• (47) 9 9192.3735
  • contato@abacaibrasil.org.br
  • Entrar
  • Início
  • O Abaçaí Brasil
  • Participantes
  • Projetos
  • Municípios
  • Notícias
  • Vídeos
  • Quero participar

Criança Feliz

  • Início
  • Projetos
  • Detalhe

Criança Feliz

Tipo de projeto: Parceria
Ano de execução: 2018
Cultura Educação Inclusão

Resumo

O CAVI_Centro de Apoio e Valorização á Infância,é uma instituição sem fins lucrativos, que durante 15 anos na cidade de Itu,tem desenvolvido, projetos proporcionando apoio ao Fortalecimento de Vínculos, e oportunizando crianças á participarem do projeto "Criança Feliz", com profissionais e voluntários, buscando intervir na construção e reconstrução das vivências no cotidiano. O projeto Criança Feliz, oferece a possibilidade, das crianças, usar um tempo ócio, em contra turno escolar, prevenindo situações de risco, realizando ações de forma planejadas e elaboradas, para desenvolver integralmente, Físico, Cognitivo e Social, dentro das faixas etárias dos mesmos, buscando através de oficinas em áreas diversas como: Esporte,Arte,Cultura,e Serviços Socioassistenciais ,estendidos as famílias, quando necessário, incluindo-os dentro da sociedade, buscando efetivação sólida na construção de uma criança feliz, que venha á tornar-se um adulto capaz de enfrentar as diversidades da vida, porque mudar o presente de uma criança projeta um futuro melhor para todos.

Estudo da realidade

O município de Itu possui uma extensão territorial 640,719 km² e uma população de 168.643 habitantes (segundo a estimativa do IBGE em 2016).O Índice de Desenvolvimento Humano, IDH, mede o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da população, segundo o IBGE de 2010 é de 0,773. Ainda de acordo com o IBGE o Índice da Pobreza Subjetiva, que é derivada da opinião dos entrevistados, é de 16,47% e a Incidência da Pobreza é de 20,03%. Segundo o Plano Local de Habitação de Interesse Social/2.010 do Município de Itu existem 284 domicílios em aglomerados subnormais e 134 improvisados, com um total de Déficit Habitacional de 6.294 domicílios. Tal população caracterizada, com baixa renda econômica e situada em domicílios com situações precárias e/ou fora dos padrões de saneamento e moradia, constitui grande parte dos atendidos, uma vez que estão em situação de risco e vulnerabilidade psicossocial e econômica necessitam de acolhimento e um olhar diferenciado.

Fonte: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=352390&search=sao-paulo|itu|infograficos:-informacoes-completas

Fonte:http://www.habitacao.sp.gov.br/secretariahabitacao/downloads/pehsp/4_encontro_regional_sorocaba_out10_07_2010/municipios_expositores/07out_2010_phlis_itu.pdf

Justificativa

A terceira infância é um período de vida do indivíduo, entre as idades aproximadamente de 6 á 12 anos,sendo uma fase escolar e sociável,começam á interagir com seu meio,adquirindo novas descobertas e conhecimentos. Todas as experiências das crianças são cruciais ao desenvolvimento, físico,cognitivo e social, tendo um impacto decisivo na construção de habilidades e potencialidades,que serão levadas pelo resto da vida,tornando se um adulto produtivo e realizado. Este projeto é uma possibilidade de promoção á cidadania,interação social,e fortalecimento de vínculos familiares e comunitário,ampliando á visão de mundo. A constituição determina ,que á Família,Estado e a Sociedade tem dever de assegurar os direitos das crianças,tornando –nos responsáveis,por pensar em atitudes ,que contribuam ,para um futuro melhor com qualidade de vida,portanto o CAVI-Centro de Apoio e Valorização á Infância,tomou a iniciativa de promover programas e projetos ,que desenvolvam ações efetivas. Todas as atividades visam incluir as crianças numa realidade maior do que as experimentadas em seu cotidiano, expandir o conhecimento de forma lúdica,cultural,e recreativa em momentos de lazer. O papel principal da instituição está em obter resultados positivos, para modificar o presente de cada criança, que passa pelo CAVI, pois mudando o presente, projeta-se um futuro melhor,efetivando ações que visem á promoção, bem estar e melhoria na qualidade de vida das famílias. Desenvolver projetos, que visam somar aos valores educacionais, sociais e éticos, para formação de uma nova realidade, possibilitamos oportunidades de aprendizagem, integração, inclusão, assistência social, e fortalecimento de vínculos familiares.


