Instituto Bubonem, fixando raízes!
Resumo
Em parceria com a Mega Sistemas e a empresa Emicol, o Projeto da Nova Sede do Instituto Bubonem disponibilizará para pessoas de todas as idades, mas em especial para estudantes de escolas públicas e particulares, uma oportunidade única de conhecer História, Geografia e Ciências com o nosso acervo de Cédulas e Moedas Internacionais e Nacionais, Artrópodes e Moluscos e Minerais. A intencionalidade do ensinar utilizando-se do recurso da exposição não tem apenas que limitar-se ao ambiente escolar pois deseja promover o cunho histórico, geográfico, científico e artístico, através de tecnologias de ponta e de baixo custo, promovendo a cultura de forma lúdica e divertida com uma equipe capacitada do Instituto Bubonem Cultural visando sensibilização e ampliação dos horizontes de estudantes, professores e público em geral para a valorização da história do país e de visão de mundo. A exposição acontecerá em um ponto fixo que será nossa Sede e não mais itinerante, assim, poderá ser programado tour guiado pelo Instituto por pessoas de todas as idades. Além de poder contar com uma doação mensal da empresa Mega Sistemas, também teremos acesso para todos os colaboradores visitarem as Exposições.
Estudo da realidade
De acordo com estudos feitos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que tem o objetivo de obter um indicador sobre a percepção da população em relação aos serviços prestados pelo Estado, cerca de 70% da população brasileira nunca foi a museus ou centros culturais e da significativa frase do cientista Albert Einstein “Tudo aquilo que o homem ignora, não existe para ele. Por isso o Universo de cada um se resume no tamanho do seu saber”, o Instituto Bubonem Cultural deseja estimular crianças, adolescentes, adultos e o público em geral do município e região a frequentar espaços que normalmente estão longe do alcance da população e em especial das pessoas carentes, para que possam ampliar sua visão de mundo e enxergar o melhor do ambiente em que estamos inseridos e a pluralidade das culturas existentes hoje no planeta.
Justificativa
Com base no estudo da realidade, o Instituto Bubonem Cultural visa ampliar os conhecimentos da população a partir da Numismática, que está muito além de notas e moedas, pois consegue de forma atrativa difundir os saberes históricos, econômicos e culturais de uma nação, estimulando a curiosidade, o conhecimento científico, cultural e o prazer por novos conhecimentos, a partir do educar e ensinar valores econômicos tão fundamentais em tempos difíceis, ajudando a salvaguardar a noção de que a própria moeda, e seu valor monetário podem significar um patrimônio a ser salvaguardado. Também incluímos itens de história natural como cristais, rochas, artrópodes, moluscos e fósseis para estimular o interesse científico dos visitantes e assim ampliar seus horizontes e desenvolver o respeito pela natureza. Assim, teremos um local físico para recebermos crianças, adolescentes e adultos. Com isso, conseguimos investir mais em tecnologia e no acervo do nosso Instituto. Este projeto pretende atender não apenas Itu, mas toda a Região Metropolitana de Sorocaba, que hoje possui mais de 2 milhões de habitantes e 400 mil alunos entre a rede pública e privada de alunos. A nossa expectativa é atingir nestes 3 anos pelo menos 25% dos alunos da cidade Itu e 5% dos alunos da Região Metropolitana de Sorocaba, ou seja, mais de 25 mil crianças e adolescentes em um período de 3 anos.
Objetivo geral
Ampliar o acesso de conhecimento da população de Itu e região metropolitana de Sorocaba, sobre os saberes históricos, econômicos, e culturais de uma nação por meio da Numismática.
Ações desenvolvidas
Efetivar a mudança para a Nova Sede.
- Efetuar reparos no espaço, como instalação de luminárias, pintura, gesso e limpeza geral.
- Trasportar móveis do Instituto e todo o acervo que temos disponível.
- Organização do espaço de exposição e escritório administrativo que ficará na Sede.
Promover a capacitação e formação da Equipe do Instituto Bubonem Cultural.
- Contratar e formar os estagiários que acompanham as exposições itinerantes para a explicação e desenvolvimento de outros temas de exposições.
- Acompanhar e avaliar o desenvolvimento e adesão da equipe aos objetivos e metas da Exposição.
Disseminar nosso novo endereço e o propósito e nosso diferente propósito com uma exposição fixa.
- Confeccionar material de divulgação das Exposições como folder, site e notícias.
- Realizar Pesquisa de opinião durante a realização da Exposição para os visitantes.
Desenvolver parcerias com empresas de transporte coletivo para que possam transportas as crianças das escolas ao nosso acervo.
- Entrar em contato com Secretaria de Educação de Cidades da Região.
Impactos sociais
Cultura
Impacto Interno
Foi percebido o resultado através de diálogos com os integrantes da Diretoria do Instituto e de estagiários que ao poderem agora verificar a exposição de Cédulas do Mundo e do Brasil, por se tornarem uma exposição fixa e não mais exposições itinerantes (não havia tempo para essa observação da exposição), conseguimos junto aos mesmos, expandir os horizontes de saberes e conhecimentos culturais, sociais e econômicos por meio das cédulas expostas de vários países.
Educação
Impacto Externo
Percebemos através de levantamento com os professores que as crianças e adolescentes ao realizaram as visitas na sede fixa do Instituto Bubonem, que agora podem ser agendadas conseguimos ampliar nossas visitas de alunos, possibilitando uma maior quantificação e qualificação de agregação de conhecimentos culturais, educacionais e sociais junto aos alunos por meio das exposições de Cédulas do Mundo e Cédulas do Brasil. A visita dos alunos do SENAI foi marcante, se empolgaram para retornar com familiares ou amigos.
Meio ambiente
Impacto Externo
Através de depoimentos e conversas junto aos diversos visitantes da população ituana, que ao realizar a visita a nossa exposição, além de despertar nas crianças que há um mundo muito maior que elas não conhecem e percebemos nitidamente que ampliar a curiosidade das crianças é certamente o melhor caminho para que elas se interessem mais por ciência e preservação, ocorreu uma campanha na sede do Instituto chamado "Tampinhas do Futuro" onde sensibilizamos sobre a importância da reciclagem e preservação do meio ambiente.