Investimento Selo Social de Sorocaba
Resumo
O projeto do Selo Social iniciou com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Sorocaba, em parceria com o Instituto Abaçaí, de Santa Catarina. Desde então, a Unimed Sorocaba aderiu ao projeto como investidora social juntamente com outras seis empresas. O Selo Social tornou-se uma ótima oportunidade para que os três setores possam reunir-se periodicamente e discutir os problemas sociais de Sorocaba, bem como pensar e propor soluções. A Unimed Sorocaba além de investidora, participa do selo social buscando também o reconhecimento para os seus programas, projetos e ações em consonância com as metas do milênio da ONU.
Por meio do investimento ao Instituto Abaçaí, no Selo Social de Sorocaba, 64 organizações foram beneficiadas com o investimento realizado, uma vez que puderam enviar seus representantes para participarem de todo o processo de formação composto de encontros presenciais, contando com equipes capacitadas, com ampla experiência no desenvolvimento e de projetos sociais, desta maneira, além de viabilizar a realização do selo, o investimento contribuiu para a melhoria da qualificação dos profissionais das organizações participantes e promoveu a discussão nas diversas esferas da sociedade (instituições públicas, privadas e terceiro setor) sobre as ações necessárias para atingir os ODS.
Além disso, toda a sociedade Sorocaba foi beneficiada por meio dos projetos realizados pelas instituições envolvidas.
Este programa atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 Erradicação da Pobreza; 2 Fome Zero; 3 Boa Saúde e Bem Estar; 4 Educação de Qualidade; 5 Igualdade de Gênero; 6 Água Limpa e Saneamento; 7 Energia Acessível e Limpa; 8 Emprego Digno e Crescimento Econômico; 9 Indústria, Inovação e Infraestrutura; 10 Redução das Desigualdades; 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12 Consumo e Produção Responsáveis; 13 Combate às Alterações Climáticas; 14 Vida Debaixo D’Água; 15 Vida sobre a Terra; 16 Paz, Justiça e Instituições Fortes e 17 Parcerias em Prol das Metas.
Estudo da realidade
A Unimed Sorocaba vislumbrou a oportunidade de contribuir ainda mais com o desenvolvimento social de Sorocaba por meio da participação e investimento no Projeto Selo Social do Instituto Abaçaí. Tal constatação veio do fato de que é perceptível quão acolhedora e solidária é esta cidade, mas faltava um elo entre os três setores (governo, empresas e ONGs) no que dizia respeito às questões socioambientais da cidade. Desta forma, a Unimed Sorocaba não hesitou em ser uma das participantes e investidoras para auxiliar na viabilização deste projeto de forte expressão local, regional, nacional e mundial, haja vista que há uma ligação efetiva com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas – ONU.
Justificativa
De acordo com o estudo de realidade apresentado, verifica-se que esse projeto é uma ótima oportunidade para que os três setores possam reunir-se periodicamente e discutir os problemas sociais de Sorocaba, bem como pensar e propor soluções de acordo com os ODS da ONU e incentivar o desenvolvimento socioambiental de Sorocaba.
Objetivo geral
Contribuir para o desenvolvimento socioambiental da cidade buscando atender aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Ações desenvolvidas
Fomentar a discussão sobre projetos e ações sociais na cidade de Sorocaba.
-
Participar dos encontros e treinamentos organizados pelo Instituto Abaçaí.
Desenvolver os projetos, parcerias, relatórios e publicar no portal do Instituto Abaçaí.
Apoiar financeiramente o projeto Selo Social.
- Firmar contrato de investimento e parceria.
Desenvolver projetos alinhados aos ODS.
-
Cumprir os requisitos obrigatórios aos participantes do Selo Social.
Executar e monitorar o desempenho.
Impactos sociais
Política
Impacto Externo
Identificação, por meio do relatório enviado pela organização executora do Selo Social em Sorocaba, o Instituto Abaçaí, que 64 organizações foram beneficiadas com o investimento realizado, uma vez que puderam enviar seus representantes para participarem de todo o processo de formação composto de encontros presenciais e aulas em EAD, contando com professores capacitados, com ampla experiência no desenvolvimento e de projetos sociais, desta maneira, além de viabilizar a realização do selo. 64 instituições participantes do Selo social em Sorocaba. Desenvolvimento dos programas e projetos desenvolvidos pela Unimed Sorocaba no Selo Social no ciclo 2017. Com a poio dos investimentos da Unimed Sorocaba, houve contribuição para a melhoria da qualificação dos profissionais das organizações participantes e promoveu a discussão nas diversas esferas da sociedade (instituições públicas, privadas e terceiro setor) sobre as ações necessárias para atingir os ODS.
Impacto Interno
A fim de reforçar as parcerias para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multissetoriais, que mobilizem e compartilhem conhecimento, experiência, tecnologia e recursos financeiros para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável, tal como estabelece o item 17.16 do ODS 17 Parcerias em Prol das metas (abarcado pelo tema política instituído pelo projeto do Selo Social do Instituto Abaçaí), o resultado foi percebido por meio do intenso engajamento dos diversos setores da Unimed Sorocaba, relacionados com os projetos do Selo Social, notadamente os setores de responsabilidade social, recursos humanos, engenharia, marketing e saúde preventiva (Espaço Viver Bem). Por meio desta iniciativa, foram beneficiados 1.935 colaboradores da Unimed Sorocaba, que obtiveram benefícios diretos e indiretos dos diversos projetos implementados pela Unimed Sorocaba, encaminhados para a certificação do Selo Social de Sorocaba no ano de 2017. Esta ação ocorreu em função do desenvolvimento dos programas e projetos trabalhados pela Unimed Sorocaba no Selo Social de Sorocaba no ciclo 2017. O resultado percebido se deu por meio da grande participação dos funcionários da cooperativa nos projetos encaminhados, bem como por conta das diversas divulgações das ações implementadas, portanto, foi oportunizada a orientação e sensibilização dos colaboradores, a fim de que haja cada vez mais o engajamento e a replicação das boas práticas que resultem em benefícios socioambientais para atingir as metas instituídas pelos 17 ODS da ONU.