CORES DA SOLIDARIEDADE
Resumo
O Projeto Cores da Solidariedade foi desenvolvido pela Pintura Solidaria no período de julho de 2013 a junho de 2014 através de oficinas de pintura gratuitas em instituições sócio-culturais da cidade de Sorocaba e região, voltadas para comunidade em geral, tendo como objetivo a inclusão cultural e ampliação do acesso à cultura, promovendo a igualdade e a dignidade para todos. Exposições dos trabalhos produzidos serão feitas na cidade de Sorocaba e região, visando à circulação do bem cultural produzido
Justificativa
A Pintura Solidaria desenvolveu o projeto Cores da Solidariedade com o intuito de assessorar instituições parceiras de assistência social e cultural, para promover o convívio e a fraternidade humana, o sentido de ação comunitária, a participação e a integração social através de atividades culturais, de recreação e de arte. Valorizar as pessoas capacitando-as com técnicas de pintura moderna, mostrando que todos podem tornar-se artistas e aumento da auto-estima dos atendidos que participam do projeto.
A proposta é contribuir de uma forma simples e prática para que as instituições que desenvolvem um trabalho reconhecidamente sério com crianças, jovens, adultos, idosos em situação de vulnerabilidade social ou em situação de exclusão, tenham acesso à formação artística, pois acredita que mais do que inserir socialmente, deve-se promover o desenvolvimento integral dos atendidos e que qualquer indivíduo, independente de sua situação social, formação ou idade é capaz de desenvolver um senso artístico desde que a oportunidade lhe seja oferecida.
A Pintura Solidária atua hoje em 30 instituições e por suas oficinas passam mensalmente aproximadamente 2.000 atendidos com faixa etária a partir dos 06 anos de idade. O diferencial do trabalho da instituição é que todos os atendidos recebem não apenas aulas de técnicas de pinturas, mas principalmente são tradados temas como cidadania, respeito, meio ambiente, entre outros. Este trabalho tem resultado em uma procura crescente de outras instituições que ainda não são atendidas.
Introduzir os assistidos no universo das artes plásticas. Implantar a técnica de pintura moderna, oferecer os equipamentos (telas, pincéis, tintas, mesas, cavaletes, etc) e recursos humanos (arte educadores, monitores e assistentes), para que os mesmos obtenham progressos no tocante a motricidade, criatividade, capacidade de concentração e desenvolvimento artístico e social.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
2. Oferecer educação básica de qualidade para todos
Impacto Externo
Verificou-se por meio de relatórios de impacto feito pelos coordenados das instituições parceiras, que os alunos que participaram das oficinas de pintura, tiveram mais disciplina, respeito e cooperação em seu ambiente com seus colegas e professores.
Impacto Externo
Verificaram-se por meio de relatórios de impacto feito pelos coordenados das instituições parceiras, que os alunos que participaram das oficinas de pintura, tiveram mais interesse em frequentar a escola e suas atividades devido a uma melhora da autoestima, a sua valorização como pessoa capaz e a inclusão social através da arte.
Impacto Externo
Nas oficinas de pintura, segundo relato dos arte educadores e professores, os alunos são estimulados através de atividades artísticas a coordenação motora fina, permitindo uma melhora na sua capacidade de escrita e outras atividades da grade curricular regular
7. Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
Impacto Externo
Nas oficinas de pintura que ocorreram nas instituições parceiras, os assistidos (crianças, adolescentes, adultos e idosos), segundo os arte educadores responsáveis, teve uma melhora na qualidade de vida e o uso racional dos recursos buscando a preservação do meio ambiente através da arte.
Impacto Interno
Na Pintura Solidaria através de relatos dos colaboradores e voluntários são orientados e capacitados semanalmente para trabalharem nas oficinas de pintura com materiais recicláveis e para que instruam os alunos a preservação do meio ambiente, promovendo a qualidade de vida e o uso racional dos recursos buscando a preservação do meio ambiente através da arte.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Externo
Nas oficinas de pintura que ocorreram nas instituições parceiras, os assistidos (crianças, adolescentes, adultos e idosos), segundo os relatórios de impactos entregue pelos coordenadores responsáveis, propiciaram o convívio e a fraternidade humana, o sentido de ação comunitária, a participação e a integração social através de atividades culturais e de arte.
Impacto Externo
Identificou-se que nas exposições dos trabalhos feitos pelos aluno, segundo os monitores, ocorridas em locais públicos (biblioteca municipal), que os funcionários do local e frequentadores, tiveram maior acesso ao conhecimento e ações ligadas a arte e a cultura.
Impacto Interno
Observou-se através de relatos dos colaboradores da Pintura Solidaria que tornando-se mais capacitados e tendo maior autonomia profissional e pessoal, após reuniões mensais que recebem informações e orientações para o desenvolvimento das atividades
Impacto Interno
Foram relatodos pelos arte educadores que desenvolvem as oficinas nas instituições , que durante as oficinas semanais houve uma troca de experiências e afeto pelos assistidos e o colaborador responsável, propiciaram o convívio e a fraternidade humana, o sentido de ação comunitária, a participação e a integração social através de atividades culturais e de arte