Programa Unimed Sorocaba de Consumo Consciente
Resumo
O programa Unimed Sorocaba de Consumo Consciente consiste no desenvolvimento de ações distintas e operacionalizadas por todas as áreas da Unimed Sorocaba (Hospital Dr. Miguel Soeiro e Operadora), dentre elas: reuniões periódicas dos comitês corporativos específicos (água e sustentabilidade) objetivando a redução do consumo e eliminação de desperdícios, realização de campanhas para manutenção da consciência ambiental, realização de palestras temáticas, simpósios para discursão de temas ambientais e realização da Semana do Meio Ambiente, Dia Mundial da Água, Dia Mundial da Árvore, Dia Mundial Sem Carro, entre outras datas alusivas às questões ambientais.
Embasado na agenda de compromissos dos ODS da ONU, inclusive por meio das informações obtidas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), referentes à nacionalização e regionalização das metas. Fonte: http://www.estrategiaods.org.br/wp-content/uploads/2015/09/ODS_oficial.pdf
Este programa atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 Boa Saúde e Bem-Estar; 5 Igualdade de Gênero; 6 Água Limpa e Saneamento; 7 Energia Acessível e Limpa; 8 Emprego Digno e Crescimento Econômico; 9 Indústria, Inovação e Infraestrutura; 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12 Consumo e Produção Responsáveis; 13 Combate às Alterações Climáticas; 14 Vida Debaixo D’Água; 15 Vida sobre a Terra e 17 Parcerias em Prol da Metas.
Com isso, são abarcados os seguintes temas desenvolvidos pelo Selo Social do Instituto Abaçaí: inclusão, saúde, economia, urbanização, política e meio ambiente.
Estudo da realidade
A Unimed Sorocaba identificou que apesar de trabalhar positivamente as questões ambientais que envolviam a gestão de resíduos sólidos gerados pela cooperativa médica, ainda existia uma lacuna no que se referia à gestão de consumo de água, a fim de evitar eventuais crises hídricas no sistema de abastecimento urbano; gestão no consumo de energia, objetivando reduzir a necessidade das concessionárias em obter fontes energéticas oriundas de matrizes emergenciais e poluentes (termoelétricas) e gestão eficiente no consumo materiais de escritório, copos plásticos, dentre outros, com o intuito de reduzir os impactos ambientais advindos dos processos de exploração de recursos naturais renováveis (madeira) e não-renováveis (petróleo). Por conta deste entendimento, foi desenvolvido um programa para trabalhar a conscientização ambiental e implementar ações sistêmicas que envolviam o consumo destes insumos e outros materiais na instituição. Este programa foi intitulado como “Programa Unimed Sorocaba de Consumo Consciente”, o qual está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 Boa Saúde e Bem-Estar; 5 Igualdade de Gênero; 6 Água Limpa e Saneamento; 7 Energia Acessível e Limpa; 8 Emprego Digno e Crescimento Econômico; 9 Indústria, Inovação e Infraestrutura; 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12 Consumo e Produção Responsáveis; 13 Combate às Alterações Climáticas; 14 Vida Debaixo D’Água; 15 Vida sobre a Terra e 17 Parcerias em Prol da Metas.
Com isso, são abarcados os seguintes temas desenvolvidos pelo Selo Social do Instituto Abaçaí: inclusão, saúde, economia, urbanização, política e meio ambiente.
Justificativa
Nos dias atuais faz-se cada vez mais necessário que as empresas desenvolvam ações voltadas à sustentabilidade do negócio, vislumbrado os três pilares: econômico, social e ambiental. Isto porque a utilização de recursos naturais nos processos produtivos e de serviços são cada vez mais exigentes e volumosos, impactando significativamente o meio ambiente e a sociedade, além de onerar os custos. Desta maneira, o desenvolvimento de programas e projetos educativos e ainda de campanhas voltadas à redução no uso de recursos naturais torna-se fundamental. A Unimed Sorocaba, tendo sempre uma filosofia de sustentabilidade empresarial, observou existir a necessidade de economizar os recursos naturais e eliminar potenciais desperdícios dentro das suas instalações, disseminando e desenvolvendo a consciência ambiental nos seus colaboradores, cooperados e clientes, por meio do Programa Unimed Sorocaba de Consumo Consciente.
