• (47) 3083.1875
  • contato@abacaibrasil.org.br
  • Entrar
  • Início
  • Participantes
  • Projetos
  • Municípios
  • Notícias
  • Vídeos
  • Quero participar

Informática, Inclusão e Cidadania

  • Início
  • Projetos
  • Detalhe

Informática, Inclusão e Cidadania

Tipo de projeto: Parceria
Ano de execução: 2017
Educação Inclusão

Resumo

O projeto será desenvolvido pela Obra Kolping em parceria com IFC – Instituto Federal Catarinense. As aulas acontecerão na sala de informática da Obra Kolping (teoria) e no laboratório de informática do IFC (prática).

Serão duas turmas de 15(quinze) adolescentes cada, sendo uma nas quartas-feiras das 13:30 às 16:30 e outra aos sábados de manhã das 08:00 às 11:00 horas.

A proposta é que seja num período de 12 meses em 3 módulos, sendo no primeiro desenvolver as habilidades referentes aos temas abordados: Microsoft Office Word, Microsoft Office Excel, Microsoft Office Power Point e Windows 10. Também será trabalhado a Montagem de computadores;

O segundo módulo contemplará os conhecimentos referentes a Sistemas Operacionais;

O terceiro módulo será desenvolvido atividades referentes a Lógica de Programação Aplicada;

O projeto será desenvolvido por um estagiário do IFC, sob orientação e coordenação do coordenador do Curso de Ciência da Computação.

No decorrer dos módulos, como forma de qualificar o projeto, será realizado visitas ao Laboratório de Informática do IFC, exposição de trabalhos realizados pelos adolescentes e jovens para as famílias.

Os participantes receberam um certificado para validar os conhecimentos adquiridos.

A equipe da Obra Kolping participará através da divulgação e mobilização dos participantes, acompanhando todas as ações que serão desenvolvidas.

O projeto será divulgado no site da Obra Kolping e IFC; nas redes sociais, nos meios de comunicação como televisão e rádio, e através de camisetas confeccionadas para os adolescentes.

Estudo da realidade

O presente projeto será desenvolvido de acordo com demandas levantadas pelos CRAS junto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no CREAS com os adolescentes que estão em cumprimento de medidas socioeducativas, e adolescentes que se encontram em internação provisória no CASEP do município de Rio do Sul.

As vagas também estão sendo divulgadas para adolescentes da comunidade em geral, que tenham interesse em profissionalizar-se.

Segundo o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA, denomina-se adolescentes, pessoas que possuem 12 anos até 18 anos incompletos. De modo geral o termo adolescente vem do verbo latino adolescere, que significa desenvolver-se e crescer (MATHEUS – 2010).

Participar da Sociedade da Informação é direito de todos. Sua democratização deve possibilitar que todos os adolescentes tenham acesso às novas tecnologias, utilizando-as em todo o seu potencial, mas também permitindo uma prática de transformação da sociedade e melhoria das condições de uma determinada região, comunidade ou grupo.

Justificativa

A Obra Kolping Estadual de Santa Catarina está sempre atenta para identificar as dificuldades daquelas pessoas que vivem à margem da sociedade, ou seja, sem acesso à Cursos profissionalizantes que se identifiquem e que possam mudar a sua condição de vida.

Faz-se necessário pensar um projeto específico para adolescentes, tendo em vista possuírem características específicas. Deste modo, entende-se que a Inclusão Digital engloba as novas tecnologias, da informação e comunicação, a educação, a participação, possibilitando a construção de uma cidadania criativa e empreendedora. A Inclusão digital é um meio para promover a melhoria da qualidade de vida, garantir maior liberdade social, gerar conhecimento e troca de informações.

Para que os adolescentes possam construir-se como uma pessoa crítica e empreendedora, é preciso que eles tenham acesso à tecnologia da informação e comunicação (o computador, principalmente), pois estas permitem um acesso rápido e atualizado das informações. Além disso, essas tecnologias proporcionam acesso à educação, através de programas de educação à distância; permitem troca de informações, através da internet. Mas para que os adolescentes possam realizar todas essas atividades, é necessário que os mesmos saibam interagir com a tecnologia mais popular e difundida nos dias atuais, o computador.


Objetivo geral

Promover um espaço de qualificação, capacitação profissional e promoção da cidadania, utilizando a informática para fomentar a formação de cidadãos críticos e a igualdade de oportunidades.

Ações desenvolvidas

• Oferecer a adolescentes e jovens a oportunidade de adquirirem conhecimentos específicos;

  • • Aulas de informática na sala de Informática da Obra Kolping;

• Oportunizar momentos de interação entre a teoria e prática;

  • • Oficinas de Informática no Laboratório do IFC – Rio do Sul: Montagem de Computadores; Sistemas Operacionais e Lógica de Programação Aplicada;

Impactos sociais

Educação

Impacto Externo

Através do interesse dos adolescentes em participar das atividades propostas, onde 25 são assíduos nas aulas, comprometidos, responsáveis e demonstram entusiasmo em buscar uma profissionalização na área de informática, promovendo uma qualificação e capacitação profissional, utilizando a informática para aquisição de novos conhecimentos e saberes, fomentando assim a formação dos mesmos em área específica do conhecimento além da formação cidadão.

Impacto Interno

Através da participação de todos os profissionais da instituição desde a organização do espaço, preocupação com o lanche ofertado e a qualidade do conhecimento a ser transmitido, envolvendo coordenação, estagiário, administrativo e serviços gerais, é relevante citar a oportunidade oferecida ao estagiário, que está em uma formação técnica e a partir deste projeto tem a oportunidade de adquirir conhecimentos relacionados as relações sociais, construídas com os adolescentes, da mesma forma os demais profissionais envolvidos, tendo em vista que é a primeira turma atendida com este público, percebe também um crescimento por parte da equipe em preocupar-se na oferta de projetos que visem além da oportunidade de profissionalização, ações preventivas com um olhar para uma construção cidadã destes adolescentes que participam do projeto.

Indicadores sociais

Educação

Participante

Obra Kolping Estadual de Santa Catarina

A Obra Kolping Estadual de Santa Catarina é uma associação sem fins econômicos, de caráter privado e natureza filantrópica, tendo por ...

  • Rio do Sul
  • Sociedade Civil
Ler mais

Dados de execução

Bairros de execução (1)

1 Centro

Público beneficiado

  • Adolescentes: 25

Investimentos

  • Recursos humanos: R$ 6.105,00
  • Materiais: R$ 5.597,00

Parceria

  • Instituto Federal Catarinense

Facebook

Desenvolvido por Wiidoo Tecnologia Wiidoo Tecnologia