Criança Feliz
Resumo
O CAVI_Centro de Apoio e Valorização á Infância,é uma instituição sem fins lucrativos, que durante 15 anos na cidade de Itu,tem desenvolvido, projetos proporcionando apoio ao Fortalecimento de Vínculos, e oportunizando crianças á participarem do projeto "Criança Feliz", com profissionais e voluntários, buscando intervir na construção e reconstrução das vivências no cotidiano. O projeto Criança Feliz, oferece a possibilidade, das crianças, usar um tempo ócio, em contra turno escolar, prevenindo situações de risco, realizando ações de forma planejadas e elaboradas, para desenvolver integralmente, Físico, Cognitivo e Social, dentro das faixas etárias dos mesmos, buscando através de oficinas em áreas diversas como: Esporte,Arte,Cultura,e Serviços Socioassistenciais ,estendidos as famílias, quando necessário, incluindo-os dentro da sociedade, buscando efetivação sólida na construção de uma criança feliz, que venha á tornar-se um adulto capaz de enfrentar as diversidades da vida, porque mudar o presente de uma criança projeta um futuro melhor para todos.
Estudo da realidade
O município de Itu possui uma extensão territorial 640,719 km² e uma população de 168.643 habitantes (segundo a estimativa do IBGE em 2016).O Índice de Desenvolvimento Humano, IDH, mede o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da população, segundo o IBGE de 2010 é de 0,773. Ainda de acordo com o IBGE o Índice da Pobreza Subjetiva, que é derivada da opinião dos entrevistados, é de 16,47% e a Incidência da Pobreza é de 20,03%. Segundo o Plano Local de Habitação de Interesse Social/2.010 do Município de Itu existem 284 domicílios em aglomerados subnormais e 134 improvisados, com um total de Déficit Habitacional de 6.294 domicílios. Tal população caracterizada, com baixa renda econômica e situada em domicílios com situações precárias e/ou fora dos padrões de saneamento e moradia, constitui grande parte dos atendidos, uma vez que estão em situação de risco e vulnerabilidade psicossocial e econômica necessitam de acolhimento e um olhar diferenciado.
Fonte: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=352390&search=sao-paulo|itu|infograficos:-informacoes-completas
Fonte:http://www.habitacao.sp.gov.br/secretariahabitacao/downloads/pehsp/4_encontro_regional_sorocaba_out10_07_2010/municipios_expositores/07out_2010_phlis_itu.pdf
Justificativa
A terceira infância é um período de vida do indivíduo, entre as idades aproximadamente de 6 á 12 anos,sendo uma fase escolar e sociável,começam á interagir com seu meio,adquirindo novas descobertas e conhecimentos. Todas as experiências das crianças são cruciais ao desenvolvimento, físico,cognitivo e social, tendo um impacto decisivo na construção de habilidades e potencialidades,que serão levadas pelo resto da vida,tornando se um adulto produtivo e realizado. Este projeto é uma possibilidade de promoção á cidadania,interação social,e fortalecimento de vínculos familiares e comunitário,ampliando á visão de mundo. A constituição determina ,que á Família,Estado e a Sociedade tem dever de assegurar os direitos das crianças,tornando –nos responsáveis,por pensar em atitudes ,que contribuam ,para um futuro melhor com qualidade de vida,portanto o CAVI-Centro de Apoio e Valorização á Infância,tomou a iniciativa de promover programas e projetos ,que desenvolvam ações efetivas. Todas as atividades visam incluir as crianças numa realidade maior do que as experimentadas em seu cotidiano, expandir o conhecimento de forma lúdica,cultural,e recreativa em momentos de lazer. O papel principal da instituição está em obter resultados positivos, para modificar o presente de cada criança, que passa pelo CAVI, pois mudando o presente, projeta-se um futuro melhor,efetivando ações que visem á promoção, bem estar e melhoria na qualidade de vida das famílias. Desenvolver projetos, que visam somar aos valores educacionais, sociais e éticos, para formação de uma nova realidade, possibilitamos oportunidades de aprendizagem, integração, inclusão, assistência social, e fortalecimento de vínculos familiares.
Objetivo geral
Oportunizar crianças que visam somar aos valores educacionais, sociais e éticos, para formação de uma nova realidade, possibilitando oportunidades de aprendizagem, integração, inclusão, assistência social, e fortalecimento de vínculos familiares.
Ações desenvolvidas
Viabilizar ações estimulando o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos.
- Desenvolvimento de oficinas previamente estabelecidas com funções especificas didáticas e lúdicas por meio de taekwondo, judô, dança e xadrez. Autoconfiança e valores éticos morais, encontrado no esporte incentivo a essas conquistas aliadas a sentimento de cooperação e amizade, utilizando-se de oficinas de informática, reforço escolar e contos de histórias. Essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento integral, pois essas tem as funcionalidades base para a realização de outras possíveis oficinas. Além disso desenvolvemos a musicalidade por meio da aprendizagem de instrumentos de flauta e coral.
Prover oportunidades de aprendizagem qualificadas, que possam dar suporte ao seu cotidiano, cultivando valores fundamentais como: respeito, solidariedade, amizade e ética.
-
Professerores e voluntaries em equipe mutidiciplicar preparados
Aulas de recreação e festas mensais estimulam a convivência cidadã junto aos professores, voluntaries e participantes do projeto.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Por meio de aplicação de questionário de satisfação, as crianças, famílias e comunidade. que foram atendidas no projeto por meio dos serviços ofertados (estimulando atividades com aspectos sociais, afetivos, éticos e cognitivos), conseguimos a redução no tempo ócio das crianças em atividades diversificadas, redução de riscos sociais e melhoria na participação escolar.
Impacto Interno
Por meio de depoimentos e diálogos com nossos colaboradores que participaram das atividades de execução, preposição e acompanhamento do projeto conseguimos uma maior troca de experiências com a comunidade, aquisição de novos conhecimentos e saberes possibilitando uma maior alto estima profissional dos nossos profissionais, além de uma maior parceria da comunidade em relação ao nossos atendimentos e maior visibilidade de nossos trabalhos.
Inclusão
Impacto Externo
Por meio de aplicação de questionário junto às famílias e crianças envolvidas no projeto nas oficinas culturais diversificadas,estimulando a criatividade interdisciplinaridade, e trabalho coletivo, crianças, famílias e comunidade. Em atividades diárias na instituição,nos relatos em rodas de conversas com crianças,famílias e colaboradores. Por meio de depoimentos espontâneos dos participantes do projeto,na redução no tempo ócio das crianças em atividades diversificadas,e redução de riscos sociais.Melhoria na participação escolar.