Ressignificando a vida através das Terapias Complementares
Resumo
Resumo
IBRAPPER “Superando a dor com amor”, entende que apesar dos avanços tecnológicos e científicos, os tratamentos convencionais para os pacientes com câncer (cirurgia, radioterapia, quimioterapia e uso bolsas de colostomia, urostomia e ileostomia), ainda concentram-se, na maioria, nos aspectos físicos da doença e, em geral, não levam em consideração os fatores emocionais associados ao surgimento e evolução da patologia nem a capacidade de autocura do corpo.
O IBRAPPER, através de muitos estudos e pesquisas, apresenta toda uma construção a partir de abordagens tecnicamente corretas para que se possa obter um resultado esperado e eficaz, cuidando para que todos os esforços estejam focados na geração de resultados para os assistidos, de acordo com suas necessidades, diminuindo os efeitos colaterais causados pelos tratamentos e melhorar a qualidade de vida que o paciente possa ter antes, durante e após o tratamento visando o equilíbrio emocional do indivíduo.
Com atendimento semanal, através das terapias complementares aumenta-se a capacidade do corpo de lutar contra a patologia, diminuir a incidência de uma possível depressão, de cansaço extremo ou de enfraquecimento do sistema imunológico.
“No atendimento com as terapias complementares cria-se um vínculo entre o terapeuta e o usuário, no qual ele fala sobre sua história de vida e problemáticas que o afligem.”
Comenta Cleide Machado – Presidente do IBRAPPER.
Estudo da realidade
O câncer é uma das preocupações da agenda global da saúde. Conforme o Instituto Nacional do Câncer - INCA, o número estimado para Incidência de Câncer no Brasil, é de 596 mil novos casos de câncer para 2016-2017. Entre os homens, são esperados 295.200 novos casos, e entre as mulheres, 300.800 novos casos.
Hoje um dos principais atendimentos do IBRAPPER são os OSTOMIZADOS (ostomia é uma intervenção cirúrgica que permite criar uma comunicação entre o órgão interno e o exterior, como a finalidade de eliminar os dejetos do organismo. A nova abertura que se cria com o exterior, chama-se ostoma.
São em média 180 pacientes, sendo o mais novo 07meses o mais velho 86 anos.
A existência de um serviço de atenção às pessoas ostomizadas com profissionais capacitados é muito importante, pois ele presta assistência de natureza interdisciplinar às pessoas com estoma, tendo como seu principal objetivo a reabilitação das mesmas, enfatizando a orientação para o autocuidado, e na impossibilidade, orientar o cuidador e/ou familiar sobre a realização das atividades de vida diária e a prevenção de complicações nas ostomias.
Justificativa
O IBRAPPER proporciona aos pacientes oncológicos e ostomizados, assim como aos seus familiares imediatos, acompanhamentos nas áreas de serviço social, psicologia,nutrição, educação física, psicanálise, estomaterapia, reflexoterapia e outras terapias complementares.Os pacientes que recebem tratamento diferenciado e personalizado tendem a reagir mais rápido aos tratamentos convencionais e sentem-se atendidos no sentido mais amplo da palavra. Os familiares desses pacientes, em inúmeras instâncias,ficam aflitos e desestruturados durante o processo, por essa razão também necessitam de apoio. Dessa maneira há contribuição significativa para a melhoria da qualidade de vida de todos.
Desde janeiro/2017, atendemos cerca de 330 pacientes, de 07 à 86 anos em situação de vulnerabilidade social e emocional, possibilitando o conforto esperado pois o IBRAPPER considera o indivíduo como um ser integral, tendo como premissa o atendimento terapêutico com profissionais especializados, com trabalho personalizado na elaboração de programas terapêuticos individuais e/ou em grupo, de acordo com as necessidades de cada um.
Objetivo geral
Divulgar e transmitir informações seguras e idôneas a respeito dos benefícios da Reflexologia e das diversas terapias complementares, proporcionando o auxílio na qualidade de vida nos processos terapêuticos aos pacientes oncológicos e ostomizados. Orientar por meio da conscientização as prevenções e os cuidados com a saúde e oferecer atendimento terapêutico aos familiares dos assistidos e a comunidade.
Ações desenvolvidas
Assistir pacientes oncológicos e seus familiares imediatos nas áreas de terapias complementares proporcionando o auxilio na qualidade de vida nos processos terapêuticos aos assistidos.
-
Realização de cadastro, acolhimento e anamnese dos assistidos
Preenchimento da ficha socioeconômica para a identificação das necessidades
Acompanhamento por:
Serviço social
Psicologia
Nutrição
Psicanálise
Estomaterapia,
reflexoterapia e outras - Preenchimento da ficha socioeconômica para a identificação das necessidades
-
Acompanhamento por:
Serviço social
Psicologia
Nutrição
Psicanálise
Estomaterapia,
reflexoterapia e outras
Garantir o acesso às políticas públicas relacionadas ao tema;
realizar entrega de bolsas de colostomia, urostomia e ileostomia, material indispensável para a qualidade de vida, bem estar e autonomia de tais indivíduos.
-
Enfermeiras com especialização em estomoterapia
realizam a orientação aos pacientes ostomizados:
- limpeza e higiene da bolsa de colostomia
- cuidados com a pele ao redor do estoma
- bolsa adequada para cada paciente
- alimentação adequada nos primeiros meses de adaptação
- palestras sobre a sexualidade e cuidados gerais para essa nova fase da vida
do paciente.
Impactos sociais
Inclusão
Impacto Interno
Percebemos a equipe de profissionais, voluntários, assistidos e familiares através das vivências, palestras, reuniões e atendimentos que houve o fortalecimento por parte dos profissionais para desenvolverem o trabalho no dia a dia, estando mais aptas para as atividades com a terceira idade e fortalecimento de vinculos.
Saúde
Impacto Externo
Pelos relatos compartilhados os assistidos e familiares, através do acolhimento e atendimentos voltados a humanização, sentiram a ressignificação da vida, fortalecimento da autoestima para tornar-se multiplicadores de conhecimento.