Papo Reto
Resumo
Através de um espaço de diálogo aberto e de resinificação de valores e crenças, a Oka Expertise promove o projeto Papo Reto, que visa construir junto aos jovens internados na Fundação Casa III um projeto de vida, sob uma nova perspectiva.
O projeto acontece todas as quartas feiras nas dependências da Fundação Casa III, onde através de uma roda de conversa e de atividades que levam a reflexão, os jovens tem a possibilidade de repensar e reconstruir sonhos e valores.
Estudo da realidade
Em 2016, o Ministério Público fez um levantamento a fim de conhecer com mais detalhes a realidade dos jovens que estão hoje em internação na Fundação Casa e, assim, poder propor iniciativas que contribuam com o desenvolvimento dos adolescentes.
O levantamento apontou que 98% não tiveram contato com a rede de ensino privada, 99% dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) e nunca tiveram convênio particular, 64% não convivem com o pai biológico, sendo que 18% não tem o nome do pai biológico no registro, e 69% dos jovens são afrodescendentes.
Segundo o mesmo levantamento alguns roubam por desejo de terem alguma coisa, para ter independência ou status. Eles buscam um certo protagonismo.
Os dados também apontam que 40% das mães dos jovens internados são donas de casa, 21% são diaristas, 12% auxiliares de cozinha, 9% estão presas e as restantes prestam serviços gerais. 100% delas não tem ensino superior. Nas famílias de somente 19% desses jovens há ao menos uma pessoa cursando o nível superior.
Escolaridade baixa, defasagem no ano da escola, vínculos familiares fragmentados, entre outros, permeiam a grande maioria dos jovens que hoje se encontram nessa situação, além do estigma lançado pela sociedade sobre esses jovens.
Justificativa
Quanto maior o estigma, maior a desigualdade. Se somos desejosos por uma sociedade mais igualitária, precisamos buscar mais equilíbrio. O Estado tem a obrigação, mas a população também tem que se inteirar ao invés de colocar sempre o jovem numa posição refratária.
Além disso são poucos os espaços de dialogo, acompanhados por um profssional e livre de julgamentos que esses jovens possuem.
Pensando nisso a Oka Expertise lança o projeto Papo Reto, que acontece quinzenalmente nas próprias dependências da Fundação Casa III, onde os jovens tem a oportunidade de falarem e serem ouvidos, sendo estimulados a repensar o seu protagonismo através da construção de um Projeto de Vida, com metas reais e atingíveis.
Objetivo geral
Auxiliar os jovens internos da Fundação Casa III a construir um projeto de vida com metas e objetivos atingíveis.
Ações desenvolvidas
Criar rodas de conversa com os jovens
- Estabelecer contato com a Fundação Casa III ofertando o projeto
- Construir cronograma quinzenal de atividades
- Comparecer quinzenalmente na Fundação Casa III
- Pensar em temas que deverão ser abordados em cada roda
- Fomentar um espaço aberto e livre de julgamentos, onde os jovens se sintam a vontade para compartilhar pensamentos e ideias.
Promover uma mudança de pensamento e inclusão de novos valores.
- Discutir temas como violência e criminalidade
- Identificar no discurso dos jovens, crenças limitantes
- Identificar no discurso dos jovens, valores invertidos
- Promover ações através de diálogos, filmes, workshops que objetivem o rompimento dessas crianças e modificações desses valores.
Construir um projeto de vida.
- Identificar sonhos.
- Identificar potencialidades individuais.
- Construir metas a curto, médio e longo prazo.
- Construir o passo a passo de como cada meta pode ser alcançada.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Através do discurso foi percebido que, estes adolescentes, passaram a questionar e a repensar seus valores e a maneira com a qual enxergam o mundo e a a temas específicos como: dinheiro, trabalho, certo e errado, e com isso temos adolescentes saindo do processo de internação com novo discurso e projeto de vida.
Inclusão
Impacto Externo
Através da conduta desses adolescentes, percebemos que a criação de um projeto de vida exequível, possibilita a esses jovens uma nova possibilidade de inclusão social, sendo este projeto de vida um guia norteador de metas para quando estiverem se reinserindo novamente na sociedade.