Gotalimpa Saudável
Resumo
Através do projeto GOTALIMPA SAUDÁVEL identificarmos uma série de afastamentos do trabalho por conta de hábitos inadequados e condições de saúde alteradas de alguns colaboradores, visando aumentar a produtividade, diminuir o absenteísmo e a melhor qualidade de vida de cada um, interna e externamente do ambiente de trabalho. Em parceria com a PREMED, foi iniciado o trabalho com uma palestra sobre “A importância da Alimentação”. Atingindo um total de 400 colaboradores avaliados, realizamos os seguintes procedimentos: Aplicação de questionário, aferição de pressão arterial, teste glicêmico, verificação de peso, altura e circunferência abdominal. O estudo teve a prazo de 60 dias úteis, finalizado em 20/09/2016. Na cidade de Votorantim a ação, contemplou 250 colaboradores residentes.
Estudo da realidade
Grande parte das doenças vasculares, endócrinas, renais, gastrointestinais esta grandemente relacionada e pode ser agravada pelo tipo de alimento consumido durante o dia.
Alimentos com alto teor de sódio, com excesso de condimentos, pobres em fibras e preparadas, armazenadas e dispensadas de maneira a favorecer a proliferação de bactérias são causas justificadas de doenças agudas do aparelho gastrointestinal e pioras ou agravamento de doenças do sistema urinário, cardiovascular e tegumentar ( pele).
Pessoas que apresentam hipertensão arterial ou doenças renais tem restrições na ingestão de sódio e condimentos artificiais. A ingestão exagerada continuada provoca crises agudas de alteração de pressão, formação de cálculos e lesões vasculares a longo prazo.
A quantidade de liquido ingerido durante o dia, também interfere na prevenção de doenças infecciosas, cardíacas, renais e gastrointestinais. No mínimo deve ser consumido 2l de água por dia. Em dias de calor, essa quantidade deve ser superior.
Em um ano de acompanhamento dos afastamentos médicos dos colaboradores, observamos que grande parte das doenças, podem ser prevenidas e/ou controladas com maior eficiência, se trabalhado hábitos de higiene e alimentares.
Sabemos das dificuldades da alimentação no trabalho, porém os resultados e impactos no número de dias de afastamento médico, a curto e longo prazo podem ser favorecidos quando a empresa investe em alimentação balanceada, e direcionada para seus colaboradores.
Durante o ano de 2014, foram contabilizados 502 dias de afastamentos, relacionados a má alimentação (pressão alta, glicemia, doenças gastrointestinais entre outras), e após o projeto esse numero apresentou tendência de queda.
Justificativa
Observando a dificuldade de nossos colaboradores na localização de restaurantes e/ou estabelecimentos comerciais próximos aos seus locais de trabalho (escolas pulverizadas por todo o município) a fim de que realizem suas refeições a contento (cumprindo as normas técnicas e de saúde perfeitamente alinhadas com a legislação sanitária vigente).
Ao aprofundarmos neste estudo identificamos o fato ligado , aos números de afastamentos dos colaboradores de seus efetivos postos de trabalho motivados por doenças acometidas principalmente pela falta de nutrição adequada. Dessa forma, no intuito de ajudar a melhorar a saúde de nossos colaboradores e de prestarmos nossa atividade fim com a qualidade e eficiência passamos a entregar aos nossos colaboradores alimentação “In Natura”¸ nos locais de prestação de serviços dos mesmos, provendo, dessa forma, a necessária absorção de nutrientes essenciais à manutenção de sua saúde.
Objetivo geral
Levantar dados, analisar e ressaltar a importância da alimentação saudável, contribuindo com a melhoria e a qualidade de vida através de incentivos de praticas saudáveis e saúde preventiva.
Ações desenvolvidas
Melhorar a educação alimentar dos colaboradores, reduzindo o absenteísmo pelo motivo de má alimentação.
-
* Coleta de dados sobre a ambientação dos colaboradores;
* Aferição de pressão arterial;
* Teste glicêmico (destro);
* Peso e altura, analisando o Índice de massa corpórea( IMC);
* Circunferência abdominal. Plano de Ação:
* Realização de Palestras sobre a alimentação saudável;
* Elaborar e divulgar estatísticas de saúde e promover o seu aperfeiçoamento continuo.
Impactos sociais
5. Melhorar a saúde das gestantes
Impacto Interno
Durante as avaliações medicas e nutricional, identificamos uma colaboradora gestante, que não tinha não se atentado a necessidade de para além de manter alguns exames em dia a alimentação e o cuidado com a saúde da mãe pode implicar no recém-nascido. Logo apos a conscientização esse colaboradora que mudou totalmente seu habito de alimentação O resultado é a criança já ter nascido saudável, e a mãe teve uma recuperação rápida. inclusive já se encontra trabalhando.
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
Impacto Interno
O resultado positivo do projeto, foi percebido quando identificou dentre os colaboradores, 39 com glicemia alterada, 72 problemas de com pressão e 102 com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima do recomendado. O beneficio foi para os 250 colaboradores alocados na cidade, o projeto também contou com profissional de nutrição que por meio de palestras e dinâmicas orientou a todos os beneficiados Houve redução de 32% (2015/2016) no numero de atestados com CID relacionado a alimentação e higiene, após a implantação do projeto.