Esporte...Ação...Cidadania !
Resumo
O “Projeto Esporte,Ação,e Cidadania” ,não é apenas um esporte, será aplicado na instituição CAVI-Centro de Apoio e Valorização á Infância com intuito de formar futuros atletas, e acima de tudo formar campeões para vida, pessoas honestas com caráter,e que terão a oportunidade de disputar medalhas em campeonatos direcionados e participação da FPJ- Federação Paulista de Judô e FESPT - Federação do Estado de São Paulo de Taekwondo, conseqüentemente incentivando as crianças á estarem compromissadas com esse projeto,que será com aulas e atividades semanais,aumentando sua auto estima em ser um futuro medalhista olímpico ,sobretudo o desempenho e o incentivo do esporte .
O foco básico deste projeto é minimizar situação de risco, em decorrência de não termos próximos a comunidade nenhuma atividade que venha completar o cotidiano das crianças.Sendo assim esse projeto tem a prioridade de ofertar perspectivas de um futuro melhor e diminuir riscos sociais, evitando, que essas crianças sejam recrutadas por pessoas de baixo caráter, muitas delas ligadas à criminalidade, cujo objetivo principal, claro evidentemente é a exploração infantil em qualquer seguimento.
Estudo da realidade
O Índice de Desenvolvimento Humano, IDH, mede o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da população, segundo o IBGE de 2010 é de 0,773. Ainda de acordo com o IBGE o Índice da Pobreza Subjetiva, que é derivada da opinião dos entrevistados, é de 16,47% e a Incidência da Pobreza é de 20,03%.Segundo o Plano Local de Habitação de Interesse Social/2.010 do Município de Itu,esses dados são condizentes com nosso público alvo.
Dentro deste contexto,e caracterizado as vulnerabilidades, e condições de indivíduos em processo de exclusão social,principalmente por fatores socioeconômicos, o projeto oportuniza a criação de uma autoimagem positiva, o fortalecimento e o empoderamento das famílias,devendo ser apoiados e potencializados por políticas de apoio sócio familiar, em diferentes dimensões,que visem à reorganização do complexo sistema de relações familiares, especialmente no que se refere ao respeito aos direitos de crianças e adolescentes.
O Projeto Esporte...Ação...Cidadania,proporciona as crianças espaço, para prática do esporte sendo totalmente gratuito,sendo um instrumento eficaz de acesso ao desenvolvimento da disciplina,cidadania e autonomia evitando a exclusão social, contribuindo,para o desenvolvimento físico - corporal, cognitivo, afetivo e social, incentivando á busca por uma vida saudável e conseqüentemente o afastamento de riscos sociais,(drogas e da violência, hoje um dos maiores problemas enfrentados, junto á sociedade.
Justificativa
O ECA conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo fruto da lei 8.069 de 13 de julho de 1990, dispõem os direitos e deveres da criança e do (a) adolescente, sendo as responsabilidades do Estado, da sociedade e da família,visando á proteção integral à criança e ao adolescente.
Destacando, que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais, reconhecendo a criança, e o(a) adolescente como sujeitos de direito. Inserido neste contexto o ECA, preocupa-se em evidenciar o direito á Cultura, Lazer, e Práticas esportivas, sendo uma forma de melhoria em qualidade de vida, e eixo central para desenvolvimento social e pessoal exercendo á cidadania.
Concluímos que cabe a todos á “Responsabilidade Social”, incluídos dentro da mesma, o CAVI- Centro de Apoio e Valorização á Infância, elaborou “Projeto Esporte... Ação... “Cidadania”, propiciando as crianças espaço, para prática do esporte sendo , instrumento eficaz de acesso ao desenvolvimento da disciplina, cidadania e autonomia evitando a exclusão social, atividade eficaz ,para contribuição do desenvolvimento físico – corporal, cognitivo, afetivo e social, incentivando á busca por uma vida saudável e conseqüentemente o afastamento de riscos sociais,(drogas e da violência, hoje um dos maiores problemas enfrentados, junto á sociedade.
Esse projeto tem como foco minimizar situação de riscos, em decorrência do tempo ocioso, pois na comunidade não há nenhuma atividade, que venha á completar o cotidiano das crianças, fazendo com, que tenham facilidade em se envolver com problemas, que futuramente virão como conseqüências graves,não é apenas um esporte, será aplicado com intuito de formar futuros atletas, e acima de tudo formar campeões para vida, pessoas honestas com caráter e que terão a oportunidade de disputar medalhas em campeonatos direcionados e participação da FPJ- Federação Paulista de Judô e FESPT - Federação do Estado de São Paulo de Taekwondo.
Objetivo geral
Promover o aprendizado dos esportes, incentivando á formação de atletas, que possam se destacar em campeonatos,torneios e festivais, sendo á prática do esporte um acesso ao desenvolvimento da disciplina, cidadania, autonomia evitando a exclusão social e afastamento de riscos sociais.
Ações desenvolvidas
• Demonstrar a potencialidade do esporte em trabalhar noções de disciplina, de respeito, de dedicação, persistência e a aceitação social;
-
1. Articulação com o público definido para inscrição das crianças na instituição.
Apresentar a importância das práticas esportivas para o desenvolvimento do trabalho em grupo, estilo de vida saudável, convivência com as diferenças interpessoais e inclusão;
-
Trabalhar principalmente com os conceitos básicos de equipe através de:
Aula prática, golpes, pegadas, quedas, regras
Aulas teóricas, debates, filosofia destas modalidades.
Vídeos de competições Nacionais e Internacionais.
Expor a relevância do esporte como estimulador para ampliação das perspectivas de vida individuais e coletivas por meio de metas e objetivos; e
explorar as vivências de derrotas e vitórias na prática do esporte.
- Palestras de Esportistas Ituanos.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Notamos maior interesses das crianças nestas atividades esportivas,e desempenho em realiza-las corretamente. Crianças e colaboradores . Nas atividades esportivas,e nas disputas em torneios,e maior disciplina em apresentações. Profissionais deste projeto,engajados á procurar parcerias e meios,para desenvolve-lo na integra
Impacto Externo
Nível de satisfação das crianças com as modalidades esportivas,aumento nas habilidades adquiridas no esporte,em registro de observação dos profissionais e monitores. Crianças e Famílias das crianças atendidas no projeto. Relatório mensal de atendimentos;questionário de satisfação,
relatos dos atendidos projeto entre os meses de treinamento Desenvolvimento do espírito de grupo, através do treino com os colegas, promovendo autodisciplina e autodeterminação no alcance dos objetivos propostos.
Saúde
Impacto Externo
No desenvolvimento corporal,na frequência semanal,na melhoria da integração das crianças em equipe,valorizando os esportes,e qualidade de vida . Crianças e Famílias Através de oficinas esportivas semanais,participação nos torneios,em apresentações esportivas na cidade. Por meio de relatos das Crianças e Famílias beneficiados neste projeto,enaltecendo,que obtiveram uma melhoria na saúde,por meio de perca de peso,coordenação ,atenção e disciplina.