• (47) 9 9192.3735
  • contato@selosocial.com
  • Entrar
  • Início
  • Selo Social
  • Participantes
  • Projetos
  • Municípios
  • Notícias
  • Vídeos
  • Quero participar

Iniciativa Jovem

  • Início
  • Projetos
  • Detalhe

Iniciativa Jovem

Tipo de projeto: Parceria
Ano de execução: 2018
Educação Inclusão Política

Resumo

O projeto jovem aprendiz é um programa voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, que se apoia na Lei da Aprendizagem (10.097/2000).

Além da inserção no mercado de trabalho, o trabalho desenvolvido através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, objetiva minimizar as diferenças socioeconômicas, garantindo o acesso de jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, no mercado de trabalho e a escola, através de trabalho com carga horária reduzida e em contra turno ao horário escolar, combatendo a evasão escolar e o trabalho infantil e propiciando experiência profissional.

Para maximizar as chances de contratações dos jovens, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social promove Mensalmente o projeto Iniciativa Jovem, que consiste em formações com os jovens cadastrados, para suprir as carências que impedem a contratação dos jovens, como a falta de qualificação profissional e de experiência em processos seletivos.

As qualificações desenvolvidas, em parceria com organizações da sociedade civil e empresas de formação profissional, abordam temas relacionados ás exigências do mercado de trabalho em relação ao profissional, como comportamento pessoal e em equipe, confecção de currículo, noções de informática básica, além de despertar a motivação dos jovens para a importância da continuidade no ensino regular e de formações complementares.

Estudo da realidade

A atual realidade apresentada no Brasil, é de que não são todos os jovens que dispõe de base familiar que lhes proporcionem estudos de qualidade, seja ingressar em uma boa faculdade, ou até mesmo em cursos preparatórios para concluírem uma boa formação (OLIVEIRA &SIMÃO, 2012).

A atual crise que o mercado de trabalho nacional se encontra, é consequência do acréscimo contínuo na taxa de desemprego, associado com a exclusão social, marginalização das classes e diminuição estática da renda média populacional (AZEVEDO & DIAS, 2016).

É através da oferta de trabalho,onde o jovem aspira por novas expectativas de futuro, tendo sua independência financeira e amadurecimento profissional, devendo buscar novas formas possíveis de inserção no mercado de trabalho, onde o padrão de crescimento quanto à geração de emprego ainda é escassa aos níveis decrescimento econômico devido à exigência de qualificação educacional para ocupação das vagas de emprego (GARANHANI, 2013).

O programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa do governo federal que busca a inserção precoce de jovens em idade escolar no mercado de trabalho, com o objetivo de garantir acesso ao mercado de trabalho à famílias de baixa renda.

O programa se apoia na lei federal 10.097/2000 (Lei da Aprendizagem) juntamente com o decreto Federal nº 5.598/2005, determina que as empresas de médio a grande porte devem possuir uma porcentagem equivalente a 5% e 15% de jovens aprendizes em trabalho e/o estágio, sendo que estes demandem alguma função dentro da empresa.

Ocorre que na prática, muitas empresas exigem dos jovens qualificação profissional para a vaga que ocuparão, e este procedimento acaba refletindo na exclusão dos jovens em situação de vulnerabilidade social das oportunidades de contratação.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, observando esta necessidade, trás uma nova roupagem ao programa Jovem aprendiz promovendo mensalmente formações com os jovens cadastrados, nas áreas relacionadas a empregabilidade e conhecimento básico de informática, para proporcionar um maior índice de contratações no Município .

Justificativa

Além da inserção no mercado de trabalho, o programa Iniciativa Jovem desenvolvido através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, objetiva minimizar as diferenças socioeconômicas, garantindo o acesso de jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, no mercado de trabalho e a escola, através de carga horária reduzida, combatendo a evasão escolar e o trabalho infantil e propiciando experiência profissional.

Para maximizar as chances de contratações dos jovens, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social promove formações mensais com os jovens cadastrados no programa, para suprir as carências que impedem a contratação dos jovens, como a falta de qualificação profissional e de experiência em processos seletivos.

As qualificações desenvolvidas, em parceria com organizações da sociedade civil e empresas de formação profissional, abordam temas relacionados ás exigências do mercado de trabalho em relação ao profissional, como comportamento pessoal e em equipe, confecção de currículo, noções de informática básica, além de despertar a motivação dos jovens para a importância da continuidade no ensino regular e de formações complementares.

O programa proporciona também, através de parcerias com o a empresa Ibest Cursos, cursos em áreas de crescente demanda, como informática, auxiliar administrativo etc, com valores acessíveis e com material didático gratuito.

Além disto existem outros projetos de formação profissional, desenvolvidos pela secretaria que beneficiam, alguns participantes do programa, como o projeto mão na massa, escola de corte e costura, e esporadicamente cursos em parceria com o Senac.

