Democratização Solidaria ao Acesso a Saúde
Resumo
O Projeto Democratização Solidaria ao Acesso a Saúde é uma empreitada da Empresa CLUB CARD SOLUÇÕES, cujo objetivo é a promoção da saúde e a prevenção de doenças, para a sociedade, tendo como ensaio a comunidade do Setor Habitacional Sol Nascente – Ceilândia/DF.
O Setor Habitacional Sol Nascente é a segunda maior favela do país (IBGE/2010), para tanto, percebe-se grande desagregação de famílias devido ao baixo índice de desenvolvimento humano, necessitando de ações de impacto social.
Mediante parceria com prestadores de serviços de saúde credenciados da empresa Club Card Soluções e outros parceiros, será executado o projeto piloto com o objetivo de produzir impacto social na qualidade de vida da família eleita e, por conseguinte, expandir o processo para as demais famílias da comunidade.
O início do projeto acontecerá, após o dia 20 de outubro de 2017, com uma família previamente eleita, de acordo com o perfil de elegibilidade traçado. Primeiro um médico da família promoverá o atendimento individualizado, depois será encaminhado agendas para atendimento com especialistas de acordo com a especificidade de cada necessidade.
Concomitantemente, será avaliado a estrutura física da moradia e outros fatores de desenvolvimento humano elencando as ações a serem promovidas entre parceiros. O projeto piloto, será avaliado gradativamente até a sua consumação com a família eleita, após testado e conferido, busca-se expandir para as demais famílias previamente elegíveis de forma a estruturar o projeto na comunidade do Setor Habitacional Sol Nascente, junto a administração local.
Estudo da realidade
De acordo com dados oficiais da Secretaria de Saúde do DF, um dos graves problemas de saúde no Distrito Federal são as doenças respiratórias causadas pela baixa umidade do ar. As doenças respiratórias ocupam o terceiro lugar no ranking, perdendo apenas para problemas cardiovasculares e câncer, Os dados apontam que 854 pessoas, por ano, chegam a óbito devido a doenças como pneumonia, asma, bronquite e enfisema, sendo que em alguns pontos da cidade de Brasília o ar é de má qualidade devido poluição dos veículos, somado a baixa umidade.
Diante destes dados, observa-se que as comunidades menos favorecidas sofrem ainda mais com o problema climático do Distrito Federal adicionado a ausência de infraestrutura e saneamento básico nos rincões sociais. As infecções das vias aéreas somadas a outras patologias, não menos graves, crescem a cada dia, gerando uma demanda reprimida nos hospitais e postos de atendimento do DF. Assim, este projeto vem ao encontro do proposito de fomentar a solidariedade na democratização do acesso a saúde.
Tendo-se que o Setor Habitacional Sol Nascente em Ceilândia, de acordo com o censo de 2010 do IBGE, é a maior favela do Distrito Federal e segunda maior do país, contabilizando 69 mil habitantes, agrega problemas de saneamento básico (lixo, esgoto, pavimento, água...), além do alto índice de violência, pouca infraestrutura, demandas sociais de saúde sem resultados visíveis. Por isto, a Club Card Soluções ingressa com a tese de prevenção de doenças e promoção da saúde, em comunidade carente.
Para implementação do projeto, as ações serão executadas pelos parceiros da área de saúde credenciados na Club Card Saúde, juntamente com outras áreas comerciais solicitadas pelo gestor do projeto.
O trabalho será desenvolvido em etapas, tendo na primeira fase, a adoção de uma família na linha de pobreza da comunidade do Setor Habitacional Sol Nascente, previamente triada no seio da comunidade.
Partindo do conceito linha de pobreza, sugerido pelo Banco Mundial no Relatório de Desenvolvimento Mundial de 1990, onde estabeleceu parâmetro para linha de pobreza, a equivalência de menos de um dólar por dia por pessoa, momento em que Governo Federal no Brasil ad
Justificativa
Tendo-se a quantidade de vidas (69 mil) residentes no Setor Habitacional Sol Nascente, onde não existe nenhum hospital ou posto de saúde, cujos os moradores se sentem excluídos da sociedade, é o bastante para a mobilização deste projeto.
Ademais, a má distribuição de renda nos obriga a ter uma ótica mais aguçada em prol dos menos favorecidos, uma vez que, o Estado não consegue cumprir suas obrigações estatais, independentemente do motivo, cabe neste projeto buscar alternativas solidarias, junto as classes empresarias, para subsidiar o acesso democrático da saúde de populações carentes, demonstrando estatisticamente o resultado da metodologia testada.
O projeto adequa a visão da empresa CLUB CARD SAÚDE, que está voltada para prevenção de doenças e a promoção da saúde, por meio da democratização do acesso a saúde, com qualidade e valores acessíveis, visando a sustentabilidade dos agentes envolvidos na saúde supletiva e o bem-estar do cidadão.
Objetivo geral
Promover a Democratização Solidaria ao Acesso a Saúde Básica na Comunidade do Setor Habitacional Sol Nascente em Ceilandia - DF
Ações desenvolvidas
Sensibilizar Atores e Setores afins para dimensionamento do projeto
- Articular com a Associação Comunitária ou outro segmento do setor habitacional;
- Promover visita in loco, no setor habitacional para conhecer a comunidade e as condições de habitação das famílias
Estabelecer critérios de elegibilidade das famílias na linha da pobreza
- Estabelecer critérios de elegibilidade das famílias na linha da pobreza
- Produzir formulário com especificidades para cadastramento das famílias elegíveis (linha de pobreza(renda individual) e número de filhos)
Mobilizar atores parceiros da saúde e outros segmentos para auxiliar nas ações de desenvolvimento do projeto
- Buscar na rede prestadora de saúde da empresa autora do Projeto (Club Card Soluções), parceiros para os atendimentos das necessidades de saúde da família eleita;
- Viabilizar as necessidades de estrutura física e condições sanitárias de moradia por meio de busca ativa de novos parceiros
Impactos sociais
Saúde
Impacto Interno
Por meio de depoimento e conversas 4 colaboradores ao realizar as atividades de preposição, execução e monitoramente do projeto, estão profundamente sensibilizados com causa social, além de um aumento da auto estima pessoal e profissional, uma sensação de bem estar por estar hoje contribuindo para construção de uma sociedade melhor.
Urbanização
Impacto Externo
Por meio das reuniões realizadas com os parceiros do projeto, conseguimos juntos a 10 famílias articular por meio de nossas reuniões e visitas a construção de uma rede de apoio junto de parceiros para o atendimento as 10 famílias, possibilitando as mesmas (médico da família, dentista, profissional da área de construção civil para reparos na moradia).