• (47) 9 9192.3735
  • contato@abacaibrasil.org.br
  • Entrar
  • Início
  • O Abaçaí Brasil
  • Participantes
  • Projetos
  • Municípios
  • Notícias
  • Vídeos
  • Quero participar

Saúde nos Trilhos

  • Início
  • Projetos
  • Detalhe

Saúde nos Trilhos

Tipo de projeto: Próprio
Ano de execução: 2017
Saúde

Resumo

O Metrô-DF, por meio do programa de responsabilidade social corporativa Metrô Solidário, desenvolve o projeto social promovendo serviços gratuitos, eventos e campanhas de saúde por meio ações integradas com hospitais, clínicas, faculdades, dentre outros parceiros, tendo como público-alvo os usuários e empregados do sistema metroviário, em interface com a comunidade local.

O Metrô-DF, considerando seus atributos corporativos capazes de alcançar grande fluxo de pessoas, fácil acesso ao público, capacidade de interligação de 5 regiões administrativas do DF com 42 km de extensão territorial, se propõe por meio do Projeto Saúde nos Trilhos, complementar os serviços públicos de saúde, considerando principalmente, a demanda crescente da população do Distrito Federal.

O projeto busca promover a qualidade de vida e bons hábitos de saúde, bem como atuar de forma preventiva às principais doenças causa de mortes da população idosa do Distrito Federal, tais como neoplasias malignas, doenças de coração, diabetes, dentre outras.

O Saúde nos Trilhos é desenvolvido em 24 estações operacionais do Metrô-DF por meio calendário anual de eventos e campanhas. Alcança um público rotativo de 160.000 pessoas por dia.

Estudo da realidade

De acordo com o IBGE, o Distrito Federal apresenta população de 3 milhões de habitantes. O Sistema Metrô-DF abrange 5 regiões administrativas. Perpassa 42 km de extensão, que com 24 estações operacionais transporta média de 160.000 pessoas por dia.

De acordo com a pesquisa de satisfação do cliente realizada pelo Metrô em 2016, o perfil dos usuários do Metrô-DF apresenta: Faixa etária: 60,3% (21 a 40 anos); Escolaridade: 40,2% ensino médio completo; Frequência: 57,2% (diariamente e em dias úteis). Já dados de 2015 mostra o recorte de Gênero: 53,3% são mulheres.

De acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios - PDAD realizada pela Codeplan, 34,59% da população do DF possui plano de saúde, enquanto a maioria de 65,36% não possuem plano de saúde, sendo atendidos pelo Serviço Único de Saúde -SUS.

Quanto ao público interno, o Metrô-DF possui 1185 empregados. Destes, 993 possuem plano de saúde privado, com ressarcimento para dependentes até 21 anos e cônjuge. Os ascendentes e demais familiares não possuem cobertura com ressarcimento. Atualmente 193 empregados do Metrô-DF não possuem plano de saúde privado.

O Metrô-DF atende com 6 estações operacionais a região administrativa de Ceilândia, que é a cidade mais populosa do DF, representando 16% da população total. A renda per capita da cidade é de R$ 915,81, ainda considerada baixa se comparada a outras regiões administrativas do DF. Atende com 3 estações operacionais a região de Águas Claras, cidade satélite nova que ainda não possui unidade de saúde pública, conforme dados da SES do DF. O Metrô-DF interliga 4 regiões administrativas ao Plano Piloto, que por meio da estação de Metrô Central recebe as populações de todo o Distrito Federal.

Nesta perspectiva, considerando a realidade de saúde da população do DF e dos empregados da Companhia, o Projeto Saúde nos Trilhos se propõe a realizar ações de responsabilidade social corporativa promovendo serviços gratuitos de saúde, eventos e campanhas por meio ações integradas com hospitais, clínicas, faculdades, dentre outros parceiros, tendo como público-alvo os usuários e empregados do sistema metroviário, em interface com a comunidade local.

Justificativa

A população do Distrito Federal cresce a uma velocidade que a administração pública não consegue acompanhar. Atualmente, Brasília é o quarto município mais populoso do Brasil, com 3 milhões de habitantes, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as capitais, a cidade teve a segunda maior taxa de crescimento entre 2013 e 2014: 2,25%. Nesse contexto, as unidades de serviços públicos de saúde enfrentam longas filas de espera para atender demanda populacional crescente no Distrito Federal.

Em relação a esta demanda no DF, o percentual de pessoas atendidas pelo Sistema Único de Saúde - SUS com 60 anos ou mais, representa 14,07%, de acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios - PDAD (IBGE) .

