Educar para Juntos Prevenir
Resumo
Realizado desde 2016 pela Apae de Balneário Piçarras, o projeto “Educar para juntos prevenir” vem contribuindo significativamente para a prevenção de doenças e principalmente para alertar pais e cuidadores sobre a importância de detectar as deficiências o mais cedo possível, possibilitando às crianças um programa de tratamento mais eficiente e um desenvolvimento mais efetivo da criança com deficiência. O projeto é baseado em palestras de orientação, orientação específica de profissionais em creches e escolas, além de distribuição de folders, panfletos e sacolinhas em pedágios e caminhadas para alertar sobre a importância da prevenção e a redução das situações de riscos. Com o trabalho multidisciplinar da Apae, vem sendo possível a identificação e intervenção precoce das deficiências, apliando as possibilidades de tratamento e minimização dos efeitos das sequelas das doenças. Tem parceria direta e indireta das Secretarias de Saúde e Educação do município, que abrem espaço para reunião com profissionais de saúde e visitas ás escolas dos alunos atendidos.
Estudo da realidade
Há estimativas que afirmam que aproximadamente 70% das deficiências poderiam ser evitadas com ações de prevenção e um bom acompanhamento. Com a grande procura de famílias na Apae para tratamento de seus filhos e parentes nos últimos anos, sentiu-se a necessidade de mostrar para o público em geral que a APAE realiza um trabalho eficiente de prevenção e também de estimulação precoce para crianças de 0 a 06 anos.
Atualmente atende 130 pessoas portadoras de necessidades especiais, divididas em turmas de Estimulação Essencial, TEA, SAE, Serviço Pedagógico Específico, Oficina e Ocupacional, além de ter pelo menos 10 alunos na fila de espera para atendimento. Desde 2014 tem atendimento especializado através de Convênio com o SUS, com funcionamento de uma clínica com profissionais especializados com 24 pedagogos, dois fisioterapeutas, um fonoaudiólogo, uma psicóloga, um médico neurologista, um médico psiquiatra, dois terapeutas ocupacionais e uma assistente social.
Com a equipe formada e capacitada para a orientação faz-se necessária a divulgação da ações através de palestras realizadas em escolas, junto aos profissionais de saúde do município e empresas que tem interesse neste trabalho de orientação a funcionários.
Justificativa
Na cidade, de um modo geral, pouco é abordado e exposto sobre o tema “Prevenção de Deficiências”. Devido a isto, inseriu-se a vontade e a iniciativa de mostrar e apresentar ao público em geral, professores, pais e cuidadores e profissionais de saúde, a necessidade de se preocupar com a prevenção das deficiências e com a importância da estimulação essencial. Vale lembrar que quanto mais cedo evitar e tratar, mais cedo poderemos obter bons resultados, sem contar com a diminuição de gastos públicos, ou seja, uma deficiência primária gasta menos verbas para o governo federal/estadual/ municipal do que uma deficiência secundária.
Objetivo geral
Promover a orientação sobre a importância da prevenção das deficiências e o diagnóstico precoce com comunidade em geral, pais e cuidadores, professores e profissionais de saúde.
Ações desenvolvidas
Disponibilizar espaço físico para a realização das palestras realizadas nas escolas
- A Secretaria de Educação disponibilizará o espaço físico para a realização das palestras
Realizar formação para os Professores
- Realização de formação continuada específica para os Professores da Rede Municipal de Ensino
Impactos sociais
Educação
Impacto Interno
Através da observação durante as vivências, debates, trocas de experiências e depoimentos dos professores, identificou-se que os profissionais da educação que participaram do Projeto "Educar para juntos Prevenir", foram estimulados a uma visão mais profunda acerca da educação dos alunos com deficiência, não valorizando apenas o aspecto intelectual ou motor de cada criança, mas sim a capacidade individual de cada um, desenvolvendo técnicas e práticas pedagógicas para que cada aluno, em sua dificuldade desenvolva o seu potencial máximo.
Inclusão
Impacto Externo
Através das vivências, debates e depoimentos dos professores, identificou-se que as crianças, que são atendidas pelos profissionais da educação que participaram do Projeto "Educar para juntos Prevenir", foram beneficiados em amplo aspecto, pois os profissionais que participaram do projeto foram estimulados a uma visão mais profunda acerca da educação dos alunos com deficiência, não valorizando apenas o aspecto intelectual ou motor de cada criança, mas sim a capacidade individual de cada um.