Empréstimo de material médico-hospitalar
Resumo
Atualmente, 80% dos brasileiros dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde- SUS, porém ele sozinho já não consegue atender toda a população. É preciso unir forças sociais e políticas para defender o direito à saúde.
As Casas André Luiz, que há 69 anos tem como missão gerar qualidade de vida à pessoa com deficiência, através do seu Depto. de Serviço Social da Unidade Doutrinária, também realiza projetos paralelos que auxiliam em questões de saúde pública. Entre eles: o Programa de Apoio à Gestante Carente e o Empréstimo de material médico-hospitalar. O Empréstimo de material médico-hospitalar assiste a sociedade com muletas, andadores, cadeiras de banho, cadeiras de rodas, camas hospitalares, entre outros; recebidos em doação da própria sociedade. Durante o ano de 2017 foram realizados 1.253 empréstimos. Porém, com o crescimento dos bazares Mercatudo, observou-se que a demanda por este material também aumentou. Mais pessoas vão em busca da compra ou doação destes itens e acabam sendo orientadas a solicitar o empréstimo, com o objetivo de que outras pessoas possam ser beneficiadas após a devolução do material, lembrando que o empréstimo pode ser renovado.
A presença do Mercatudo na cidade de Sorocaba, fez com que a demanda por empréstimo de material médico-hospitalar na região também crescesse, identificando a necessidade de implantar um braço do setor de empréstimos na cidade, uma vez que a retirada na cidade de Guarulhos - onde estão estocados os materiais - se tornava inviável. Com isso, em 2017 foi montado um projeto piloto no Mercatudo - Unidade Sorocaba que passou a disponibilizar alguns materiais para empréstimo, de acordo com a disponibilidade de produtos arrecadados na própria cidade. De 2017 até junho de 2018, a unidade Sorocaba realizou 422 empréstimos de maneira espontânea, ou seja, sem divulgação do serviço. Porém, não tem conseguido atender todas as solicitações.
Para atender esta demanda a Instituição vai formalizar o programa. Iniciou-se a captação de materiais junto as outras unidades Mercatudo, para gerar o estoque inicial da Unidade Sorocaba, e está buscando parcerias para a continuidade do projeto em benefício da comunidade Sorocabana.
Estudo da realidade
As Casas André Luiz tem como missão gerar qualidade de vida à pessoa com deficiência. Porém, além disso, o Departamento de Serviço Social da Unidade Doutrinária das Casas André Luiz realiza outras ações paralelas de apoio a comunidade. Entre elas estão os programas de Apoio à Gestante Carente e Empréstimo de material médico-hospitalar.
A cada ano, a procura por estes programas aumentam. Durante o ano de 2017 o programa de
Empréstimo de material médico-hospitalar realizou 1.253 empréstimos de materiais como: camas hospitalares, cadeiras de banho, cadeiras de rodas, muletas e andadores.
Observou-se que a demanda por empréstimo de material médico-hospitalar foi estendida para outras cidades onde o Mercatudo está inserido, como Campinas e Sorocaba. Com isso, foi identificado a necessidade de implantar um braço do setor de empréstimos nestas localidades, uma vez que a retirada na cidade de Guarulhos se tornava inviável.
De maneira informal, em 2017 o Mercatudo - Unidade Sorocaba passou a disponibilizar alguns materiais para empréstimo, de acordo com a disponibilidade de produtos arrecadados na própria cidade. De 2017 até o primeiro semestre de 2018, a unidade Sorocaba realizou 422 empréstimos de maneira espontânea, ou seja, sem divulgação do serviço.
Sendo assim, pudemos comprovar a necessidade de oficializar e potencializar o serviço de empréstimo de materiais ortopédicos na cidade de Sorocaba.
Justificativa
A cidade de Sorocaba contribui para o contínuo trabalho das Casas André Luiz em prol da pessoa com deficiência, por meio de suas doações ao Bazar Mercatudo Casas André Luiz, e a implantação do projeto "Empréstimo de material médico-hospitalar" é uma forma de retribuir essa ajuda à sociedade.
Mesmo tendo iniciado o projeto de maneira tímida - informal e sem divulgação-, a procura por empréstimo de material médico-hospitalar pela cidade de Sorocaba e região tem aumentado, e o Mercatudo não tem conseguido atender a todos que entram em contato solicitando este tipo de material.
Visando atender esta demanda, o Departamento de Serviço Social da Unidade Doutrinária das Casas André Luiz entendeu a necessidade de formalizar o programa e iniciou a captação de materiais médico-hospitalar junto as suas outras unidades Mercatudo, para abastecer e formar um estoque inicial na Unidade Sorocaba. Com isso, as Casas André Luiz terá condição de divulgar o programa de empréstimo, buscar parcerias e beneficiar mais pessoas da comunidade Sorocabana.
Objetivo geral
Contribuir com o município de Sorocaba e região de forma gratuita, auxiliando na reabilitação da saúde da população mais carente, por meio do projeto “Empréstimo de Material médico-hospitalar”.
Ações desenvolvidas
1. Formar um estoque inicial de materiais médico-hospitalares, para iniciar o projeto de maneira oficial na cidade;
- Captar materiais médico-hospitalares nas outras unidades Mercatudo.
Impactos sociais
Economia
Impacto Interno
O resultado foi percebido pela demanda de empréstimos. O projeto, beneficia também colaboradores diretos e indiretos, assim como seus familiares. Os colaboradores acabam viabilizando o empréstimo para seus familiares e vizinhos, mediante a disponibilidade dos materiais médico-hospitalares. Com isso o projeto torna-se também um beneficio e causa impacto positivo na vida dos colaboradores do Mercatudo.
Impacto Externo
O Número de materiais emprestados representa o número de materiais reciclados - que muitas vezes necessitam de reparos-, que puderam ser reaproveitados e continuar sendo útil para outras pessoas, principalmente a população carente que não tem condições de comprar estes materiais. Pensando nisso, o Mercatudo realiza toda a operação de retirada, conserto e distribuição destes materiais até a cidade de Sorocaba, visando o andamento do projeto. Percebe-se como resultado, mais materiais sendo reaproveitados e pessoas carentes sendo beneficiadas.
Saúde
Impacto Externo
O número de empréstimos realizados mostra um benefício para a população da cidades de Sorocaba e do entorno. Empréstimo sem custo, restrição ou prazo de devolução, uma vez que ele pode ser renovado gratuitamente caso necessário. O resultado percebido foi o aumento na demanda pelo empréstimo e no atendimento a esta demanda.