Já o estudo "Situação de Saúde, Vida e Morte da População Idosa Residente no DF" (FEPECS/Secretaria de Saúde - 2017) revela ainda as principais causas de mortes precoces nas regionais de saúde do DF. De 2008 a 2014, foram 1.168 óbitos causados por neoplasias malignas do órgão digestivo; 1.168 em função de doenças isquêmicas do coração; 1.147 de outras formas de doenças de coração; 731 de diabetes mellitus; e 728 de doenças cerebrovasculares.

Nesse contexto, justifica-se a relevância do projeto Saúde nos Trilhos para prestar atendimento à demanda populacional crescente da população do DF que necessita de serviços básicos de saúde. Considerando também a população idosa do DF e as causas de óbitos relacionadas, justifica-se a relevância deste projeto com ações voltadas à prevenção destas.


Objetivo geral

Promover ações informativas e de conscientização dos empregados e da população usuária do sistema metroviário sobre a prevenção e preservação da saúde para uma melhor qualidade de vida, enquanto ação de responsabilidade social da empresa.

Ações desenvolvidas

a) Formar parcerias com faculdades e universidades no sentido de envolver o corpo docente e discente da área de saúde dessas instituições no atendimento e orientação sobre qualidade de vida nas Estações do Metrô;

  • a) Desenvolver escopo dos serviços de saúde a serem disponibilizados ao público-alvo do projeto.

b) Firmar parcerias diversas com serviços públicos e privados de saúde interessados em oferecer ações gratuitas nas Estações aos empregados e usuários do Metrô;

  • b) Desenvolver Termo de parceria com as contrapartidas oferecidas pelo Metrô-DF e contrapartidas disponibilizadas pelos parceiros, com objetivo de oferecer serviços gratuitos de saúde ao público-alvo.

c) Oferecer Campanhas de Saúde, conforme calendário específico, para aferições de pressão arterial e testes rápidos, entre outros, aos usuários e empregados do Metrô/DF, bem como, proceder ao aconselhamento e encaminhamento para o serviço especializado nos casos de detecção de agravos.

  • c) Desenvolver cronograma de atividades anual com campanhas de saúde utilizando datas comemorativas distritais, nacionais e internacionais, bem como disponibilizar ações educativas para aconselhamento e encaminhamento especializado em casos de detecção de agravo.

d) Realizar campanhas educativas, conforme calendário específico, para informar o público sobre os riscos das doenças como diabetes, hipertensão, colesterol e outras.

  • d) Desenvolver peças publicitárias conforme calendário específico, para educar e sensibilizar o público sobre risco de doenças;

Impactos sociais

Saúde

Impacto Externo

O resultado foi percebido com base nas informações do calendário de atividades do projeto Saúde nos Trilhos e relatório de atendimentos realizados pelas instituições parceiras. Teve como público beneficiado os usuários do sistema Metrô-DF. Os impactos alcançados referem-se ao período de janeiro à novembro, conforme calendário do projeto de 2017. Obteve-se por meio do Projeto Saúde nos Trilhos, a realização de 14.585 (quatorze mil, quinhentos e oitenta e cinco) atendimentos gratuitos de saúde em benefício aos usuários do Metrô-DF.

Impacto Interno

O resultado foi percebido pela equipe técnica do Programa Metrô Solidário e equipe técnica das instituições parceiras, ao presenciar empregados do Metrô realizarem exames nos estandes do Saúde nos Trilhos. Assim, pôde-se verificar impactos em benefício dos empregados do Metrô-DF. O resultado aconteceu no período de janeiro à novembro de 2017, durante o desenvolvimento das ações do projeto. Por meio de depoimento, estes empregados do Metrô-DF relataram o aumento da qualidade de vida ao realizarem exames de diversas especialidades no próprio local de trabalho; sem necessidade de agendamento, sem espera e sem dispêndio de tempo no deslocamento.

Indicadores sociais

Saúde

Participante

METRÔ-DF

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, empresa pública de transporte de passageiros sobre trilhos, desenvolveu o programa de responsabilidade social ...

  • Distrito Federal
  • Público
Ler mais

Dados de execução

Bairros de execução (1)

1 Brasília

Público beneficiado

Investimentos

  • Materiais: R$ 89.000,00

Entidades beneficiadas

  • Banco de Leite do Distrito Federal

Facebook

Desenvolvido por Wiidoo Tecnologia Wiidoo Tecnologia