Tarde dançante da Melhor Idade
Resumo
O grupo Raio de sol, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, promove de fevereiro à dezembro, todas as quartas feiras das 14h00min às 17h00min, uma tarde com música e comida, especialmente pensada aos idosos.
O projeto propicia um ambiente onde seja possível a convivência dos idosos entre si, onde possam trocar ideias, discutir sobre suas necessidades, relaxar e se divertir através da prática da dança. O mais importante é o companheirismos e o carinho de cada um envolvido.
Além disto o projeto representa um meio organizado e interessante de reunir este público, permitindo o desenvolvimento de ações públicas de promoção de saúde, cultura e bem estar.
Hoje o projeto conta com 60 idosos cadastrados, sendo aberto o ano inteiro a novas inscrições.
Estudo da realidade
No Brasil as pessoas com com 60 anos ou mais representavam em 2013 o equivalente a 13% da população (Pnad/IBGE, 2013) e segundo estimativas da OMS, os idosos serão 30% em 2050.
O desafio, neste cenário, é construir um mundo melhor para envelhecer e valorizar o idoso em toda a sua potência de vida, trazendo forças na contramão de uma sociedade que supervaloriza o jovem, o consumo a curto prazo e as relações superficiais.
O grupo da terceira Idade Raio de sol juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social,visa promover a qualidade de vida dos participantes, através e atividades que resgatem a auto estima e promovam melhora na saúde física e psíquica dos idosos.
Justificativa
Assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, conforme preconizam a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e a Política Nacional do Idoso (PNI).
A população idosa vem aumentando ao longo dos anos, sendo necessária a aplicação de políticas públicas que conscientizem sobre o processo de envelhecimento de forma saudável.
O projeto visa promover e o bem estar e qualidade de vida dos idosos através da dança e da integração dos participantes de mesma faixa etária, possibilitando a troca de experiências entre os idosos do Município.
A prática de atividade física como a dança é reconhecida por desenvolver a flexibilidade, equilíbrio e força muscular dos praticantes.
Além dos benefícios já citados a dança e a convivência em grupo possibilitadas pelo projetos, beneficiam os idosos no controle do peso e funcionamento corporal, evitando as perdas funcionais e preservando a independência.
A organização Mundial da Saúde reconhece como benefícios de atividades físicas desenvolvidas com idosos a redução do risco de morte por doenças cardiovasculares; melhora do controle da pressão arterial, do perfil lipídico e utilização da glicose; melhora da postura e do equilíbrio; melhora da enfermidade venosa periférica; melhora dos quadros de dor em geral; melhora da resposta imunológica; ampliação do contato social; correlações favoráveis com redução do tabagismo e abuso de álcool e drogas; diminuição da ansiedade, do estresse, melhora do estado de humor, da autoestima e melhora da qualidade do sono.
Objetivo geral
Proporcionar melhora na qualidade de vida dos idosos, através de atividades de autoconhecimento, artes, palestras e danças, para dinamizar a autoconfiança e auto estima dos idosos.
Ações desenvolvidas
Minimizar os efeitos negativos que a velhice causa no idoso (desvalorização física, econômica e social).
Promover momentos de conhecimento e discussão de problemas sociais na terceira idade.
Ampliar os conhecimentos acerca da problemática dos idosos, contribuindo com propostas para a resolução da mesma.
Promover momentos de descontração, de interação entre grupos, de desinibição, de socialização entre pares, de movimentos expressivos realizados de forma prazerosa, com atividades interessantes, desafiantes e que levam a novas descobertas.
Propor atividades físicas adaptadas às reais necessidades dos idosos, favorecendo desta forma, a melhora da auto estima, do equilíbrio da destreza motora, levando-os a ter mais confiança nas suas potencialidades.
Provocar através de atividades estimulantes e desafiantes a socialização e a auto confiança diante de suas capacidades, proporcionando novo ânimo para bem viver.
Promover discussões entre profissionais de saúde e idosos a respeito das necessidades do idoso e da população em geral, da prática de atividades físicas regularmente
-
Demonstrar aos idosos através de palestras ocorridas em datas comemorativas como o outubro rosa e novembro azul, dia do idoso com dinâmicas que o envelhecimento não precisa ser uma fase dolorosa da vida.
Promover toda quarta feira roda de conversas onde possam ser discutidas necessidades e requerimentos para solução de problemas sociais da terceira idade.
Promover a cada 60 dias palestras e oficinas de conscientização em vários temas como saúde, beleza, cultura etc.
Promover uma vez por semana evento com espaço para dança que permita a socialização do grupo de forma mais descontraída.
promover atividades físicas
Promover toda terças e quintas feira, ensaios de apresentações musicais, para apresentação pública em eventos sociais e em grupos de outras cidades.
Participar de espetáculos a convite de instituições carentes e do poder Público, conforme houver necessidade e possibilidade.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Inclusão
Impacto Externo
È possível perceber no rosto e a atitude da população carente de camboriú que a distribuição das roupas e calçados e os atendimentos realizados no evento trouxe melhora na autoestima dos participantes além de amplo acesso a serviços públicos.