Olhar de Perto - nossos jovens longe das drogas
Resumo
O Olhar de Perto atua com a prevenção às drogas junto às escolas do município. Servindo como complemento às ações do Proerd, o Olhar de Perto envolve adolescentes das séries finais do Ensino Fundamental (geralmente do 7º ao 9º ano) e Ensino Médio com visitas semanais ou quinzenais dos alunos ao Sítio Caminho Novo, além de palestras nas escolas e oficinas teatrais com o tema de prevenção às drogas. O projeto atuará em 2017 de abril a novembro, com parceria da Secretaria de Educação de Balneário Piçarras, na elaboração do calendário de visitas e disponibilização de ônibus para transporte dos alunos até o sítio, no bairro Morretes. O sitio fará a organização das visitas internas à comunidade terapêutica, além das palestras às escolas estaduais e particulares, em vários bairros do município. O projeto ainda conta com apoio da Natubrás no apoio às palestras e patrocínio de camisetas do projeto para uso dos acolhidos do sítio e sorteio entre os alunos.
Estudo da realidade
Há mais de 15 anos, a Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo, localizada no bairro Morretes, em Piçarras, vem abrigando dependentes do álcool e de drogas que buscam recuperação. A estimativa da associação, baseadas em notícias de jornal e informações da SENAD, constata-se que vêm aumentando o número de jovens em idade escolar que entram cada vez mais cedo na drogadição. O PROERD, programa da Polícia Militar, já atua nas escolas locais na prevenção às drogas, atuando apenas com alunos dos 5º anos, deixando uma lacuna na orientação e prevenção nas escolas, tanto em idade menor (primeiros anos do ensino fundamental), quanto aos mais velhos (anos finais do ensino fundamental e ensino médio). Por 15 anos a associação vem trabalhando no projetos com visitas das escolas na comunidade e também palestras para jovens nas escolas. Mas, segundo o presidente da entidade e palestrante nesses anos, cada vez menos os jovens em idade acima dos 15 anos estão interessados em palestras ou orientações, por isso a necessidade de articular novas ações e linguagem para trabalhar o tema da drogadição com esse público.
Justificativa
Conhecendo esta realidade da comunidade local, com a lacuna na prevenção ás drogas nas escolas do município, o Sítio percebeu a necessidade e importância de usar os conhecimentos adquirido na orientação aos dependentes para também fazer um trabalho de prevenção com jovens nas escolas locais. Por isso, juntou-se à Secretaria Municipal de Educação, como parceira, e a Natrubras, como patrocinador, no desafio de colocar em prática o Projeto Olhar de Perto, que busca desenvolver uma atividade que mostre aos jovens piçarrenses a dura recuperação de quem já é dependente, prevenindo que entrem em contato com drogas licitas e ilícitas. A intenção este ano é continuar com as palestras para jovens nas escolas que queiram, e com a visitas monitoradas ao sítio, apenas para as escolas que estejam trabalhando com o tema e sintam a necessidade da visita. O foco será o trabalho teatral para levar aos jovens o tema das drogas e seus problemas através da linguagem cultural e acessível.
Objetivo geral
Realizar a prevenção das drogas junto aos alunos das escolas existentes em Balneário Piçarras.
Ações desenvolvidas
- Oportunizar aos internos da comunidade terapêutica um momento para refletirem sobre sua situação de dependência, para que saibam melhor orientar os jovens
- Promover, sempre antes das visitas dos alunos, reuniões de discussão com os internos acolhidos sobre a problemática das drogas em sua vida quando criança e jovens, sempre com orientação de psicólogo e do terapeuta orientador. Nesses momentos serão discutidos a importância da prevenção e preparados os assuntos a serem falados nas visitas; a forma como cada interno vai repassar a sua experiência de vida e como orientar o jovem a não cair na mesma armadilha que caíram.
Orientar sobre a problemática das drogas os alunos de anos finais do ensino fundamental e Ensino Médio das escolas locais;
- Receber no Sitio Caminho Novo pelo menos 5 visitas de escolas do município para conhecer a instituição, conversar com os internos e compreender as dificuldades de recuperação. As visitas dos alunos dos anos finais do ensino fundamental serão acompanhadas por coordenadores do projeto no sítio, professores das escolas e o psicólogo do Sítio.
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Através das listas de presença assinadas e da conversa com professores depois das palestras, boa parte dos alunos de 8º e 9º anos de todas as escolas municipais de Balneário Piçarras que participaram das visitas ao Sítio Caminho Novo receberam orientação sobre o perigo das drogas e ouviram depoimentos dos acolhidos na instituição, estando munidos de informações e relatos que podem ajudar a afastá-los das drogas e ajudar outras pessoas (familiares e amigos) a também não se envolverem com situações de drogadição.
Inclusão
Impacto Externo
A nova psicóloga do Sítio Caminho Novo observou que os internos do sítio caminho novo que participaram das reuniões de preparação e orientação para as visitas dos alunos das escolas ao Sítio Caminho Novo, se sentem mais motivados a discutirem seus problemas e sentimentos para que possam transmitir informações claras e de orientação contra as drogas para os alunos que visitam ao sítio. Sentem assim responsáveis por tentar ajudar os jovens para que não caiam no mesmo erro que cometeram.
Saúde
Impacto Externo
Durante depoimento dos próprios alunos durante as palestras, boa parte dos alunos de 15 a 18 anos que estudam na escola estadual visitada relataram que na palestra na sala de aula eles conseguem se empoderar de mais conhecimento sobre as drogas e a importância da prevenção ao uso e principalmente abuso das substâncias químicas e as demais drogas lícitas.
Impacto Interno
Em depoimento, o voluntário e presidente da instituição, que também é palestrante do projeto, falou aos convidados que estiveram no Sitio Caminho Novo durante café com autoridades em setembro, que tem se sentido motivado a estudar mais e se capacitar para a realização das palestras do projeto. Isso o ajuda, inclusive, a manter a sobriedade para ser exemplo aos jovens e aos internos na instituição.
Impacto Interno
Através de conversas informais, a equipe de organização do projeto, integrante da diretoria da instituição, relatou em reunião que o projeto tem beneficiado no bem estar e saúde dos organizadores ao serem protagonistas desse projeto.