OFICINAS DE NEGÓCIOS E PROJETOS
Resumo
A D2P Desenvolvimento de Pessoas e Projetos, desenvolve o projeto Oficinas de Negócios e Projetos" que consiste em apoiar jovens, de 18 a 35 anos, de baixa renda, a desenvolver e colocar em prática suas ideias de negócios e promover ações para que juntos, identifiquem os problemas, encontrem soluções e possam alavancar seus negócios ou ideias de negócios. Para grupos, associações e cooperativas ou de jovens que buscam desenvolver projetos de empreendedorismo social, ou ainda, de atividades comuns, a idade deixa de ser critério de seleção. As Oficinas Negócios e Projetos buscam o impacto direto na vida do jovem empreendedor de forma que possam contribuir ativamente para o desenvolvimento econômico e social de suas comunidades, consequentemente, contribuir para diminuição da violência e de outras consequências advindas da pobreza e da falta de perspectiva de um futuro melhor. As Oficinas de Negócios e Projetos ocorreram entre Novembro/2017 a Julho/2018 nas cidades do DF e entorno, com alcance de 160 jovens.
Estudo da realidade
Brasília caracteriza-se por possuir o maior produto interno bruto per capita em relação às capitais, abriga a principal estrutura politico-administrativa do país sendo a sede dos três Poderes da Repúblicas e possui lindas obras arquitetônicas. Mas Brasília também caracteriza-se pela sua desigualdade social, sendo a quarta área metropolitana mais desigual do Brasil e a décima sexta do mundo, segundo um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas. A população brasiliense é formada por migrantes de todas as regiões brasileiras, sobretudo do Nordeste e do Sudeste, Como herança do crescimento desordenado, Brasília possui a maior desigualdade de renda entre as capitais brasileiras, além de ser uma das capitais em que mais se registram homicídios no país. Na região do DF, está localizada a segunda mais populosa favela do Brasil, a comunidade do Sol Nascente. Além disso abriga também o maior lixão em céu aberto da América Latina, e tem os índices de criminalidade comparáveis às regiões mais perigosas do mundo. Dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostram que o número de desempregados no DF chegou a 320 mil em julho de 2017, ou seja, quase 20% da população do Distrito Federal encontram-se desempregadas. Outro dado importante levado em consideração, para o projeto é que segundo estatística do IBGE, divulgada no primeiro semestre de 2017 o desemprego entre jovens de 18 a 24 chegou a uma média de 28,8% dos desempregados do país. Segundo Sebrae no Brasil existem 6,4 milhões de empresas, onde 99% são micro e pequenas empresas. De acordo com Portal do Empreendedor existem 3,7 milhões de MEI. Devido à crise socioeconômica no Brasil houve um grande acréscimo no número de empreendedores, ainda segundo o estudo as empresas são abertas por dois motivos: “por oportunidade ou por necessidade”. Sabe-se que a sustentabilidade dessas empresas é questionável. Os negócios entrantes no mercado são constituídos entre as faixas etárias de 18 a 35, são jovens empreendedores com alto poder inovador e criativo que necessitam de apoio para incrementar as ideias e aumentar a sobrevivência desses negócios.
Justificativa
Tendo em vista o estudo da realidade apresentado, nota-se a necessidade de apoio a jovens que vivem em meios a tantos desafios e que queiram implementar suas ideias de negócios ou ainda, melhorar negócios já iniciados, realizando assim, seus sonhos, promovendo a geração de renda, o desenvolvimento econômico e social de sua comunidade a partir do seu próprio desenvolvimento. Existem muitas ideias de negócios inovadores e criativos, porém estruturar esses negócios para que sejam sustentáveis ou mesmo escaláveis torna-se um problema para esses empreendedores. Manter-se no mercado e um desafio difícil e árduo, necessitando de paciência, escolhas, determinação, atitude e principalmente planejamento. Assim, o uso de tecnologias sociais, o apoio dinâmico e com ferramentas atuais facilitará a descoberta de novos caminhos, auxiliando na construção de um modelo de negócio sustentável que possa atender as necessidades e desejos do seu público.
Objetivo geral
Promover o desenvolvimento econômico e social por meio de capacitações para 180 jovens, entre 18 e 35 anos, da região de Brasília e entorno, com o desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras, utilizando uma metodologia criativa e instigante que permita ao participante entrar em ação, com o que se tem, para iniciar ou melhorar sua ideia de negócio.
Ações desenvolvidas
Disponibilizar o espaço para a realização das oficinas
- Agendar os dias para a utilização do espaço
Oferecer a alimentação para os participantes
- Preparar o cardápio para os dias que ocorreram as oficinas
Impactos sociais
Economia
Impacto Interno
Em conversas com os participantes das oficinas percebeu-se que alguns eram colaboradores da instituição e se beneficiaram com a capacitação recebida. Além disso, uma de nossas colaboradoras se empenhou no negócio de bufê e está trabalhando em seu próprio empreendimento. Reconhecemos o seu belo trabalho contratando a sua empresa para organizar o espaço e servir a alimentação no encerramento do Curso Costurando Novos Caminhos.