O Sorriso da Bicharada
Resumo
A Secretaria de Saúde de Navegantes, desenvolve o projeto O Sorriso da Bicharada que consiste em um teatro educacional para crianças para trabalhar a higiene bucal dos mesmos. O projeto acontece nas escolas municipais com atividades centralizadas no CIC - Centro Integrado de Cultura, durante todo o decorrer do ano. As equipes de saúde bucal do município esperam , auspiciosamente, mudar o perfil dos indicadores epidemiológicos atuais, consubstanciando a eficacia e eficiência do trabalhador da estratégia de saúde da família. A pretensão é mudar gradativamente a conduta das crianças, desviando o foco do modelo hegemônico hospitalocêntrico para a prevenção e autocuidado consciente.
Estudo da realidade
Conforme diagnosticado por equipe de profissionais da saúde, constatou-se o não hábito de escovação junto as crianças e também junto aos pais dos mesmos. Neste sentido, o Dr. Rodrigo Torri Vieira desenvolveu o projeto odontológico junto as crianças. A educação é tida como o pilar principal para promover e preservar a saúde, na medida em que trabalha a construção de novos conhecimentos e práticas, levando em consideração a realidade em que as crianças estão inseridas.
Justificativa
O desenvolvimento do trabalho surgiu da necessidade explanada pelos professores relativa a dificuldade encontrada em abordar o tema de hábitos de higiene bucal com o público infantil. a escolha dos dentistas recaiu sobre uma peça de " teatro de fantoches" com o objetivo de disseminar informação na forma de prevenção e promoção da saúde, trazendo para o universo infantil o conhecimento necessário para uma boa higiene. O foco das atividades, são as crianças de 3 a 8 anos de idade.
O grupo optou pela elaboração do teatro para realizar a educação em saúde, uma vez que o teatro conforme já relatado é capaz de entreter, representar ideias, e atitudes comportamentais da vida diária e é possível traduzir com clareza a mensagem que se deseja transmitir, levando as crianças a refletir sobre as suas ações do dia a dia. desta forma é mais fácil alcançar o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância da saúde bucal, contribuindo assim para mudanças essências no desenvolvimento de hábitos saudáveis.
A realização deste trabalho fundamenta o inicio de ações voltadas para a promoção da saúde, prevenção de doenças, com enfase na intersetorialidade e integralidade na área da saúde.
Esta nova proposta sugere a transformação e o desenvolvimento de conceitos, ações de promoção e educação em saúde, através do lúdico, da imaginação e da arte teatral através de fantoches, onde a saúde será o tema central, buscando o diferencial em educação e saúde. Através do teatro é possível utilizar uma linguagem de fácil acesso, transmitir a informação de forma clara, prender a atenção do publico alvo, levando-os para um mundo de imaginação e magia.
Para muitos educadores o uso do lúdico é uma das melhores formas de transmitir conhecimento, uma vez que auxilia no interesse, motivação, engajamento, avaliação e fixação do conteúdo apresentado.
Para Rampaso (2011), o uso das peças de teatro nas salas de aula é indispensável uma vez que alem de ser uma maneira criativa para se trabalhar os conteúdos, envolve também o lúdico e ambos irão proporcionar um conhecimento agregado a outras áreas do conhecimento escolar.
Objetivo geral
Atuar por meio de praticas inovadoras no processo "fazer saúde"; objetivando , de maneira lúdica, entreter, ensinar e transformar a realidade.
Ações desenvolvidas
Aproximar os profissionais de saúde bucal da realidade social e econômica contextualizada no município onde atuam.
Trabalhar a prevenção em saúde com foco na autonomia dos sujeitos;
Estimular a mudança nos hábitos de higiene bucal.
-
Para o desenvolvimento e elaboração desta ação educativa, os cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal organizaram-se de acordo com responsabilizardes previamente definidas:
1 - Produção e elaboração da história.
2 - Organização e execução do cenário.
3 - Aquisição de Fantoches.
4 - Distribuição dos personagens e ensaios regulares.
5 - Inclusão de sonoplastia da peça.
6 - Divulgação do teatro e agendamento das apresentações.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Por meio de relato dos profissionais envolvidos no projeto, as crinças ao participarem das atividades lúdicas (teatro), acerca do tema de saúde bucal, estão mais tranquilas e seguras com relação ao dentista no atendimento na cadeira, possibilitando um aprendizado voltado para a higiene pessoal por meio do brincar, inovando assim no processo de aprendizado dessas crianças no âmbito escolar.
Impacto Interno
Por meio de conversa e avaliação dos profissionais da saúde envolvidos no projeto, os mesmos ao se organizarem de acordo com responsabilidades previamente definidas no projeto (produção e elaboração da história, organização e execução do cenário, aquisição de Fantoches, distribuição dos personagens e ensaios regulares, inclusão de sonoplastia da peça e divulgação do teatro e agendamento das apresentações), adquiriram novos conhecimentos e agregaram novas experiências que possibilitaram o seu desenvolvimento pessoal e profissional, aprimorando assim os seus trabalhos do dia a dia".
Saúde
Impacto Externo
Por meio de observação e o atendimento dos profissionais dentistas e seus auxiliares, as criança e pais atendidos no projeto, que ao passarem por acompanhamento odontológico, estão com uma melhor escovação refletindo diretamente na sua saúde bucal.
Impacto Interno
Houve uma melhora na humanização, acolhimento e manejo, os profissionais da sáude bucal e demais colegas da areá da saúde tambem foram beneficiados, nos atendimentos e procedimentos nas UBS os dentistas ficaram mais motivados com os resultados obtidos.