Projeto Surf Comunitário
Resumo
Em 2008 a Unimed Litoral iniciou o Projeto Surf Comunitário, neste período suas diretrizes foram adaptadas conforme a necessidade da sociedade, sendo assim, a partir de 2017 as ações do projeto corroboram para o alcance de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), até 2030, alinhado à seis ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável). O projeto é realizado por meio de parcerias com escolas municipais e estaduais dos municípios de Itajaí e Balneário Camboriú, atendendo adolescentes entre 8 e 17 anos. Por meio da promoção e incentivo à prática do Surf, o projeto busca promover atitudes e hábitos de vida mais saudáveis, assim como contribuir para o desenvolvimento da educação básica, diminuindo a evasão e possível melhora do desempenho escolar.
Estudo da realidade
O IDHM da cidade de Balneário Camboriú entre 1990 e 2010 demonstra que houve um crescimento significativo na educação de 0,337, no entanto, ainda é um índice baixo. A % de crianças na faixa de 06 a 14 anos em 2010 foi de 1,66 e a % de pessoas de 15 a 24 anos que não estudam, não trabalham, e são vulneráveis, foi de 1,76. A fase da pré-adolescência e adolescência são períodos determinantes para o desenvolvimento físico, mental e emocional, os alunos nesta fase precisam expandir seus conhecimentos, possuem também uma necessidade de vínculo e confiança, sentimento de pertencimento e que sua voz seja ouvida, assim buscamos suprir algumas destas necessidades por meio da prática do esporte como uma ferramenta importante na educação, pois o esporte promove o desenvolvimento de individualidades, formação para a cidadania e orientação para a prática social.
Justificativa
O Programa Esporte Comunitário tem como finalidade promover atividades esportivas para crianças e adolescentes, visando à saúde, o bem estar e o exercício da cidadania. O esporte é um veículo para a educação, a sua prática implica a absorção de valores fundamentais como respeito ao próximo, regras de civilidade e convivência, disciplina e muitos outros.
Objetivo geral
Promover qualidade de vida através da prática do surf , desenvolver o exercício da cidadania e contribuir de forma positiva no rendimento escolar dos alunos participantes do programa.
Ações desenvolvidas
Desenvolver a cidadania por meio da prática esportiva na modalidade do Surf Comunitário.
-
13/03/18 a 22/03/18
Conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente durantes as aulas na praia. -
27/03/18 a 08/11/18
Desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a integração em grupo, como comunicação, respeito pelo próximo, trabalho em grupo.
Desenvolvimento de habilidades individuais, como superação do medo, autocontrole, motivação.
Promover o acesso ao esporte às crianças e adolescentes em situação de risco (vulnerabilidade social).
-
13/03/18 a 22/03/18
Palestra sobre:
- Segurança no mar;
- Corrente de retorno;
- Vento;
- Tipo de ondas;
- Material para a prática do surf;
- Cuidados com material. -
13/03/18 a 22/03/18
Piscina do Clube do Médico:
- Natação;
- Apneia;
- Flutuação;
- Orientações sobre segurança;
- Orientações sobre o controle do medo.
- Orientações sobre o uso da prancha e da leash. -
27/03/18 a 08/11/18
Praia do Atalaia em Itajaí
Exercícios de aprendizagem das principais manobras são realizados na areia antes de ir para água.
- Treinamento de equilíbrio;
- Remada
- Postura
-
27/03/18 a 08/11/18
Praia do Atalaia em Itajaí
- Remada para entrar na onda
- Remada para ir para o fundo;
- Subida e o andar em cima da prancha;
- Postura de sentar na prancha;
- Posição correta da prancha para passar pela espuma;
- Queda da onda;
- Cavada;
- Surfar a onda reto;
- Surfar a onda de lado. -
16 e 21/08
Visita técnica no Studio Fun Surf em Balneário Camboriú -
17/11/18
Campeonato de Surf entre as turmas do projeto.
Disseminar conceitos de prevenção à saúde por meio de atividades educativas, com orientações e palestras para alunos.
-
03/07/18 a 28/08/18
Palestra sobre o corpo humano com foco na prevenção de lesões e postura corporal. -
27/03/18 a 26/04/18
Conscientização sobre alimentação saudável.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Através da observação do comportamento dos alunos, professores e dos depoimentos pós evento. Foram beneficiados 30 alunos, 2 monitores, 1 professor, 1 colaborador voluntário, e familiares presentes no evento. Durante o campeonato de surf, que foi atividade de encerramento do ano. O entusiasmo e interação entre todos os alunos, pais e representantes das escolas. Alunos mais solidários, engajados, exercendo a cidadania. Os alunos conseguem pensar no futuro com mais confiança. O colaborador voluntário se sentiu valorizado usando suas habilidades.
Impacto Externo
Durante as atividades do projeto, dos depoimentos dos alunos, professores e pais. Foram beneficiados alunos, professores e famílias. Nas aulas realizadas na praia e na escola e no campeonato de surf foi observado o progresso dos alunos. Os professores relataram que os alunos demonstraram mais interesse nas atividades escolares, tornaram-se responsáveis, melhorando seu desempenho, houve melhora no relacionamento em grupo, também melhoraram as habilidades físicas. Os pais relataram que os filhos são mais felizes, disciplinados. Controle das emoções.
Impacto Interno
Numa pesquisa realizada em 2017 observou-se que o Surf Comunitário foi o projeto mais lembrado pelos colaboradores em relação a área da Sustentabilidade. Colaboradores e alunos foram beneficiados pela aproximação promovida em 2018. Os alunos escreveram cartinhas de natal e os colaboradores escolheram as cartinhas. Esta ação promoveu um ambiente solidário na empresa e os alunos se sentiram valorizados. O envolvimento do colaborador nas ações sociais promovidas pela empresa melhoram o clima organizacional e fortaleceram valores cooperativistas.
Saúde
Impacto Externo
Notamos o benefício promovido pela prática do surf através das avaliações técnicas, comportamentais e dos depoimentos. 77 alunos foram beneficiados com aulas semanais na praia e na escola. O surf contribuiu para o desenvolvimento psicossocial dos alunos, eles aprenderam a lidar com as emoções, melhoraram as relações na escola e na família."Eu consegui superar o medo do mar, que antes eu achava que era impossível." (Aluno), "Meu filho consegue acordar cedo sem eu precisar chamar , tem disposição (...)". (Mãe)