Campanha do Agasalho Atlanta 2018
Resumo
Conhecendo a realidade dos portadores de deficiência física e/ou intelectual atendidos pelas Casas André Luiz, desenvolvemos no mês de Junho de 2018, nas instalações da empresa Atlanta em Sorocaba, uma campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores. O objetivo da mesma é fazer com que possam ter peças adicionais de troca pois como estão acamados (em muitas vezes) acabam sujando os cobertores e agasalhos utilizados, necessitando de trocas constantes. Além do patrocínio de cobertores realizado pela empresa, também convidamos nossos Colaboradores a contribuir e a adesão ocorreu de maneira muito satisfatória.
Estudo da realidade
Partindo de um quadro conceitual genérico, a classificação tradicional caracteriza as seguintes deficiências: mental, física, visual, auditiva e múltipla. De acordo com estimativas da ONU (não confirmadas oficialmente no Brasil), essas deficiências afetam 10 por cento da população de países em desenvolvimento, nas seguintes proporções: No Brasil, as estimativas demonstram que a deficiência mental corresponde à metade do total da população: seriam 7,5 milhões de pessoas hipoteticamente deficientes, entre os 15 milhões de brasileiros.
Desta forma, o atendimento as necessidades especificas dessa população, torna-se um ponto importante para que possam desenvolver condições de interagir na sociedade e adquirir habilidades que podem proporcionar alguma independência social.
As Casas André Luiz está desde 1949, cuidando de deficientes intelectuais, com ou sem deficiência física associada. São realizados anualmente 195 mil atendimentos médicos e terapêuticos em todas as especialidades. Pela credibilidade e transparência de todos os trabalhos desenvolvidos, somos certificados pela ISO 9001:2008.
Justificativa
A Atlanta desenvolveu a Campanha do Agasalho 2018, que visa a coleta de agasalhos e cobertores. A necessidade dessa campanha se justifica pela grande utilização dos cobertores e agasalhos tanto nas unidades de atendimento dormitório das Casas André Luiz como também para que os mesmos sejam entregues aos assistidos e utilizados em suas residências.
A Atlanta fez a sua parte na doação dos cobertores e estimulou também seus Colaboradores a verificarem em casa o que poderiam disponibilizar, fortalecendo o espirito de solidariedade.
.
Objetivo geral
"Proporcionar maior bem estar a pessoas com deficiência que estão nos hospitais, bem como acamados em suas residências, atendidos pela Casa André Luiz."
Ações desenvolvidas
- Disponibilizar uma quantidade maior de peças de inverno (agasalhos e cobertores) para os deficientes intelectuais atendidos pela Entidade
- - Elaborar o material para divulgação da campanha
- - Distribuir cartazes e informativos nos principais pontos da empresa
- - Mobilizar o grupo de Colaboradores Atlanta para participação na campanha
-
- Arrecadar agasalhos e cobertores para entrega na entidade
- - Agendar o dia da entrega com participação de alguns Colaboradores voluntários
Impactos sociais
Inclusão
Impacto Externo
A entidade aumentou sua disponibilidade de itens (agasalhos e cobertores) para promover o bem-estar nesse período. Os principais beneficiados foram os atendidos, internados, com troca constante de roupas como aqueles que recebem atendimento domiciliar. A partir dos atendimentos sociais realizados pela instituição, foi possível identificar quais seriam as situações de maior urgência para atendimento imediato. O resultado foi satisfatório na medida em que aumentamos a disponibilidade dos itens oferecidos proporcionando maior conforto e bem-estar.
Impacto Interno
A ideia de doação de itens de inverno, mobilizou nossa organização. Informamos sobre o destino dos agasalhos e percebemos que os Colaboradores aderiram. A pergunta sobre a data da campanha no próximo ano confirmou o interesse. Espontaneamente já conversavam entre si para pensar em fazer alguma doação como equipe também, se estruturar melhor e conseguir um bom número de itens arrecadados. Ficamos muito contentes com o resultado pois estamos aumentando nosso grupo interessado em práticas de voluntariado.