Objetivo geral

Oportunizar crianças que visam somar aos valores educacionais, sociais e éticos, para formação de uma nova realidade, possibilitando oportunidades de aprendizagem, integração, inclusão, assistência social, e fortalecimento de vínculos familiares.

Ações desenvolvidas

Viabilizar ações estimulando o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos.

  • Desenvolvimento de oficinas previamente estabelecidas com funções especificas didáticas e lúdicas por meio de taekwondo, judô, dança e xadrez. Autoconfiança e valores éticos morais, encontrado no esporte incentivo a essas conquistas aliadas a sentimento de cooperação e amizade, utilizando-se de oficinas de informática, reforço escolar e contos de histórias. Essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento integral, pois essas tem as funcionalidades base para a realização de outras possíveis oficinas. Além disso desenvolvemos a musicalidade por meio da aprendizagem de instrumentos de flauta e coral.

Prover oportunidades de aprendizagem qualificadas, que possam dar suporte ao seu cotidiano, cultivando valores fundamentais como: respeito, solidariedade, amizade e ética.

  • Professerores e voluntaries em equipe mutidiciplicar preparados
    Aulas de recreação e festas mensais estimulam a convivência cidadã junto aos professores, voluntaries e participantes do projeto.

Impactos sociais

Educação

Impacto Externo

Por meio de aplicação de questionário de satisfação, as crianças, famílias e comunidade. que foram atendidas no projeto por meio dos serviços ofertados (estimulando atividades com aspectos sociais, afetivos, éticos e cognitivos), conseguimos a redução no tempo ócio das crianças em atividades diversificadas, redução de riscos sociais e melhoria na participação escolar.

Impacto Interno

Por meio de depoimentos e diálogos com nossos colaboradores que participaram das atividades de execução, preposição e acompanhamento do projeto conseguimos uma maior troca de experiências com a comunidade, aquisição de novos conhecimentos e saberes possibilitando uma maior alto estima profissional dos nossos profissionais, além de uma maior parceria da comunidade em relação ao nossos atendimentos e maior visibilidade de nossos trabalhos.

Inclusão

Impacto Externo

Por meio de aplicação de questionário junto às famílias e crianças envolvidas no projeto nas oficinas culturais diversificadas,estimulando a criatividade interdisciplinaridade, e trabalho coletivo, crianças, famílias e comunidade. Em atividades diárias na instituição,nos relatos em rodas de conversas com crianças,famílias e colaboradores. Por meio de depoimentos espontâneos dos participantes do projeto,na redução no tempo ócio das crianças em atividades diversificadas,e redução de riscos sociais.Melhoria na participação escolar.

Indicadores sociais

Educação
Inclusão

Participante

CAVI-Centro de Apoio e Valorização á Infância.

O CAVI – Centro de Apoio e Valorização à Infância foi inaugurado em 30/08/2002, com objetivo a desenvolver projetos na área ...

  • Itu
  • Sociedade Civil
Ler mais

Dados de execução

Bairros de execução (1)

1 Jardim Novo Itu

Público beneficiado

  • Crianças: 50
  • Adultos: 100

Investimentos

  • Recursos humanos: R$ 62.200,00
  • Materiais: R$ 77.100,00

Parceria

  • Sandra Regina Molini

Facebook

Desenvolvido por Wiidoo Tecnologia Wiidoo Tecnologia