Essa necessidade foi observada através da experiência com o programa Jovem aprendiz, onde damos preferência para a contratação de jovens em situação de vulnerabilidade social, porém muitos acabavam não sendo contratados, pois não possuíam qualificação profissional.

Depois que o programa Iniciativa Jovem foi implementado o número de contrações elevou em 50%, garantindo a contratação de muitos jovens munícipes, acarretando na independência financeira de muitas famílias camboriuenses.


Objetivo geral

Promover a Inclusão de jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho

Ações desenvolvidas

Capacitar os jovens cadastrados no programa Jovem Aprendiz para promover e desenvolver a empregabilidade dos Munícipes.

  • Promover uma vez por mês, palestras sobre empregabilidade em parceria com a IBEST Cursos, aos jovens cadastrados.
  • Promover mensalmente workshop denominado "eu e o mundo do trabalho" em parceria com as instituições CIEE e Gerar, abordando temas relacionados ao comportamento no mercado de trabalho.
  • Proporcionar cursos de capacitação profissional, gratuitamente e/ou a baixo custo em parceria com instituições parceiras
  • Promover capacitações aos alunos da rede municipal de ensino, em parceria com a secretaria municipal de educação , permitindo maior alcance do público alvo

Buscar parcerias com empresas camboriuenses interessadas em contratar estagiários e jovem aprendizes e até mesmo profissionais efetivos.

  • Apresentar às empresas que possuem potencial de contratação, o programa e seus benefícios.
  • Disponibilizar às empresas parceiras local para realização de processo de seleção, mediante agendamento.
  • Disponibilizar às empresas parceiras, um amplo banco de informações, com jovens de vária idades e capacidades para contratação, facilitando o processo de contratação
  • Promover processos seletivos quando solicitado pelas empresas

Facilitar a busca por vagas de estágio para estudantes de ensino médio e superior do município, aumentando as taxas de contratações.

  • Divulgar através das mídias sociais da prefeitura, vagas de estágio para o município de Camboriú e região. em parceria com o CIEE.

Encaminhar jovens em situação de vulnerabilidade social ao mercado de trabalho

  • Através das parcerias com o CIEE, GERAR, Du Projetus e Renapsi, encaminhar jovens inscritos para participarem de processo de seleção em empresas contratantes.
  • Manter parceria com as instituições formadoras da região, para quando solicitado pelas empresas encaminhar os jovens cadastrados no programa Jovem Aprendiz do Município.

Impactos sociais

Economia

Impacto Externo

Observou-se nos dados estatísticos internos da Secretaria, que as famílias dos jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social que participaram das atividades e capacitações do projeto, foram incluídos com exito no mercado de trabalho e assim procuraram a Secretaria da Assistência Social para se desligar de programas de benefícios eventuais, devido a sua promoção junto a independência financeira familiar.

Educação

Impacto Externo

Através de levantamento nos dados internos da Secretaria, observou-se que os jovens em situação de vulnerabilidade social que participaram das atividades e capacitações do projeto, tiveram suas chances de contratação acrescidas em 50% junto ao mercado de trabalho devido a aquisição de conhecimento adquirido no projeto.

Impacto Externo

Observa-se através de dados fornecidos pela diretoria pedagógica da Secretaria de Educação, que a participação de alunos da rede municipal de ensino, no programa iniciativa jovem e em formações sobre empregabilidade resultou no acréscimo de jovens frequentando o ensino básico e ensino supletivo, principalmente na fase do ensino médio onde havia o maior número de desistências registradas no município.

Inclusão

Impacto Externo

Por meio de observação dos colaboradores constatou-se que os jovens munícipes, principalmente na faixa etária de 14 a 17 anos que participaram das atividades e capacitações do projeto se sentem mais valorizados e reconhecidos, além de se inserirem com maior altivez e confiança junto a vida comunitária e social.

Indicadores sociais

Economia
Educação
Inclusão

Participante

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social tem como objetivo trabalhar com famílias em situação de vulnerabilidade social e efetivar ...

  • Camboriú
  • Público
Ler mais

Dados de execução

Bairros de execução (2)

1 Centro
2 Monte Alegre

Público beneficiado

  • Adolescentes: 1200
  • Adultos: 60

Parceria

  • OAB - Ordem dos Advogados do Brasil - Sub Secção Camboriú

    • Camboriú
    • Público
  • centro de integração empresa escola

  • Cras

  • Creas

  • Du Projetus

  • gerar

  • ibest cursos

  • Prefeitura Municipal de Camboriú

  • Renapsi

  • Secretaria Municipal de Educação de Camboriú

  • universidade do vale do itajaí

Facebook

Desenvolvido por Wiidoo Tecnologia Wiidoo Tecnologia