Objetivo geral
Reduzir o consumo de recursos naturais e desenvolver a consciência ambiental de seus colaboradores, cooperados e clientes.
Ações desenvolvidas
Estudar novas oportunidades para redução de insumos e eliminação do desperdício.
- Realizar reuniões programadas corporativos específicos (comitê da água e comitê corporativo de sustentabilidade) para discussão de assuntos referentes à otimização do uso de recursos naturais.
Medir e monitorar os resultados e impactos positivos dos projetos desenvolvidos e realizar campanhas de combate ao desperdício.
-
Monitorar o consumo de água, energia e materiais;
Renovar as etiquetas informativas sobre a conscientização do uso racional de energia (ar condicionado, lâmpadas e monitores de computador).
Desenvolver campanhas anuais para sensibilização quanto à eliminação do desperdício.
-
Distribuir squezzes (garrafinhas de água) para os colaboradores, com a intenção de reduzir o uso de copos plásticos;
Sensibilizar colaboradores, cooperados e clientes sobre as datas alusivas ao meio ambiente;
Realizar a Semana de Meio Ambiente, Dia Mundial da Água, Dia Mundial da Árvore, Dia Mundial Sem Carro;
Realizar o Simpósio de Sustentabilidade.
Reduzir o consumo de água, de energia por meios de projetos de engenharia.
-
Realizar reuniões programadas para discussão de assuntos referentes à otimização do uso da água e energia.
Desenvolver projetos de reuso de água e de mercado livre para consumo de energia limpa.
Impactos sociais
Meio ambiente
Impacto Externo
Este resultado foi percebido por meio da diminuição do consumo de energia, água, e de materiais adquiridos pela Unimed Sorocaba, notadamente os copos descartáveis (petróleo) e papel A4 (celulose vegetal), auxiliando, portanto, a redução dos impactos ambientais envolvidos. Por meio deste programa, indiretamente, toda a sociedade é beneficiada. Estas ações foram realizadas mediante as decisões tomadas durante os encontros dos colaboradores e dirigentes da Unimed Sorocaba envolvidos nas reuniões periódicas dos comitês corporativos específicos (água e sustentabilidade) objetivando a redução do consumo, eliminação de desperdícios e com isso, a diminuição dos impactos ambientais envolvidos. Por meio das ações do programa, pode-se evidenciar, mediante os controles de gastos do setor financeiro, acentuadas reduções nos custos destinados ao uso de energia, água e de materiais, como copos descartáveis e papel A4, fato que auxilia para o correto gerenciamento de resíduos, para que haja cada vez mais a redução de possíveis impactos ambientais no meio ambiente, em função do uso demasiado de recursos naturais renováveis e não-renováveis, que poderiam sobrecarregar os serviços ambientais em seus processos de produção, como por exemplo, a infertilidade do solo e a diminuição da qualidade do ar e da água.
Saúde
Impacto Externo
Este resultado foi percebido por meio das ações destinadas à redução do consumo e eliminação de desperdícios, auxiliando com isso, que determinados resíduos sólidos, notadamente os copos plásticos descartáveis, não sejam irregulares depositados no meio ambiente, evitando então, possíveis criadouros do Aedes aegypti e outros vetores de doenças. De forma indireta, toda a sociedade é beneficiada neste programa. Estas ações foram realizadas mediante a identificação de que apesar de trabalhar positivamente em relação às questões ambientais que envolviam a gestão de resíduos sólidos no que se referia aos procedimentos internos da organização, ainda existia uma lacuna à Unimed Sorocaba no que se referia à gestão do consumo de copos plásticos, com o intuito de reduzir os impactos socioambientais advindos dos processos de exploração de recursos naturais não-renováveis (petróleo) e evitar focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti e outros vetores de doenças. Por meio das ações do programa, mediante os controles de gastos do setor financeiro, pode-se notar acentuadas reduções nos custos destinados à aquisição copos descartáveis, gerando uma economia de R$ 1893,72 com a redução de 51.526 unidades de copos plásticos em comparação ao ano de 2016, representando 19,83% de redução no consumo, fato que auxilia para que haja cada vez mais a redução de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e outros vetores de doenças, favorecendo o bem-estar e a saúde de todos.