sul paulista, com uma população de 671 186 habitantes, estimada pelo IBGE para 1 de julho de 2018, sendo, portanto, uma capital regional.
Ao longo dos últimos vinte anos, a cidade passa por diversos projetos de urbanização para se tornar uma das mais desenvolvidas do país. Sorocaba recebeu urbanização de ruas e avenidas, se preparando para receber um tráfego intenso diariamente, principalmente de veículos de outras cidades (microrregião de Sorocaba).
A cidade é um importante polo industrial do estado de São Paulo e do Brasil e sua produção industrial chega a mais de 120 países, atingindo um PIB acima dos R$ 32 bilhões, o décimo nono maior do país, a frente de várias capitais brasileiras.As principais bases de sua economia são os setores de indústria, comércio e serviços, com mais 22 mil empresas instaladas, sendo mais de duas mil delas indústrias.
Em 2012, a cidade teve o quinto maior mercado consumidor do interior do país e o segundo do estado, apenas atrás de Campinas, com média de consumo per capita de R$ 19,5 mil por ano. Neste mesmo ano o PIB da cidade cresceu 4,8%, maior que a média nacional, de 2,5%. Em 2015 considerada a 12ª melhor cidade do país para se investir e em 2016 a oitava do país para se empreender. Em 2017 foi eleita a décima melhor cidade do Brasil para viver.
Devido a este crescimento econômico, nasceu a necessidade de as comunidades participarem mais ativamente das ações de seu bairro e se unirem em prol de um objetivo comum. A abordagem adotada para melhorar esse engajamento, visando à mudança da forma culturalmente menos coletiva de pensar, foi a de ministração de cursos que proporcionem ferramentas e estratégias de liderança para que a população se envolva com problemas e soluções da sua comunidade.
Justificativa
Para sermos melhores líderes, devemos ser melhores pessoas e seguir um caminho que nos aproximará da nossa comunidade e família, usando as melhores ferramentas de gerenciamento e estratégias pessoais possíveis. Essa convicção constitui a base do Projeto Centro de Capacitação LíderAção - CCL para promover a liderança moral entendida como liderança baseada em valores. Esses conceitos foram idealizados pelo Prefeito José Crespo ao propor à Secretaria da Cidadania e Participação Popular o desenvolvimento de um projeto de capacitação para formação de liderança comunitária.
Quando as pessoas de uma comunidade estabelecem relacionamentos baseados em valores como a solidariedade, democracia, confiança, reconciliação e o respeito, esses valores constituem o capital social que lhes permitirá implementar com êxito diversos projetos de desenvolvimento.
A ideia foi concebida com base no princípio de que os líderes precisam exercer liderança apoiada em valores e devem ter o conhecimento básico e as ferramentas disponíveis para gerenciar bem seus projetos. As comunidades precisam participar ativamente. A partir desses conceitos básicos, o projeto foi estruturado para manter um equilíbrio entre o conteúdo para desenvolver valores e conteúdo para facilitar o gerenciamento e a participação da comunidade.
O projeto visa desenvolver um processo educacional como uma estratégia para aumentar o capital social, definido como redes de confiança, solidariedade e cooperação, bem como as normas e valores que facilitam a ação e promovam a colaboração entre os membros de uma comunidade para seu benefício mútuo. O processo foi adaptado de uma metodologia usada pela Universidade de Harvard.
Objetivo geral
Permitir que líderes comunitários reflitam, fortaleçam e pratiquem seus valores, em nível pessoal, familiar e comunitário,além de construir seus conhecimentos e usar recursos para melhorar o desempenho da comunidade.
Ações desenvolvidas
Provocar a organização comunitária para o compartilhamento de metas comuns
- Promover aulas e palestras com pessoas engajadas para ensinar e debater temas comuns para formar líderes , sendo ministradas por profissionais, voluntários ou não.
Incentivar o fortalecimento dos vínculos de solidariedade entre os atores sociais
- Possibilitar, através de encontros, que os líderes em formação, fortaleçam vinculos uns com os outros , formando assim uma rede de contatos.
Estimular o envolvimento e apropriação da população por assuntos de interesse público
- Mostrar através de ações e exemplos como a apropriação da coisa pública pode fazer com que a população se envolva cada vez mais com assuntos coletivos.
Impactos sociais
Economia
Impacto Interno
O uso otimizado dos equipamentos da Prefeitura e dos servidores municipais trouxe benefícios mútuos, uma vez que o uso das Casas do Cidadão reduziu o deslocamento da população participante e aumentou a adesão ao Projeto.
Foi percebida economia também por parte do Poder Público, já que a integração com o Programa Sorocaba Voluntária permitiu a participação de professores voluntários, grande parte deles servidores públicos, em um contexto econômico em que todo gasto evitado sem a descontinuação de Projetos leva a resultados excelente para todos.
Educação
Impacto Externo
Foi percebido impacto social na avaliação de reação aplicada ao final do curso. Os líderes foram os principais beneficiados e as comunidades como um todo, beneficiárias colaterais, uma vez que o aprimoramento dos líderes tende a levar ao amadurecimento global da comunidade. Foram ministradas aulas a lideranças constituídas e aos interessados no tema, utilizando unidades das Casas do Cidadão onde foram feitas as abordagens de temas baseados em valores que estimulam o desenvolvimento do capital social necessário à implementação com êxito dos diversos projetos dos envolvidos.
Política
Impacto Externo
Percebeu-se maior aproximação da população com o Poder Público, por meio dos debates e das ideias trazidas no curso, promovendo benefício mútuo dos envolvidos, pelo maior conhecimento dos direitos e deveres e das atribuições da Prefeitura, em um contexto de relacionamento altamente marcado pela intermediação do Poder Legislativo (Câmara). Notou-se maior autonomia da população, conscientizada de seu direito de requerer ao Executivo sem necessariamente haver o intermédio dos Vereadores, ganhando-se maior assertividade no encaminhamento das demandas.