Turismo Sustentável e Consciente
Resumo
A Secretaria de Turismo de Balneário Piçarras desenvolve projeto de “Turismo Sustentável e Consciente” em parceria com a Secretaria de Educação de Balneário Piçarras e Fundação do Meio Ambiente através de mobilização e sensibilização por meio de palestras e ações in loco em área de restinga à beira-mar, pois percebe-se que são necessárias práticas educativas de conscientização voltadas as crianças, sendo uma estratégia de preservação do meio ambiente através do descarte correto do lixo e redução do uso do plástico considerando que a cidade apresenta rios e uma orla marítima a ser preservada, e que busca a certificação internacional de gestão de praias pela “Bandeira Azul”, sendo que as palestras acontecerão nos meses de agosto e setembro de 2018 para os 4º e 5º anos dos Anos Iniciais das escolas públicas e privadas municipais de Balneário Piçarras.
Estudo da realidade
O projeto de “Turismo Sustentável e Consciente” da Secretaria de Turismo de Balneário Piçarras tem como base a necessidade de se desenvolver ações sociais de cunho ambiental junto a alunos das escolas públicas e privadas municipais, professores e diversos agentes sociais da comunidade na busca da melhor maneira de se praticar a responsabilidade ambiental, promovendo a conscientização ambiental, visto a necessidade de se desenvolver uma base de conhecimento ambiental de modo a suprir a carência nesta área do ensino, fortalecer a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e promover a interação da Secretaria de Turismo com a sociedade, assim, o projeto atua através de palestras a escolas municipais e público interno e externo. O projeto tem início no dia 21 de Agosto de 2018 com previsão de término em outubro de 2018, ministrando 6 palestras. Cada vez mais se faz necessário encontrar formas de minimizar o impacto ao meio ambiente, buscando a sustentabilidade. Porém nas escolas a sustentabilidade ainda é um conceito pouco difundido e a grande maioria com poucas ações realizadas neste sentido. Somente conseguiremos mudar hábitos e adotar práticas de consumo consciente se investirmos na Educação Ambiental para crianças, elas se tornarão os guardiões do meio ambiente, e assumirão um papel de responsáveis pela sua comunidade e principalmente pelo meio ambiente em que estão inseridas.
Justificativa
A Secretaria de Turismo busca um desenvolvimento de um turismo sustentável para a cidade de Balneário Piçarras e dessa forma acredita que promovendo capacitações ambientais para alunos das escolas do município, estará contribuindo com o objetivo proposto. A Secretaria ainda é apoiadora na certificação internacional de gestão de praias do programa "Bandeira Azul" que tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. Desta forma a realização deste projeto contribuirá nesse processo de certificação internacional, elevando o grau ambiental do município.
A Secretaria já desenvolveu nos anos anteriores projetos de capacitação aonde abordava também a questão de preservação ambiental, bem como vem atuando no Comitê da Bandeira Azul, e isso nos qualifica a aprimorar o projeto neste ano, ampliando para aulas nas áreas sensíveis da orla da praia. O projeto ainda visa melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento social na cidade de Balneário Piçarras.
Objetivo geral
Utilizar práticas educativas para sensibilizar e conscientizar os cuidados com o meio ambiente ajudando a preservar áreas sensíveis, como as restingas, os rios e a balneabilidade da praia de Balneário Piçarras buscando um turismo sustentável.
Ações desenvolvidas
Disponibilizar os espaços das Unidades Escolares Municipais para a realização das Palestras;
- Verificação das escolas com espaços adequados para as atividades e firmar cronograma com a coordenação das mesmas.
Fornecer transporte para a realização dos passeios monitorados pelos atrativos turísticos de Balneário Piçarras;
- Disponibilização de transporte adequados para a realização dos passeios monitorados pelos atrativos turísticos de Balneário Piçarras.
Conceder alunos da Rede Municipal de Ensino para a realização do Projeto.
- Organização e permissão da saída dos alunos de 12 a 14 anos da Rede Municipal de Ensino da sala de aula para a realização do Projeto.
Impactos sociais
Economia
Impacto Externo
O projeto teve seu resultado percebido através das avaliações feitas pelos que acompanharam as palestras. Os principais beneficiados de modo direto foram os alunos e os professores, entretanto, toda a população e inclusive a economia do Município foi beneficiada, uma vez que estes ao concluírem as capacitações obtiveram o conhecimento da importância e o significado de preservação ambiental, tendo em vista que a praia é o principal gerador de fluxo turístico e por tanto preservar e disseminar esse conhecimento é preciso.
Educação
Impacto Interno
Após a execução do projeto os autores reuniram-se sendo 4 integrantes da Secretaria de Turismo e 1 da Fundação de Maio Ambiente, que ao ministrar as capacitações com os alunos e professores, demonstraram maior interesse e conhecimento sobre as restingas, preservação ao meio ambiente podendo assim disseminar o conhecimento obtido para mais pessoas. As ações desenvolvidas com os alunos e professores, motivaram os profissionais que atuaram neste projeto a acreditar mais nos jovens e continuar projetando um crescimento turístico de forma planejada.
Meio ambiente
Impacto Externo
O projeto teve seu resultado percebido através das avaliações feitas pelos professores que acompanharam as palestras, além dos comentários e a percepção dos idealizadores do projeto. Os principais beneficiados de modo direto foram 147 alunos e 6 professores, que ao concluírem as capacitações obtiveram o conhecimento das espécies de restinga, sua importância e o significado de preservação ambiental, e ter a consciência de que o principal gerador de fluxo turístico é a praia e por tanto preservar é preciso.