• (47) 9 9192.3735
  • contato@selosocial.com
  • Entrar
  • Início
  • Selo Social
  • Participantes
  • Projetos
  • Municípios
  • Notícias
  • Vídeos
  • Quero participar

Reestruturação social de famílias em vulnerabilidade social

  • Início
  • Projetos
  • Detalhe

Reestruturação social de famílias em vulnerabilidade social

Tipo de projeto: Próprio
Ano de execução: 2018
Inclusão

Resumo

O projeto objetiva compreender como o processo de reintegração familiar pode ocorrer na prática, embora temas de convivência familiar e comunitária sejam amplamente discutido nos dias de hoje, ainda é algo novo, que começa a ser implementado e verdadeiramente valorizado principalmente quando se refere ao luto. Pautando-se na perspectiva da rede de significações, pensar a família, seja no âmbito da pesquisa ou intervenção, principalmente na etapa do enfrentamento da perda é uma tarefa que exige muito esforço, uma vez que representa uma instituição em constante transformação e que compõe uma rede complexa de significados, tornando-se necessário trabalhar com cuidado valorizando principalmente a escuta dos envolvidos.

Esperamos que este trabalho que vem ocorrendo no espaço cedido pela Associação Luz do Amanhã na Rua Rodolfo da Silva Simas, Centro da Cidade de Camboriú, com famílias do município de Balneário Camboriú e Camboriú que se encontram em situações de vulnerabilidade social, possibilite e enriqueça discussões e reflexões sobre o direito à reintegração e preservação da convivência familiar e comunitária.

Estudo da realidade

Preocupado com as crianças e os adolescentes e levando em consideração a proteção integral garantida pelo Estatuto da Criança e Adolescente- ECA (1990) em seu art. 4º, que tem a família, além da comunidade, da sociedade e do Poder Publico, como uma das responsáveis pela proteção da sua prole, se vê, no entanto, no rumo inverso, uma vez que, aliada das mínimas condições socioeconômicas, sofre o processo da exclusão social. E quando se considera a instituição família como um grupo organizado, onde cada pessoa tem seu papel estabelecido, no momento em que um dos membros adoece os outros acabam adoecendo junto. Um dos motivos mais comuns que leva o adoecimento é a o modo que é transmitido a notícia da doença para a família. FERREIRA SILVÉRIO (2011, P. 120), diz que, “a comunicação de notícias difíceis costuma ser utilizada como mais uma entre tantas outras tecnologias a serem prescritas quando da constatação de doença crônica ou de ausência de possibilidades curativas [...]”, e a família passa por um processo de luto pela perda de um membro saudável e com a não aceitação do diagnóstico lutam atrás de tratamento que possam reverter o caso ou amenizar o sofrimento. Muitas vezes acabam: “silenciados pelos ecos de um saber técnico que nada lhes diz ou acrescenta, por ruídos nas comunicações abruptas ou no vácuo daquelas que são silenciadas como se não dissessem de si, sendo o contato restrito a prescrições e administrações medicamentosas, sem nenhuma escuta, de modo que não se sabe dos seus desejos, anseios, dúvidas e angústias”. (FERREIRA SILVÉRIO, P. 121).

Nesta perspectiva, a Associação Luz do Amanhã propõe auxiliar famílias carentes do município de Balneário Camboriú através do apoio social e psicológico gratuito permitindo trabalhar com a prevenção e recuperação de desajustes emocionais, resgate emocional, autoestima, reintegração ao convívio social e volta ao mercado de trabalho desses integrantes, cuidadores responsáveis pelo sustento da família, que por terem que conviver com membros enfermos em situações vulneráveis, especificamente crianças e adolescentes, e não conseguindo lidar com as dificuldades, acabam abandonando seus empregos.

Justificativa

Considerando o luto um processo doloroso para todos os membros da família, capaz de impulsionar diversos fatores emocionais como: a raiva, o choque, o medo, fatores intelectuais como: a negação, fatores físicos como: impotência, insônia, fatores espirituais como: sonhos, impressões, e fatores sociais como perda de identidade, isolamento, falta de interação e perda da habilidade para relacionamentos, como aponta Britto Freitas, (2017). Lembrando ainda que, a injustiça social dificulta o convívio saudável da família, favorecendo o desequilíbrio das relações e a desagregação familiar,

o projeto propõe conduzi-los à construção de significados por meio de um processo dinâmico e mediador do enfrentamento, conseguindo assim, lidar com possíveis confrontos ou não aceitações, permitindo a reestruturação e reintegração deste grupo vulnerável ao convívio social, tornando-os aptos as atividades e responsáveis pelo próprio sustento.


Objetivo geral

Auxiliar gratuitamente famílias da comunidade de Balneário Camboriú e Camboriú que se encontram em situações de vulnerabilidade social, risco social e enfrentamento do luto ao lidar com a perda de um membro saudável na família.

Ações desenvolvidas

Resgatar autoestima

  • Serão realizados encontros sócios educativos com temas que promovam o desempenho da comunidade com foco no potencial humano;
  • Ações psicossociais com temas voltados à valorização familiar, especificamente à vida, tendo como finalidade, reintegrar pessoas ao convívio social e ao mercado de trabalho;

Divulgar e informar sobre qualidade de vida e bem estar social

  • Permitirá resgatar por meio de atividades lúdicas como: dinâmicas grupais, desenhos, teatro e músicas, o interesse pelo convívio social;
  • Serão realizadas palestras para incentivar o voluntariado e resgatar o comprometimento com a vida por meio de ações sociais.

Buscar parcerias com toda rede socioassistencial.

  • Selecionar profissionais e educadores que tenham interesse em desenvolver ações sociais e realizar ações multidisciplinares;
  • Fazer parcerias com profissionais e educadores que estejam engajados na área social e realizar encontros para apresentar, analisar, discutir e executar projetos sociais;
  • Convidar órgãos públicos responsáveis por serviços de proteção social, com interesse em realizar ações sociais junto a eles.

Impactos sociais

Saúde

Impacto Externo

Através das observações e depoimentos dos participantes do projeto, no decorrer das atividades, presenciamos relatos de angustia, desinteresse pela vida e desesperança. Conforme os encontros foram acontecendo percebemos uma mudança de comportamento dos participantes, ao despertarem novamente o amor pela vida, pelos valores e princípios. Percebeu-se também uma melhora significativa na auto estima pessoal, onde todos mostravam-se gratos por esterem vivenciando aquele momento de serem lembrados.

Impacto Interno

Por meio das reações comportamentais e relatos foi possível observar junto aos profissionais que realizaram as atividades do projeto uma elevação da auto estima dos mesmos bem como gratidão e motivação ao perceberem a importância do trabalho desempenhado por eles.

Indicadores sociais

Saúde

Participante

Associação Luz do Amanhã

No intuito de expandir o atendimento à comunidade carente, no dia sete de outubro de 2016, surgiu a ideia de montar ...

  • Balneário Camboriú
  • Privado
Ler mais

Dados de execução

Bairros de execução (1)

1 Municípios

Público beneficiado

  • Adultos: 27

Investimentos

Entidades beneficiadas

Facebook

Desenvolvido por Wiidoo Tecnologia Wiidoo Tecnologia