• (47) 9 9192.3735
  • contato@selosocial.com
  • Entrar
  • Início
  • Selo Social
  • Participantes
  • Projetos
  • Municípios
  • Notícias
  • Vídeos
  • Quero participar

Prevenção de Deficiências Ações em Rede

  • Início
  • Projetos
  • Detalhe

Prevenção de Deficiências Ações em Rede

Tipo de projeto: Parceria
Ano de execução: 2018
Educação Inclusão Saúde

Resumo

Associação de Pais e Amigos dos Excep. B.C. (APAE) realiza desde 2012 o Programa de Prevenção de Deficiências. Realizado no endereço rua 1.926 nº1.260 – Centro de Balneário Camboriú. Ofertado semanalmente, de segunda a sexta, visa diagnosticar e avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças menores de seis anos matriculadas nos Núcleos de Educação Infantil ou não do município . Também tem o intuito de divulgar informações a comunidade de como prevenir deficiências , assim bem como, os direitos e deveres que envolvem a Pessoa com deficiência. O projeto é permanente e conta com a participação dos profissionais da área da fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, Terapia Ocupacional e pedagogia.

Estudo da realidade

Segundo pesquisas 10% da população apresenta algum tipo de deficiência, sendo que destas, 70% poderiam ser evitadas. Essa informação sugere a necessidade da promover práticas de prevenção à deficiência, tendo em vista que “o custo da prevenção é significativamente menor do que os programas que se fazem necessários após a instalação da deficiência” (Oliveira).As ações executadas pelo projeto abrangerão todo município de Balneário Camboriú, tendo como público alvo crianças e adolescentes que apresentem atrasos no desenvolvimento e/ou deficiência intelectual associada ou não a outras deficiências, e suas famílias.

Serão abrangidos diretamente 232 usuários que frequentam a APAE/BC, destes em média 80% é perfil de atendimento em Programas de transferência de Renda do município. E de forma indireta a Sociedade civil como um todo ,núcleos de educação Infantil ,professoras do atendimento educacional especializado, centro de Referência em Assistência Social – CRAS , unidades básicas de saúde,secretaria municipal de saúde ,secretaria municipal de educação,Ministério Público e Conselho Tutelar

Justificativa

A APAE de Balneário Camboriú pretende ampliar as ações para a prevenção de deficiências e, no caso destas já instaladas, atuar precocemente para minimizar e/ou superar suas consequências. Este foco de trabalho decorre da Missão da Instituição que é promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade mais justa e solidária. As discussões mais sistemáticas sobre a necessidade de investir mais na prevenção de deficiências iniciaram no ano de 2008, quando foi criada uma equipe de trabalho para estudar e discutir sobre prevenção. No ano de 2012 a APAE lançou o PDEAR – Programa de Prevenção de Deficiências: Ações em Rede.

O objetivo do mesmo foi implantar um programa de prevenção capaz de identificar condições de exclusão e privação que geram deficiências em crianças de 0 a 6 anos e adolescentes , atuando para sua superação com encaminhamento em saúde e inclusão social.


Objetivo geral

Promover ações para a prevenção de deficiências e, no caso destas já instaladas, atuar precocemente para minimizar ou superar suas consequências.

Ações desenvolvidas

1. Buscar suporte científico para promoção de ações de prevenção de
deficiências;
2. Atuar nos Conselhos Municipais e Controle Social;
3. Promover parcerias com a área da saúde, assistência social e educação
do município de Balneário Camboriú/SC para fomentar ações que
venham a contribuir para a prevenção de deficiências;
4. Informar a comunidade local sobre ações simples de prevenção de
deficiências;
5. Identificar crianças que apresentam atraso global do ou deficiência e que estão sem atendimento
especializado e propor a inserção no Serviço de Estimulação Precoce da
APAE de Balneário Camboriú e/ou realizar encaminhamentos pertinentes;



  • A coordenadora pedagógica do PDEAR e as coordenadoras das turmas dos adultos serão as pessoas responsável pelo
    planejamento dos programas e ações para o ano letivo de 2018. Para tanto
    contará com a equipe multidisciplinar do programa: fisioterapeuta,
    fonoaudióloga, assistente social e pedagogas e alunos adultos da APAE.
    A equipe estará reunida, semanalmente, para deliberar as ações e as
    respectivas responsabilidades de execução, bem como, o replanejamento caso
    alguma ação não esteja de acordo com o planejamento inicial.
    A seguir será apresentado um plano de trabalho previsto para o ano de
    2018 sobre prevenção de deficiências desenvolvido pela APAE de Balneário
    Camboriú. O desenvolvimento do trabalho terá por base as seguintes ações:
  • 1ª Ação: Suporte Científico - A equipe de trabalho estará de fevereiro à dezembro de 2018 em
    busca de subsídio científico para fundamentar as ações de prevenção
    elaboradas ou mantidas pela APAE/PDEAR. As políticas, ações e publicações
    do Ministério da Saúde serão o carro chefe desta ação
  • 2ª Ação: Participação nos Conselhos Municipais – A APAE de Balneário
    Camboriú elegerá representantes de profissionais e Autodefensores (alunos) de fevereiro à dezembro de 2018 , para a participação ativa nos Conselhos
    Municipais. A participação da APAE nestes Conselhos vem de encontro com a
    missão da Associação que visa dentre outras intenções, atuar na garantia de
    direito das pessoas com deficiência e, junto aos demais conselheiros, formular e
    implementar políticas públicas. Vale ressaltar que os Conselhos tem natureza
    deliberativa e consulta, ou seja, pode e deve formular e controlar a execução das
    políticas públicas.
  • 3ª Ação: Parceria com as Secretarias e Entidades do Município – A
    coordenadora do PDEAR, juntamente com a presidente da APAE Senhora
    Isabela Sava Bueno e Diretora Geral Senhora Sandra Mara Luchtenberg,
    estreitará a parceria entre as Secretarias e Entidades do Município de Balneário
    Camboriú, visando o estabelecimento de ações em conjunto na área da
    Educação, Saúde e Assistência Social no período de fevereiro à dezembro de 2018.
  • 4ª Ação: Informação a comunidade - Serão desenvolvidas de fevereiro à dezembro de 2018,
    ações de prevenção na comunidade local. Serão utilizados folders , panfletos , teatro, músicas, emissora de rádio e palestras para informar a comunidade de forma objetiva a prevenção das deficiências.
  • 5ª Ação: Identificação das crianças com alterações no desenvolvimento
    infantil do município – A Ação requer inicialmente parceria com a Secretaria de
    Educação , pois crianças que são avaliadas pela educação especial do município e que apresentarem suspeita de atraso no Desenvolvimento Global , serão encaminhadas para APAE/ BC para avaliação, e se for confirmado , iniciar atendimento em nossos serviços , no período de fevereiro à dezembro de 2018. Esses serviços este ano serão baseados no Currículo Funcional Natural, numa proposta transdisciplinar.

