• (47) 3083.1875
  • contato@abacaibrasil.org.br
  • Entrar
  • Início
  • O Abaçaí Brasil
  • Participantes
  • Projetos
  • Municípios
  • Notícias
  • Vídeos
  • Quero participar

SERVIÇO DE ATENDIMENTO À PESSOA SURDA - SAPS

  • Início
  • Projetos
  • Detalhe

SERVIÇO DE ATENDIMENTO À PESSOA SURDA - SAPS

Tipo de projeto: Parceria
Ano de execução: 2018
Cultura Economia Educação Inclusão Saúde

Resumo

O Serviço de Atendimento à Pessoa Surda (SAPS), oferece atendimento educacional especializado a usuários surdos e tem convênio firmado com a Fundação Catarinense de Educação Especial como uma instituição congênere. Objetiva oferecer serviço de educação especial, bem como atendimento fonoaudiológico e está organizado institucionalmente para apoiar e complementar os serviços educacionais comuns, viabilizando a sustentação e a construção da educação inclusiva. Atende pessoas com qualquer grau de deficiência auditiva e de qualquer idade, oriundas da região da AMFRI. Todas as atividades desenvolvidas são de caráter assistencial. O SAPS desenvolve programas de estimulação essencial, oficinas de Libras para a comunidade, oficinas de Hip Hop , bem como atividades de desenvolvimento motor, informática educativa, programa de Libras para pais, oficinas de leitura e escrita e atendimentos fonoaudiológicos para as crianças surdas que participam das demais atividades pedagógicas. Realiza visitas e orientações às escolas de ensino regular e orientação pedagógica para grupos de pais além de orientar professores sobre o uso correto do sistema FM; encaminha a documentação para a elaboração da carteirinha do DETER e Passe Livre. São atendidos 60 alunos semanalmente, sempre no contraturno escolar.

Estudo da realidade

Por meio dos atendimentos realizados na Clínica de Fonoaudiologia da Univali de Itajaí percebemos a necessidade de inclusão de pessoas com dificuldades de comunicação e surdez na sociedade, escola, faculdade e no mercado de trabalho. Além disso, esse público apresentava dificuldade de se comunicar em casa com seus familiares, incentivando à reclusão.

A fim de mudar essa realidade o SAPS começou a atender todos os municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí - AMFRI, incluindo, Balneário Camboriú. Nesse caso, o diagnóstico é realizado por meio da Secretaria Municipal de Saúde do município, que direciona a demanda de pacientes para o atendimento em Itajaí, onde ocorre o serviço.

Justificativa

O propósito deste projeto é contribuir com o processo de inclusão de pessoas com deficiência auditiva aos seus grupos sociais, ocupacionais e escolares. Com este intuito, profissionais das áreas de Serviço Social, Fonoaudiologia, Pedagogia e Educação Especial trabalham na intervenção com as crianças e adolescentes que apresentam problemas de comunicação e seus familiares.

Para fomentar a socialização e a autonomia das pessoas atendidas no Serviço de Atendimento à Pessoa Surda, da Univali, o Projeto presta atendimento de Serviço Social, disponibilizando informações e orientações necessárias sobre os direitos e benefícios sociais, garantidos para este segmento, realiza encaminhamentos para outros setores da rede e visitas domiciliares, quando se faz necessário. Outro aspecto abordado pelo projeto é o uso de sistema FM por crianças e adolescentes com deficiência auditiva, usuários de aparelhos auditivos e matriculadas no ensino regular.

O Sistema FM é um acessório para o aparelho auditivo ou implante coclear que visa melhorar a compreensão da fala em ambientes ruidosos, com reverberação ou em que a fonte sonora está distante, como em sala de aula. Este sistema é fornecido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, desde julho de 2013 e seu uso adequado depende da participação efetiva das escolas e seus professores. Para que esta participação ocorra é necessário o esclarecimento por parte dos fonoaudiólogos sobre o uso e manuseio do FM. Assim, o Projeto SAPS realiza visitas às escolas de crianças e adolescentes que receberam o Sistema FM, a fim de orientar professores, supervisores e orientadores educacionais quanto ao uso do FM.


