Socioeducarte: manifestações de expressões culturais e ideológicas
Resumo
O Centro de Referência da Assistência Social realiza o projeto Socioeducarte: manifestações de expressões culturais e ideológicas que consiste em potencializar jovens autores de ato infracional e jovens em situação de vulnerabilidade e/ou risco social a ressignificação de suas histórias através da arte. Em seu desenvolvimento será formado grupos que em sua metodologia de trabalho contemplará rodas de conversa e vivências grupais e artísticas. Os encontros do grupo acontecerão no CRAS, porém a pintura com a técnica do grafite irá se estender para outros espaços do município, como exemplo escolas, bairros e serviços da política socioassistencial. Os grupos a priori aconteceram no período da manhã e tarde, sendo uma turma para cada período as quartas-feiras. Contudo, o CRAS caracterizado pela política de Assistência Social como proteção básica e tendo em visto o considerável número de jovens nas famílias atendidas, deve atuar prioritariamente com a prevenção desenvolvendo práticas que promova a cidadania e o protagonismo, desta forma minimizando a vulnerabilidades e/ou riscos sociais e relacionais.
Estudo da realidade
O Centro de Referencia da Assistência Social acompanha oitenta famílias que estão cadastradas no sistema interno utilizado pelos serviços da Assistência Social, e nessas oitenta famílias encontram-se quarenta adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social ou relacional. Desta forma, o considerável número de adolescentes atendidos pelo CRAS e a falta de serviços ofertados para este público, fez com que a equipe repensasse sobre a sua forma de trabalho, desenvolvendo este projeto para melhor atende-los.
Justificativa
A Prestação de Serviço à Comunidade, assim como todas as medidas socioeducativas, deve ser considerada parte de uma política pública mais abrangente, destinada ao atendimento dos adolescentes autores de ato infracional e também suas famílias, devendo sua aplicação e execução respeitar os parâmetros estabelecidos pela Lei nº 8.069/90 e normas correlatas, com ênfase para os princípios relacionados no art. 100, par. único, do citado Diploma Legal e as disposições do Sistema Nacional Socioeducativo - SINASE, aprovado pela Resolução nº 119/2006, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA. Para tanto, é fundamental que a aplicação e execução da medida leve em conta a capacidade do adolescente em cumpri-la. Para tanto, um adulto que atue como referência é de suma importância.
O projeto justifica-se por entender que esses adolescentes não participam ativamente das atividades ofertadas no município por não se identificarem e não se sentirem integrados nestes espaços, conforme relatos de adolescentes acompanhados no cras. A maioria deles é encaminhado para Educação de Jovens e adultos e apresentam vulnerabilidades relacionais e que dificulta a socialização. Com a presente medida é possibilitado ao adolescente autor do ato infracional a análise e o reconhecimento de sua conduta indevida, bem como a percepção do próprio valor como ser humano. Destaca-se a importância de que é no meio social que se dá o resgate da infração.
Dessa forma, torna-se indispensável a participação da comunidade, que ademais é expressamente prevista já no art. 4º, caput, da Lei nº 8.069/90 e que a rede de atendimento entenda que é corresponsável.
Objetivo geral
Potencializar os adolescentes autores de ato infracional e/ou em risco social para ressignificação da sua história de vida.
Ações desenvolvidas
• Estimular o potencial criativo.
- Utilizar de aulas expositivas apresentando o histórico do graffiti. Realizar técnicas de desenho e pintura com os adolescentes para que desenvolvam suas habilidades para a arte.
• Expressar o pensamento crítico e reflexivo.
- Rodas de conversa com o grupo para apresentar o posicionamento político e social relacionando com o seu contexto.
• Ofertar rede de apoio.
- Dinâmicas que possibilitem o convívio comunitário e integração entre os participantes, proporcionando momentos de aplicação do graffiti no seu bairro junto a família e comunidade local.
• Expressar as emoções e ideias através da arte.
- Identificar o processo subjetivação de cada participante, aspectos familiares e da vida, como forma de ressignificar sua história, sendo representada através da arte.
• Potencializar a construção de um projeto de vida.
- Durante o processo do projeto estabelecer vinculo e dialogar com os adolescentes será a intervenção principal, para que externalizem seus objetivos e sonhos possibilitando a construção de um projeto de vida, tornando-os protagonistas de suas histórias. Articulação com o programa ACESSUAS trabalho.
Impactos sociais
Educação
Impacto Interno
Por meio de conversas e rodas de diálogo com nossos colaboradores, que participaram da preposição, execução e monitoramento do projeto, percebeu-se uma maior aquisição de conhecimento e habilidades, além de uma elevada autoestima pessoal e profissional por estarem envolvidas no trabalho junto a esses jovens, contribuindo na vida dos mesmos ao possibilitar novas oportunidades.
Impacto Externo
Por meio de depoimentos e conversas espontâneas, percebeu-se que os jovens que participaram das atividades do projeto Socioeducarte: manifestações de expressões culturais e ideológicas desenvolveram aprendizados, adquiriram novos conhecimentos e saberes que contribuíram efetivamente para o melhor entendimento dos seus sentimentos, levando a uma melhor estabelecimentos de vínculos junto a comunidade que está inserido.
Inclusão
Impacto Externo
Por meio de depoimentos das pessoas da comunidade que participaram do projeto Socioeducarte, relataram estar agradecidos pelo novo espaço do CRAS. Os responsáveis pelos jovens, relataram ainda que alguns adolescentes estão mais calmos e conversando sobre o Graffiti em casa bem como expressando alguns sentimentos como: medo, raiva, tristeza. Conseguimos assim, potencializar os adolescentes autores de ato infracional e/ou em risco social para resinificação da sua história, incluindo e fortalecendo assim seus vínculos familiares e comunitários.