OFICINAS TERAPÊUTICAS
Resumo
O projeto de oficinas terapêuticas é um serviço voltado para pessoas com deficiência mental / associadas a síndromes ou quadros neurológicos específicos para pessoas com deficiência a partir de 18 anos de idades, encaminhadas pela rede municipal sócio assistencial. A capacidade é de atender 40 usuários
Tem como objetivo preparar gradativamente o aluno para o mercado de trabalho, utilizando de estratégias que desenvolvam habilidades, criatividade, independência, relações sociais e a autoestima. Dessa forma avaliamos cuidadosamente o aluno e encaminhamos para o mercado de trabalho, oferecendo orientações e suporte técnico caso seja necessário.
A equipe técnica é composta por: Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Professor de Educação física, Professor de Educação Artística, Professor de Musica e auxiliares de Classe. Esses profissionais desenvolverão as seguintes oficinas e atividades extra curriculares:
Oficina de Artes, Oficina Pró-Seguir, Informática, Dança, Pintura em Tela, Culinária, Musica e Horta.
Justificativa
São inúmeros os benefícios atribuídos aos atendimentos terapêuticos nas abordagens educacionais contidos nos trabalhos científicos, porém sendo fundamental a inclusão social. Conforme o Relatório Internacional sobre Educação para o século XXI da UNESCO, um dos fundamentos da educação é a estética da sensibilidade que não convive com a exclusão, a intolerância e a intransigência. A criança e o jovem com deficiência, como todo indivíduo, deve ter acesso à habilitação e reabilitação em todas as suas áreas, para que tenham estimuladas todas as suas potencialidades individuais.
Incluir quer dizer fazer parte, inserir, introduzir. Inclusão é o ato ou efeito de incluir. Assim, a inclusão social das pessoas com deficiências significa torná-las participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da Sociedade, do Estado e do Poder Público.
Nesta linha, a Associação PróEx tem buscado parcerias e estratégias para que consiga atender com qualidade todos os seus usuários, conseguindo reduzir nossa lista de espera e colocando na grade terapêutica e pedagógica atividades diferenciadas, buscando a inclusão social das pessoas com deficiência.
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
1. Acabar com a fome e a miséria
Impacto Externo
Identificamos por meio de visitas domiciliares realizadas pela Assistente social, observação da equipe técnica, relatos dos familiares,equipe técnica e terapeutas que 60 famílias que tem os filhos atendidos no projeto de Oficina Terapêuticas receberam os repasses de cestas básicas, verduras e legumes, apresentaram resultados significativos tais como: melhora na alimentação, diminuição da desnutrição, melhora no rendimento escolar do aluno, melhora na qualidade de vida, prevenção de possíveis doença, passaram a comer alimentos que não comião,aumento da alimentação e melhora no convivo familiar
2. Oferecer educação básica de qualidade para todos
Impacto Externo
Geramos uma melhora no rendimento escolar, na autonomia, melhora na qualidade de vida ,prevenção de possíveis doença , melhora na auto estima, na coordenação motora ,participação ativa nas atividades, e realização de atividades que antes não era possível ser realizada pelo atendido, são 09 adultos que são usuários das Oficinas Terapêuticas foram assistidos com consultas médicas e confecção de óculos . Evidenciamos esse processo através de observação da equipe técnica, relatos dos familiares e terapeutas, registros da equipe e fotos.
7. Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
Impacto Externo
1 usuário inserido no mercado de trabalho e 3 atendidos passaram por processo de entrevista para inserção no mercado de trabalho ,os usuários são atendidos no projeto de Oficina terapeutica, através destas ações evidenciamos melhora na qualidade de vida da família ,melhora no convívio familiar, aumento da autoestima, melhora da sociabilidade, da autonomia, da confiança, aumento da renda familiar e vivencias de novas experiências. Chegamos a esses impactos através de visitas no ambiente de trabalho, visitas domiciliares, acompanhamento do aluno e família, depoimento do Rh da empresa, relatos da família e do próprio usuário.
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Impacto Interno
23 colaboradores, realizaram capacitações sobre o transtorno do espectro autista e adequações curriculares frente à inclusão escolar, estão mais capacitados com maior autonomia profissional , pessoal e melhora na motivação, segundo relatos dos gestores do projeto,dos colaboradores e pesquisa de satisfação realizada com os colaboradores.