Mão na Massa
Resumo
O projeto Escola de Panificação e Confeitaria desenvolvido pelo município de Camboriú através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, visa a qualificação de alunos e a possível inserção do mercado de trabalho.
O projeto inicia em fevereiro de cada ano e destina-se a atender 90 (noventa) pessoas, em 3 (três) cursos ofertados ao longo do ano com turmas de 30 alunos cada residentes no município e com vulnerabilidade social comprovada.
As aulas são no período noturno, no horário das 18h30 às 22h, de segunda a quinta-feira. Além de aulas práticas, os alunos recebem orientações teóricas e noções de cidadania, higiene pessoal, postura profissional e manipulação de alimentos, somando 242 horas/aula.
Com o conhecimento adquirido, os participantes ao término do curso são capazes de possuir autonomia financeira ou ser inseridos no mercado de trabalho, na área de panificação e confeitaria.
Os alimentos produzidos são degustados pelos alunos e os demais encaminhados aos Centros de Educação Infantil e Serviço de Convivência de crianças, adolescentes e idosos do município
Estudo da realidade
A taxa de desemprego em Santa Catarina saltou de 4,2% no último trimestre de 2015 para 6% no 1º trimestre de 2016, resultando em 219 mil pessoas desempregadas, segundo a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) divulgada em 19 de maio de 2016 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
.O projeto da Escola de Panificação e Confeitaria é ofertado para todos os moradores do município de Camboriú, com idade mínima de 18 (dezoito) anos, que possuam renda familiar de até dois salários mínimos no máximo, tendo prioridade na seleção, os beneficiários de algum programa do governo para famílias de baixa renda ou que possuam encaminhamento de algum órgão de atendimento local.
A Escola de Panificação e Confeitaria atende 90 (noventa) pessoas, em 3 (três) cursos com 30 alunos cada.
O projeto dispõe de um instrutor de panificação e confeitaria com a participação de outros profissionais, a fim de desenvolver um trabalho voltado à orientação nutricional, saudável e com noções de higiene, manipulação e conservação correta dos alimentos.
O projeto traz às famílias atendidas maior independência financeira, já que a formação profissional fornecida é em muitas das vezes utilizada já inicialmente como forma complementar de renda e com a posterior formação profissionalmente.
Justificativa
Compete a Secretaria de Assistência Social promover e apoiar programas sociais de enfrentamento a pobreza, desenvolvendo programas municipais de capacitação ou readaptação de desempregados para recolocação no mercado de trabalho com cadastramento de todas as famílias residentes no município identificando os graus de vulnerabilidade.
Todos os cidadãos precisam das condições básicas para sua sobrevivência, sabe-se porém que infelizmente para muitos nem o básico lhes é garantido. O projeto surgiu da percepção da necessidade social e econômica das famílias que residem no município de Camboriú, onde cerca de 80% vive em condições notadamente carentes, como consequência estes tem dificuldade em ingressar no mercado de trabalho.
Desta forma, o curso passa a ser uma opção de renda para garantir o sustento da família ou para auxiliar nas despesas diárias. Pretende-se estimular as pessoas a sonharem, a acreditarem no próprio potencial e se implicarem nas questões da sociedade onde vivem.
A qualificação permite ensinar uma profissão a estes, o que colabora também para o distanciamento da criminalidade, afastamento de doenças e o resgate da dignidade humana. O projeto possibilita o conhecimento dos vários tipos de massas, recheios e ingredientes para a fabricação de pães, doces, salgados, bolos e tortas específicas, qualificando os alunos a trabalhar em padarias, lanchonetes, bufes, casas de confeitarias e pastelarias.
Objetivo geral
fortalecer a função produtiva das famílias atendidas, bem como promover o desenvolvimento da autonomia, empreendedorismo e inclusão social das mesmas no mercado de trabalho .
Ações desenvolvidas
Impactos sociais
Educação
Impacto Externo
Através de pesquisa realizada ao final do curso pelo instrutor verifica-se que os alunos do Curso de Panificação ao longo do curso aprendem técnicas profissionais, no ramo da panificação e confeitaria que permitem aos alunos trabalhar em padarias, lanchonetes, cafeterias e outras empresas do ramo alimentício e até mesmo montar seu próprio negócio, conquistando independência financeira, empregabilidade e profissionalismo.