Objetivo geral

Promover o desenvolvimento da comunicação oral, gestual e escrita dos usuários do SAPS, bem como o fortalecimento das redes de apoio, voltadas às pessoas com deficiência.

Ações desenvolvidas

Prestar atendimento educacional especializado aos usuários surdos.

  • Realização de atividades pedagógicas, englobando as áreas da música, dança e teatro; estimulação da audição e linguagem; apoio a escrita e oficina de LIBRAS
  • Encaminhamento da documentação para a elaboração da carteirinha do DETER e Passe Livre.

Atender as famílias dos usuários, com vistas a estimular a sua participação nos contextos que seus filhos estão inseridos.

  • Atendimento individual ou em grupo às famílias nas áreas da Fonoaudiologia, Serviço Social e Pedagogia, contribuindo com o processo de mudança em relação aos contextos vivenciados.

Oferecer atendimento clínico fonoaudiológico aos usuários do SAPS.

  • Realização de terapias fonoaudiológicas e exames audiológicos, propiciando melhora na percepção auditiva e na produção de fala.

Realizar visitas às escolas dos usuários que frequentam o ensino regular.

  • Realização de visitas às escolas pela equipe do Projeto, com vistas a contribuir com a inclusão social e o uso efetivo dos dispositivos de amplificação e tecnologias assistivas.
  • Verificar o uso correto do sistema FM nas crianças e adolescentes na escola.

Promover a inserção do surdo no mercado de trabalho.

  • Realização de aulas e oficinas sobre as diferentes profissões, realização de currículo e documentação adequada, bem como informações sobre a maneira adequada de se portar em um ambiente de trabalho.

Impactos sociais

Educação

Impacto Externo

Resultado percebido pela equipe do serviço durante as reuniões. Beneficiamos 02 alunos do SAPS residentes de BC e 13 alunos de Camboriú. O serviço é destinado a pessoas surdas e seus familiares com atividades pedagógicas das áreas da estimulação da linguagem, apoio ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita, oficina de LIBRAS, musicalização e atividades físicas. Contribuição com o processo de aprendizagem dos usuários surdos no contexto educacional no qual está inserido e aquisição de novas habilidades e conhecimentos.

Impacto Interno

Resultado percebido pela equipe do serviço durante as reuniões Professores, bolsistas e funcionários do SAPS foram beneficiados. O serviço é destinado a pessoas surdas e seus familiares e ocorre no campus de Itajaí, mas atende toda a região da AMFRI, inclusive Balneário Camboriú. A equipe que atuou no projeto durante esse ano se sentiu mais unida e grata por poder beneficiar a comunidade por meio da sua profissão . O mais gratificante para todos foi ver a evolução dos alunos ou dos pacientes na sua comunicação e inclusão na sociedade.

Inclusão

Impacto Externo

Resultado percebido por meio de relatos dos familiares e alunos. Beneficiamos 02 alunos do SAPS residentes de BC e 13 alunos de Camboriú, além dos seus familiares. Serviço destinado a pessoas surdas com atividades pedagógicas das áreas da estimulação da linguagem, apoio ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita, oficina de LIBRAS, musicalização e atividades físicas. Maior envolvimento da família no processo da comunicação dos alunos, incentivando a utilização de LIBRAS no cotidiano, contribuindo para a inclusão destes alunos.

Indicadores sociais

Educação
Inclusão

Participante

Fundação Universidade do Vale do Itajaí

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) é uma das maiores instituições de ensino superior do Brasil. Localizada no litoral centro-norte ...

  • Balneário Camboriú
  • Privado
Ler mais

Dados de execução

Bairros de execução (1)

1 Municípios

Público beneficiado

  • Crianças: 1
  • Adultos: 2
  • Idosos: 1

Investimentos

  • Recursos humanos: R$ 170.000,00
  • Materiais: R$ 10.000,00

Entidades beneficiadas

  • Escola Municipal Vereador Santa

Parceria

  • Fundação Catarinense de Educação Especial

Facebook

Desenvolvido por Wiidoo Tecnologia Wiidoo Tecnologia