6.Informar as famílias que tem pessoa com deficiência e população em geral sobre os direitos da Pessoa com Deficiência

  • 6.través dos representantes de Autodefensoria da APAE , será realizado Seminário com os pais, entrevistas nas rádios e televisão, participação nos Conselhos de Direito ( CMAS) e entrega de folders sobre os direitos da Pessoa com Deficiência

Impactos sociais

Educação

Impacto Externo

Com alguns depoimentos recolhidos das pessoas que foram beneficiadas, verificou-se que 40 crianças, 60 adolescentes, 180 adultos e 50 idosos foram beneficiados de forma direta e 1000 pessoas de forma indireta por meio das parcerias com Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Social, pudemos obter 230 exames realizados, 100 crianças e adolescentes tendo suas informações trocadas com a escola e 7 adolescentes cumprindo medidas sócio educativas, garantindo assim informação e acesso dos nossos alunos a rede pública de atendimento.

Impacto Externo

Com o recebimento em nossa instituição de crianças encaminhadas pela secretaria de Educação, através do departamento de educação especial, para avaliação com nossos profissionais, 15 crianças foram beneficiadas diretamente, por passarem pelo processo de avaliação com a equipe. Destas 15 crianças, 10 eram casos confirmados de atraso global do desenvolvimento e 5 eram casos para outra instituição realizar intervenção.

Impacto Interno

Através da escuta dos depoimentos dos nossos professores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais por participarem das reuniões mensais de estudos e palestras estão mais qualificados e capacitados, com maior aquisição de saberes para realizar ações de prevenção de deficiências.

Inclusão

Impacto Externo

Com o depoimento dos pais e outros participantes do Conselho da assistência e população em geral, 40 pais de alunos, 15 adultos do conselho e população em geral, receberam informações divulgadas pelos autodefensores através de seminários, entrevistas em rádio,reuniões do conselho de assistência e recebendo folders. Com tais ações puderam ter acesso as informações que divulgam os direitos da pessoa com deficiência.

Política

Impacto Interno

Com o depoimento dos representantes de 4 conselheiros de cada Conselho de Direito que, ao participaram das reuniões mensais de cada conselho e deram sua opinião e voto frente as demandas da sociedade em geral, puderam auxiliar e controlar a execução de políticas públicas que beneficiariam a população de Balneário Camboriú.

Saúde

Impacto Externo

Com os depoimentos e comentários das pessoas que assistiram ao teatro de prevenção, música, palestras,ouviram a rádio e adquiriram os folders percebeu-se que indiretamente 500 crianças, 500 adolescentes, e 10.000 adultos foram beneficiados com as informações. Por participarem das palestras, do teatro, da música , pegar os folders e ouvir a rádio puderam ter acesso e conhecimento a respeito de como prevenir deficiências e multiplicar informações.

Indicadores sociais

Educação
Inclusão
Política
Saúde

Participante

APAE/BC

Uma Instituição de referência no atendimento a pessoa com deficiência intelectual ou múltipla.

  • Balneário Camboriú
  • Sociedade Civil
Ler mais

Dados de execução

Bairros de execução (8)

1 Ariribá
2 Centro
3 Estados
4 Municípios
5 Nações
6 Nova Esperança
7 Pioneiros
8 São Judas Tadeu
Outros bairros

Público beneficiado

  • Crianças: 2100
  • Adolescentes: 1000
  • Adultos: 10000
  • Idosos: 500

Investimentos

  • Recursos humanos: R$ 28.600,00
  • Materiais: R$ 1.200,00
  • Serviços: R$ 1.000,00

Entidades beneficiadas

  • Conselho Municipal de Assistência Social ( CMAS )
  • Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMDPD
  • conselho Municipal da Saúde
  • Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente.
  • Secretaria Municipal de Educação de Balneário camboriú
  • Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú

Facebook

Desenvolvido por Wiidoo Tecnologia Wiidoo Tecnologia